
Trabalho com desenvolvimento para internet desde 1996, quando fiz meu primeiro website, para uma central de rádio táxi aqui de Ribeirão Preto. De lá pra cá, muita coisa mudou. A tecnologia evoluiu e a programação seguiu o mesmo caminho. Novas linguagens de programação surgiram para ajudar no desenvolvimento de websites. Elas permitiram uma gama enorme de serviços online, que até então não eram vislumbrados pela maioria das empresas. Um desses serviços online que mais chamou a atenção de todos foi a mensuração. Na internet, diferentemente do mundo real, é possível mensurar cada acesso, clique, tempo de permanência e até mesmo o caminho que o mouse do usuário fez na sua página.
Esses novos serviços de mensuração de dados na internet trouxeram um monte de relatórios, tabelas, gráficos e dados estatísticos para o alcance de todos.
Quando um profissional de marketing poderia imaginar o cenário de lançar sua campanha e acompanhar em tempo real? Hoje isso é possível. Há serviços na internet que permitem o acompanhamento em tempo real dos acessos ao seu website.
De todas as informações que esses serviços disponibilizam para as agências e empresas, a informação que mais chama atenção de todos que tem acesso aos relatório é o Número de Acessos. Esse é considerado por muitos como a informação mais importante fornecida pelos serviços de mensuração, mas essa não é o mais importante delas. Esse número de acessos do website apenas mascara o dado mais importante para a empresa: A Conversão.
Um e-commerce está na internet para vender produtos e não para ser acessado. Partindo desse princípio, a conversão de um e-commerce é a venda online. Se um usuário acessa o website, navega por ele e abandona o mesmo sem comprar nada, esse usuário não converteu. Ou trocando em palavras mais simples: o e-commerce não atingiu o objetivo, que era vender. Agora você deve estar se questionando: o que isso tem a ver com a sua empresa, já que seu site é institucional e não um e-commerce? Mesmo websites institucionais possuem conversão. Pode ser que você não esteja enxergando, mas ela está aí, bem na sua frente: a conversão de um website institucional é o contato.
Se você tem um website publicado na internet, mostrando seus serviços e qualificações, e ninguém faz contato com você pelo formulário dele, é sinal que seu website tem deficiências e não está convertendo. Entre termos 10000 acessos e 10 conversões, é preferível possuírmos 10 acessos para 1 conversão.
Uma taxa de conversão de 10x1 é infinitamente mais significante do que a de 10000x10. Pois na relação 10x1 o seu percentual foi de 10% de conversões sobre o número de visitantes. No segundo caso, na relação de 10000x10 o seu percentual foi de 1% de conversões sobre o número de visitantes. Prefira sempre ter menos visitantes e mais conversões.
Website que não converte precisa ser reformulado, pois algo está errado e não está permitindo que o usuário converta. Pode ser erro de programação, erro de usabilidade, de UX (experiência do usuário), entre tantos outros. Vejo muitas empresas investindo verbas altas em links patrocinados, mas que possuem deficiência na hora da conversão, seja por um formulário ou botão mal posicionados, uma etapa a mais no processo de conversão e até mesmo por falta de usabilidade ou de uma melhor experiência do usuário.
Não adianta investir se não há conversão. Vamos converter?
Ela pode fazer a diferença no sucesso do seu website.
Veja qual opção se adapta melhor à sua necessidade
Aprender a dialogar com o público online é um desafio que as empresas têm que estar preparadas para enfrentar. Para isso, conteúdo e boa mediação são essenciais.
Para ampliar as vendas online é preciso acertar o target correto. Conheça algumas ferramentas para sua empresa explorar ainda mais o marketing digital.
Pescar em aquário é bom porque há muitos peixes, mas é preciso ter a isca correta para fisgar os melhores. Saiba o que você precisa ter para ser o melhor pescador.
Saiba porque um website responsivo não é suficiente para alcançar o topo das pesquisas no Google
Dando significado para o código do seu website.
Veja como um hotsite pode ajudar o marketing e branding da sua marca.
O que significa o termo? Devo me preocupar? Como proteger meu website? Conheça estas e outras respostas.
Seu website precisa ser acessado de qualquer dispositivo, seja desktop ou mobile.
Veja os erros mais comuns na otimização de um website para buscadores.
Websites podem e devem se comunicar com as rede sociais de forma diferente da comunicação com buscadores.
Website não é o cartão de visitas da sua empresa na internet, é sua empresa na internet.
Rua Marcos Markarian 1025 • conjunto 705 - 706
Jardim Nova Aliança • 14026-583
Ribeirão Preto • São Paulo • Brasil