
Sua empresa pode estar no céu ou no inferno da internet.
Calma, vou explicar isso melhor: O céu é a primeira página dos motores de busca (Google, Bing, Yahoo) e o inferno é da segunda página em diante. Você conhece alguém que já navegou pela segunda e terceira páginas de um buscador? Deve dar para contar nos dedos da mão, pois pessoas assim são raras. Hoje em dia o ser humano está muito imediatista e se ele não encontrar o que procura na primeira página da busca, fará uma nova busca e não navegará pelas páginas seguintes. Isso acontece com mais frequência do que você imagina.
Com o cenário descrito acima, começa a passar um filme de terror na sua cabeça. "Quer dizer que se eu não estiver na primeira página não serei visto na internet?" Sim, mais ou menos isso. Existem pessoas que navegam pelas páginas das buscas para encontrar o que procura, mas a maioria faz como a pessoa descrita acima, simplesmente refaz a pesquisa.
Vou te dar a resposta que todos os profissionais já sabem: você deve fazer conteúdo. Mas entenda por conteúdo, algo com qualidade textual e gráfica. Vejo muitas empresas, principalmente e-commerce, usando o conteúdo de forma errada. O que era para ajudar acaba prejudicando, e muito. Os motores de busca possuem algoritmos avançados e identificam mais problemas hoje com a página do que antigamente.
Semântica
O HTML5 trouxe como um dos maiores benefícios a semântica do código, pois antes do HTML5 todo o código de uma página era desenvolvido com as tags DIV (divisor), que apenas identificam uma divisão na página. Com o HTML5 vieram novas tags com semântica. Hoje temos: HEADER (cabeçalho), NAV (navegação), FOOTER (rodapé), ARTICLE (artigo), ASIDE (barra lateral), HGROUP (grupo de título/subtítulo), etc.
Ausência de Tags
Os buscadores, mesmo antes do HTML5, identificam as tags no código do seu website e usam as mesmas para identificar qual texto possui mais peso que outro, principalmente os títulos que são colocados entre as tags H1 até H6. Muitos projetos na internet não possuem essas tags de títulos e alguns chegam a ter tags conflitantes. Sendo H1 o mais importante texto de uma página, ela não pode ter outro H1.
Conteúdo Pobre
Outro erro bastante comum num projeto de internet é a ausência de conteúdo ou o conteúdo pobre. Seja textualmente ou graficamente falando. Um usuário não vai comprar seu produto ou contratar seu serviço se você não tem as informações necessárias para isso em seu website.
Conteúdo Duplicado
Esse é o principal erro cometido pelas empresas na internet quando se trata de geração de conteúdo. Muitas empresas cometem o erro de copiar descritivos de produtos e até fotos da concorrência, por pura preguiça ou por uma economia boba. Sim, boba, muito boba.
A verba economizada não é nem 10% do que ele deixa de vender pela internet se tivesse um conteúdo exclusivo. Quando um texto é copiado de um website para ser colocado em outro, os motores de busca identificam a cópia e punem o website que está fazendo isso, nesse caso, o seu.
Esses casos descritos acima são os principais erros cometidos num projeto na internet. E estes fazem com que seu projeto não seja bem ranqueado nos motores de busca. Fique atento, pois o erro é penalizado nos motores de busca e seu website pode ir do céu ao inferno. Basta cair para a segunda página dos resultados.
Ela pode fazer a diferença no sucesso do seu website.
Veja qual opção se adapta melhor à sua necessidade
Aprender a dialogar com o público online é um desafio que as empresas têm que estar preparadas para enfrentar. Para isso, conteúdo e boa mediação são essenciais.
Para ampliar as vendas online é preciso acertar o target correto. Conheça algumas ferramentas para sua empresa explorar ainda mais o marketing digital.
Pescar em aquário é bom porque há muitos peixes, mas é preciso ter a isca correta para fisgar os melhores. Saiba o que você precisa ter para ser o melhor pescador.
Saiba porque um website responsivo não é suficiente para alcançar o topo das pesquisas no Google
Dando significado para o código do seu website.
Veja como um hotsite pode ajudar o marketing e branding da sua marca.
O que significa o termo? Devo me preocupar? Como proteger meu website? Conheça estas e outras respostas.
Seu website precisa ser acessado de qualquer dispositivo, seja desktop ou mobile.
Esqueça os acessos no seu website, o importante é converter!
Websites podem e devem se comunicar com as rede sociais de forma diferente da comunicação com buscadores.
Website não é o cartão de visitas da sua empresa na internet, é sua empresa na internet.
Rua Marcos Markarian 1025 • conjunto 705 - 706
Jardim Nova Aliança • 14026-583
Ribeirão Preto • São Paulo • Brasil