
Desde o surgimento do Orkut na década passada (nossa, faz muito tempo) e depois das atuais redes sociais como Facebook, Twitter, Pinterest, entre outras, que as redes sociais viraram um realidade. Cada vez mais, pessoas conectam nas principais e até mesmo alternativas redes sociais pelo mundo. Que as redes sociais são uma realidade no presente isso ninguém pode negar, até quando essa febre vai continuar ninguém sabe. Mas enquanto ela não termina, que tal seu website conversando com as redes sociais?
Existem diversas ferramentas para fazer seu website ser social e se comunicar com as redes sociais corretamente. A maioria das ferramentas ou técnicas utilizadas são disponibilizadas pelos próprios desenvolvedores da rede social ou são usados recursos opensource, de código aberto e farta documentação na internet.
As principais redes sociais como Twitter, Facebook, Pinterest e Google Plus possuem uma área destinada aos desenvolvedores. Nessa área será possível encontrar toda a documentação e ferramentas disponibilizadas para tornar seu website social. Temos opções desde botões para compartilhamento, caixas de postagens na rede, botões para seguir na rede social, até mesmo sistemas de autenticação do usuário são possíveis de serem colocados no seu website, onde o usuário poderá usar sua rede social para entra em alguma área restrita e até mesmo realizar um cadastro no seu website.
Agora você deve estar confuso, se seu website já possui as metatags para os buscadores, por qual motivo deveria se preocupar com outras metatags? A resposta é simples: para passar mais dados para as redes sociais exibirem corretamente a publicação do seu link dentro da mesma. No resultado de uma busca no Google ou qualquer outro buscador só é possível visualizar o título e descrição da página. Com as metatags especiais para redes sociais é possível passar muito mais que título e descrição, pode-se enviar uma imagem pequena, média ou grande para ser exibida quando seu link for publicado numa rede social. Algumas permitem que seja exibido um resumo do conteúdo e até mesmo vídeos.
Ela pode fazer a diferença no sucesso do seu website.
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