
O maior objetivo do trabalho de SEO é levar um conteúdo para primeira página do Google. E dentro da primeira página, o chamado Feature Snippet é o local sagrado. Featured Snippet é uma resposta resumida para uma pergunta feita no Google. Significa que dentre todos os textos existentes na web, o Google escolheu esse conteúdo, extraído programaticamente de uma página, para exibir como sendo a melhor resposta para a pesquisa realizada. Por sua relevância, o Google a coloca em destaque, logo abaixo das 4 posições possíveis de links patrocinados, antes mesmo de listar os resultados orgânicos tradicionais, na chamada posição zero. Podemos dizer então que o Featured Snippet é o principal resultado orgânico, e que ele já aparece respondendo à pergunta feita, sem a necessidade de se clicar para acessar a página e ler o conteúdo. Sem dúvidas, é o sonho de todo profissional de SEO e do gerador de conteúdo escrever um texto que vire Featured Snippet. Outro ponto importante é que a página que atinge essa posição aparece duas vezes na SERP (Search Engine Result Page) do Google (veja na imagem mais abaixo).
Recentemente, o blog post desenvolvido pela Ideatore para a Comstor cujo título é “O que Data Center?” alcançou esta posição de destaque.
Aqui na agência temos uma frase estampada em pôster que também faz parte de todas as nossas apresentações: Conteúdo é tudo. Mas nem tudo é conteúdo. Nós realmente acreditamos que a clareza, a coerência e a relevância dos textos de sites ou blogs melhoram o ranqueamento da página nos resultados orgânicos do Google. O algoritmo do mais usado motor de buscas também considera dezenas de outros fatores, como domain authority, links externos e qualidade técnica da programação da página. Mas o conteúdo é a cereja do bolo, até porque ele ajuda a gerar links externos, aumenta a duração da sessão e uma coisa puxa outra.
O Featured Snippet não é comprável. É o algoritmo do Google que escolhe qual texto será exibido ali. O que fizemos foi tentar ser o mais claro possível, valorizando a palavra-chave, traduzindo-a e explicando de uma forma bem didática. Entretanto, estudos levam a crer que só conteúdos que estão na primeira página dos resultados orgânicos para a busca em questão são elegíveis para se tornar Featured Snippet. Entretanto, não necessariamente é o primeiro resultado orgânico que ali aparece. Uma página da Telecorp aparece na nossa frente, mas não virou Featured Snippet. Coisas do Google.
Observe que esse artigo foi publicado em 10 de setembro de 2013. E só há algumas semanas virou Featured Snippet. Ou seja, a geração de conteúdo é um trabalho de médio a longo prazo. Não dá para acreditar em propostas milagrosas. Para se alcançar bons resultados e aumentar o tráfego orgânico é preciso um trabalho planejado e consistente. Se sua empresa ainda não produz conteúdo para a web, que tal começar hoje para ter resultados no futuro?
Eu nasci redator. Virei atendimento por acaso e gostei. Do contato direto com os clientes, surgiu a Ideatore. Uma agência onde o comprometimento tem o mesmo peso da criatividade.
Um dos principais processos dentro da produção de conteúdo, a curadoria deve ser feita com muita cautela.
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Entenda por que o conteúdo é tudo, mas nem tudo é conteúdo.
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