
Tanto para iniciantes como para usuários avançados em marketing digital, o teste AB é uma ótima forma para categorizar leads para um mailing. Ou fazer com que os leads do seu mailing abram o e-marketing e cliquem no link que você disparou. Como assim?
Ok, vou explicar com calma para ficar mais fácil de entender.
O Teste AB é uma variação de um mesmo conteúdo, podendo ser utilizado por diversas ferramentas. Se você possui um site por exemplo, pode criar duas páginas iguais com sutis diferenças (como a cor de um botão ou ausência de um campo de formulário, por exemplo) para testar qual tem efeito melhor.
E o que é ter um efeito melhor?
É fazer a pessoa clicar no seu link, ora bolas. O objetivo final de uma ferramenta de marketing digital sempre vai ser esse. Fazer o público interagir por algum motivo, clicar para baixar, comentar, replicar, compartilhar ou te fornecer informações de contato.
Em outro caso - o de um e-mail marketing, por exemplo - um título distinto de outro é o suficiente muitas vezes para saber qual será ou não aberto pelo target.
• Landing Pages
Em uma landing page, diversos testes AB podem ser implementados e serem decisivos para quem está baixando seu conteúdo. O exemplo abaixo é apenas uma pequena parcela de muitos fatores que você pode analisar e estruturar.
Imagine que na página A você coloca em um formulário de preenchimento o endereço residencial do interessado, e na página B você não coloque. As duas devem estar online ao mesmo tempo, e serem visualizadas por pessoas diferentes. Para isso, a ferramenta que você irá utilizar na criação do teste designará metade do seu público para A, e a outra metade para B, automaticamente. É claro que você precisa ter um mailing de pessoas relativamente bom para ter uma margem melhor do efeito.
O resultado é simples: Uma das páginas (A ou B) terá mais cadastros efetivos (leads) do que a outra, apontando que a diferença - no caso a permanência ou ausência do campo no formulário - é mais efetiva. A ferramenta que você utilizar para proporcionar essa solução informará a porcentagem e quantidade de leads que ambas geraram. A página vencedora será a que você deverá manter no ar e divulgar para o restante do público.
• E-mail Marketing
Já no e-mail marketing, o principal fator que pode fazer a diferença para seu cliente abrir o e-mail ou não é a forma que você o escreveu, ou um layout mais ou menos profissional. Um título chamativo, como “Ei, já comprou o presente da sua namorada?” é muito mais eficiente do que “Veja nossas ofertas”, por exemplo. As pessoas estão acostumadas com o trivial. Fuja disso.
No layout, botões com cores diferentes para a oferta (teste de verde e vermelho, por exemplo) ou ainda usar um produto maior do que os demais em um e-mail e no outro não, podem gerar indicadores claros de preferência do consumidor. O resultado é o mesmo que a landing page: onde houver mais cliques, seja por texto ou por destaque de layout, será o e-mail que deverá ser disparado.
Existem diversas plataformas para implementar um Teste AB, pagas ou gratuitas. Aqui na Ideatore utilizamos o Hubspot (www.hubspot.com), uma ótima ferramenta que nos oferece todas as informações e resultados que precisamos. Você também pode aprender com o Google, usando o sistema Analytics (http://www.google.com/intl/pt-BR_ALL/analytics) ou procurar vídeos pelo Youtube, igual ao que disponibilizamos abaixo.
Jornalista desvirtuado para o mundo publicitário, possui experiência no ramo gráfico e agências de comunicação. Focado em texto e planejamento, atua na Ideatore com o gerenciamento da produção de conteúdo, estratégias e equipe. Acredita que a versatilidade é característica fundamental para um profissional de sucesso.
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