Preload

Posicionamento: O grito de guerra da Marca

Posicionamento é uma mensagem ou frase curta, de fácil memorização, usado pelas marcas como uma forma de agregar valor à uma marca, produto ou serviço.

21/08/2014 as 17:16:00

Muitas pessoas tratam o posicionamento como slogan, mas você sabe de onde surgiu o termo slogan? Ele surgiu de uma palavra inglesa: slogorn. Slogorn é a corruptela da expressão: slaugh-ghairn, que é um expressão da língua gaélica escocesa e irlandesa. O slaugh-ghairn era o grito de gerra usado pelos antigos clãs como forma de incentivar seus membros nas batalhas e pela preservação do grupo, mantendo a unidade deles ao colocarem todos sobre o mesmo brado.

Desde que foi empregado pela propaganda, o slogan foi muito usado pelas agências e anunciantes. Tendo como função principal agregar valor para um produto, marca ou serviço. Por décadas foi usado o termo slogan e ele teve essa finalidade. Mas isso está mudando nos tempos modernos e principalmente nos tempos digitais.

Hoje vivemos a era do Branding, onde uma boa marca e um bom posicionamento podem fazer a diferença entre o sucesso e fracasso do empreendimento. Atualmente as empresas usam o posicionamento da marca para mostrarem suas visões e valores para o mercado, e também dar personalidade, identidade e exclusividade à sua marca, serviço ou produto. Uma empresa sem posicionamento no mercado é apenas mais uma empresa no mercado e se a qualidade dos serviços e produtos ofertas por essas empresa são iguais, o que fará o consumidor decidir pela marca X ou Y? O posicionamento da marca junto ao mercado.

Grandes marcas e produtos tem ou tiveram grandes posicionamentos. Um bom posicionamento fará uma ativação na mente das pessoas e poderá transformar algumas delas em possíveis consumidores, Eles precisam ser impactados pelas palavras certas para se sentirem seguros, para que tenham desejo de possuir a marca e principalmente, queiram gastar seu dinheiro com ela.

O posicionamento de uma marca deve ser percebido imediatamente o ser lido, deve ser de fácil entendimento para seu público e futuros clientes, e principalmente deve ser de fácil memorização. Mas não deve entrar em conflito com a filosofia da empresa. É difícil encontrar, mas existem empresas que pregam um posicionamento, mas que a política interna não permita que seja colocado em prática.

Imagine a empresa X que se posiciona no mercado como: A empresa mais rápida do mercado. E se essa mesma empresa X possuir diversos entraves burocráticos como exigência de documentos que não são necessários para a realização do serviço ou compra do produto? Com certeza nosso consumidor terá a percepção que não está trabalhando com A empresa mais rápida do mercado. E terá uma grande decepção.

Mantenha seu posicionamento claro e objetivo, alinhado com a filosofia da empresa e seus colaboradores.

Tags

posicionamento
slogan
definição
branding


[]

POSTS RELACIONADOS

Mais posts do nosso blog



VEJA TODOS OS POSTS DO BLOG

CONTATO

Vamos planejar juntos?








+55 16 3877.6480

Rua Marcos Markarian 1025 conjunto 705 - 706
Jardim Nova Aliança 14026-583
Ribeirão Preto São Paulo Brasil

VEJA COMO CHEGAR

Agência de Propaganda, Comunicação, Marketing Digital, Branding e Website em Ribeirão Preto

Rua Marcos Markarian 1025
conjunto 705 - 706

SERVIÇOS

WEBSITES

A Internet mudou a nossa vida. E ela muda a cada dia. Sua empresa está preparada para ter sucesso nessa realidade em constante transformação?

WEBSITE
HOTSITE
WEBGAME
INTRANET
EXTRANET

PORTFOLIO

Comstor | Conteúdo Avançado: Guia | Peça com dicas importantes sobre a implantação do BYOD (Bring your own device) nas empresas.
Comstor
[Conteúdo Avançado: Guia]

Peça com dicas importantes sobre a implantação do BYOD (Bring your own device) nas empresas.








Agência Certificada CENP HubSpot Platinum Agência Associada Sinapro