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Conheça os princípios da gestão estratégica de marcas

Você com certeza conhece alguma marca que se popularizou a ponto de ter seu nome transformado em sinônimo de um produto, certo?

14/11/2019 as 16:36:00

Esse fenômeno não acontece por acaso. Ele é, na verdade, consequência de uma boa estratégia de branding, ou gestão estratégica de marcas.

Podemos definir branding como sendo o braço do marketing que se responsabiliza pelo lado humano de uma marca, cuidando da força de sua imagem e dando a ela características próprias como nome, aparência, personalidade, voz, princípios, valores, objetivos, opiniões e posicionamentos.

Confira a seguir quais são os principais princípios do branding e porque eles são essenciais para o sucesso de qualquer negócio.

1. Foco nos seus diferenciais
Trabalhar em cima de características que tornem seu produto único em relação às ofertas da concorrência é o primeiro passo de qualquer estratégia de branding bem-sucedida.

Em um mundo de mercados cada vez mais saturados por empresas com ofertas semelhantes, criar uma identidade própria é indispensável para gerar empatia entre a sua marca e os consumidores.

2. Foco na relação entre o seu público e a sua marca
Quando adquirimos algo, não levamos apenas um produto. Compramos, na verdade, as ideias embutidas nele pela marca porque nos identificamos com elas. É assim quando alguém adquire um iPhone ou contrata os serviços da Netflix, por exemplo.

Situações como as descritas acima ocorrem quando a marca põe seus objetivos em sintonia com os desejos e necessidades do público-alvo e, acima de tudo, quando sabe falar a língua dele, criando uma relação de identificação e proximidade que pode e deve ser duradoura.

3. Foco no seu posicionamento
Posicionar-se significa mostrar ao mundo quem você realmente é: sua visão, suas metas,seus valores, suas propostas, seus princípios, o propósito da sua existência no mercado, o que de novo você tem a oferecer. É a gestão de marcas em seu estado mais puro.

Definir o posicionamento é, talvez, a parte mais trabalhosa de todo o processo de branding. Afinal, como você viu anteriormente, empresas do mesmo segmento oferecendo produtos semelhantes são uma constante em todos os segmentos. Encontrar uma forma de se diferenciar delas pode até ser um pouco difícil, mas não é impossível.

Estudar possíveis públicos-alvo, compreender ao máximo o seu campo de atuação e definir o modo como você deseja ser visto pelo consumidor e pelo mercado são alguns dos passos que levam a um posicionamento de marca bem-sucedido.

4. Foco na sua imagem
Você já deve ter escutado alguém dizer que “a primeira impressão é a que fica” ou que “imagem é tudo”, não é mesmo? No mundo da gestão de marcas, isto é uma grande verdade.

A identidade visual de uma marca é a primeira coisa que salta aos olhos do público. Por isso, é importante que a sua transmita, logo de cara, a essência da sua marca ou produto. Para isso, uma análise minuciosa interna (marca) e externa (público-alvo) se faz novamente necessária.

Além disso, vale estudar também sobre o significado de cores, tonalidades, formas, tipografias e os tipos de sensações que estes elementos são capazes de despertar nas pessoas.

5. Foco nos sentidos
E já que falamos em sensações, vale mencionar também uma das metodologias mais ricas e peculiares do branding: o brandsense.

Brandsense é o emprego dos 5 sentidos humanos - visão, audição, tato, olfato e paladar - na construção da identidade de marca. Pense comigo: quantas vezes você sentiu um aroma agradável em uma loja de cosméticos ou identificou uma marca apenas pela sua assinatura sonora? Muitas, certo? Pois saiba que em ambas situações, você entrou em contato com formas distintas de aplicação do brandsense.

Proporcionar boas sensações e provocar bons sentimentos é algo que também faz parte da construção da relação cliente-marca que mencionamos anteriormente. Basta compreender bem o que cada um dos sentidos têm a oferecer e utilizá-los a seu favor.

6. Foco na sua presença
Uma marca deve estar onde seu público está. Seja no ambiente online, offline ou ambos, possuir uma presença forte e marcante é um ponto indispensável para consolidar a posição do seu negócio e estabelecer uma relação ativa, dinâmica e próxima com seus clientes.

Com você viu, a gestão estratégica adequada pode fazer com que sua marca alcance vôos que talvez você nunca tenha imaginado, criando uma base de clientes qualificada, fiel e que acredita nas suas ideias, fortalecendo o seu nome no mercado.

Porém, é importante ressaltar que todas essas conquistas não vêm de uma hora para a outra. Elas demandam boas doses de pesquisa, dedicação, trabalho e, principalmente, visão e vontade de crescer.

Tags

Branding
Gestão de marcas
Estratégia Digital
propaganda
marketing digital


Ricardo Saltarelli

Ricardo Saltarelli [Redator]

ricardo.saltarelli@ideatore.com.br

Quando criança, eu estava sempre com um caderno e um livro nas mãos. Quando cresci, não deu outra: acabei virando redator.

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