
Muitas pessoas tratam o posicionamento como slogan, mas você sabe de onde surgiu o termo slogan? Ele surgiu de uma palavra inglesa: slogorn. Slogorn é a corruptela da expressão: slaugh-ghairn, que é um expressão da língua gaélica escocesa e irlandesa. O slaugh-ghairn era o grito de gerra usado pelos antigos clãs como forma de incentivar seus membros nas batalhas e pela preservação do grupo, mantendo a unidade deles ao colocarem todos sobre o mesmo brado.
Desde que foi empregado pela propaganda, o slogan foi muito usado pelas agências e anunciantes. Tendo como função principal agregar valor para um produto, marca ou serviço. Por décadas foi usado o termo slogan e ele teve essa finalidade. Mas isso está mudando nos tempos modernos e principalmente nos tempos digitais.
Hoje vivemos a era do Branding, onde uma boa marca e um bom posicionamento podem fazer a diferença entre o sucesso e fracasso do empreendimento. Atualmente as empresas usam o posicionamento da marca para mostrarem suas visões e valores para o mercado, e também dar personalidade, identidade e exclusividade à sua marca, serviço ou produto. Uma empresa sem posicionamento no mercado é apenas mais uma empresa no mercado e se a qualidade dos serviços e produtos ofertas por essas empresa são iguais, o que fará o consumidor decidir pela marca X ou Y? O posicionamento da marca junto ao mercado.
Grandes marcas e produtos tem ou tiveram grandes posicionamentos. Um bom posicionamento fará uma ativação na mente das pessoas e poderá transformar algumas delas em possíveis consumidores, Eles precisam ser impactados pelas palavras certas para se sentirem seguros, para que tenham desejo de possuir a marca e principalmente, queiram gastar seu dinheiro com ela.
O posicionamento de uma marca deve ser percebido imediatamente o ser lido, deve ser de fácil entendimento para seu público e futuros clientes, e principalmente deve ser de fácil memorização. Mas não deve entrar em conflito com a filosofia da empresa. É difícil encontrar, mas existem empresas que pregam um posicionamento, mas que a política interna não permita que seja colocado em prática.
Imagine a empresa X que se posiciona no mercado como: A empresa mais rápida do mercado. E se essa mesma empresa X possuir diversos entraves burocráticos como exigência de documentos que não são necessários para a realização do serviço ou compra do produto? Com certeza nosso consumidor terá a percepção que não está trabalhando com A empresa mais rápida do mercado. E terá uma grande decepção.
Mantenha seu posicionamento claro e objetivo, alinhado com a filosofia da empresa e seus colaboradores.
Você com certeza conhece alguma marca que se popularizou a ponto de ter seu nome transformado em sinônimo de um produto, certo?
Não ligue apenas para a aparência. Experiência é o que realmente importa.
Dentro do processo criativo de um nome para um produto ou serviço existem vários fatores que devem ser levados em consideração.
Descubra porque o layout de embalagens é tão importante na hora da venda.
Rua Marcos Markarian 1025 • conjunto 705 - 706
Jardim Nova Aliança • 14026-583
Ribeirão Preto • São Paulo • Brasil