
Hoje, a estratégia das empresas não é mais apenas veicular as características de um produto para vender. As empresas buscam algo maior, como criar uma conexão emocional com a audiência.
Como fazer isso com narrativas ou storytelling?
O marketing precisa criar histórias originais e autênticas, com protagonistas parecidos com a audiência. Além de transmitir os valores da marca, essas narrativas precisam humanizá-la, amplificar o seu significado, permitindo uma aproximação com o público.
O segredo do sucesso dessas narrativas está em atribuir significados emocionais a elementos técnicos por meio de um contexto. Conseguindo isso, a marca conquista o público e começa a receber naturalmente comentários, compartilhamentos e propaganda boca a boca. Essa publicidade é muito positiva para a marca, sendo que as pessoas comentam porque elas acharam interessante e desenvolveram simpatia para com a marca.
A campanha nacional da Vivo (2011)
Esse clipe é um dos melhores exemplos de uma campanha nacional que usa narrativa. O vídeo conta a história de Eduardo e Mônica, dois jovens que namoram ao ritmo da música. A Vivo conseguiu envolver emocionalmente o público, graças a este quase curta-metragem musicado, pouco antes do Dia dos Namorados.
Porém, a marca não se esqueceu completamente do produto, conseguindo o inserir algumas vezes ao longo do clipe, de uma forma bem natural e que não atrapalha nem um pouco o espectador. Confira o vídeo:
Fontes:
http://bit.ly/1v5bqOM
http://bit.ly/1B63Pru
Equipe Ideatore
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