
Estamos na era da informação e do conhecimento, a era em que marcas apresentam conteúdo para vender seus produtos e serviços.
Com o advento da Internet e a popularização dos computadores pessoais, e mais recentemente com os smartphones e tablets, entramos de vez na era da informação. Essa mudança trouxe consigo um novo modelo de negócios onde as empresas disputam a atenção do cliente através da criação e publicação de conteúdo relevante e de qualidade em diversas plataformas, especialmente as digitais.
As marcas começaram a se utilizar da Internet como um novo meio de alcançar seus potenciais consumidores. O primeiro passo foi a criação de um site em que empresa pudesse mostrar tudo que tivesse relação com sua marca. Logo em seguida, o desenvolvimento de plataformas de blogs iniciou um novo mundo de conteúdo, que também era postado por pessoas comuns que não trabalhavam para a marca. Com isso, o cliente passou a ter um poder nas mãos: o da avaliação.
A avaliação de produtos e serviços das companhias, feita por pessoas comuns, começaram a tomar proporções enormes, pois esse conteúdo estava aberto a qualquer um que tivesse uma conexão de Internet. Além disso, blogs oficiais das marcas passaram a ser criados para postar conteúdo relativo à marca com credibilidade e isenção de opinião. Era o início de um formato que existe até hoje e profissionalizou o processo de produção de conteúdo.
No meio dos anos 2000, as redes sociais começaram a ser criadas. Em 2005, o Facebook e o Youtube foram lançados, iniciando uma mudança que hoje percebemos bem, mas que na época ainda era pouco perceptível: estamos conectados e gerando conteúdo o tempo todo. Reclamações, vídeos de avaliação, resenhas, tudo isso e muito mais conteúdo passou a fazer parte da rotina das marcas. Em 2007, com a chegada do iPhone, a indústria das redes sociais se consolidou, oferecendo um serviço que se tornou uma das necessidades da sociedade da era do conhecimento.
Hoje, percebemos que essas plataformas de geração e compartilhamento de conteúdo estão bastante presentes em nossas vidas e evoluem em uma velocidade constante, o que fez com que as marcas precisassem postar constantemente conteúdo.
Como você já deve ter escutado antes, uma empresa que não está na Internet está fadada a desaparecer. Mas de que adianta a marca estar na Internet e não fornecer nenhum tipo de conteúdo relevante ou que apresente a marca de uma forma diferente aos consumidores?
A produção de conteúdo tem como ideia principal a de criar e fornecer um conteúdo relevante ao público-alvo da marca que responda dúvidas, mostre tendências, apresente soluções e serviços que a empresa pode oferecer a quem estiver interessado. Essa estratégia já é bastante utilizada nos Estados Unidos, e busca informar o cliente sem forçar uma propaganda da empresa a ele. Com isso, a marca passa a ser valorizada por meio do que ela cria e não apenas dos produtos e serviços que oferece.
A primeira coisa que deve ficar clara é que para criar conteúdo para sua empresa, é necessária a criação de uma equipe de produtores e gerentes de conteúdo. Um redator, um designer, um social media (profissional dedicado exclusivamente a postar e gerenciar o conteúdo dentro das redes sociais) e um analista de métricas para saber se os resultados estão atingindo os objetivos.
Com essa primeira etapa definida, é necessário fazer o planejamento do conteúdo e definir tanto a estratégia quanto o público-alvo da marca. Definir o público-alvo ajuda a escolher a linguagem apropriada para conversar com seus potenciais clientes, o tipo de conteúdo que eles mais querem acessar (vídeos, textos, pdf’s, imagens, slides), as redes sociais em que a marca deve estar presente e até mesmo a intensidade de como esse público pode interagir com a marca.
Esse processo é contínuo e interminável, pois novas dúvidas, necessidades e ideias vão surgindo e com isso novos conteúdos podem aparecer para suprir e informar o cliente de que a sua marca oferece os serviços e produtos que ele busca.
Blog post criado pela Ideatore para Comstor aparece como Featured Snippet no Google, posição de máximo destaque nos resultados orgânicos.
Um dos principais processos dentro da produção de conteúdo, a curadoria deve ser feita com muita cautela.
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