Preload

6 dicas para planejar seu layout

Conheça alguns procedimentos básicos para a concepção de um bom layout.

27/05/2015 as 17:55:20

Sabemos que a inspiração é fundamental para o trabalho de direção de arte. Porém, existem algumas regras básicas que, seguidas corretamente, garantem o mínimo de coerência em um layout, independentemente do seu nível de inspiração.

Veja a seguir algumas dicas de criatividade que eu priorizo ao criar um layout para qualquer tipo de peça publicitária:

Dica 1: Estrutura
Antes de qualquer coisa é importante planejar a estrutura do layout de acordo com a mídia na qual ele será veiculado. Organize as informações dando a cada uma sua devida importância, ou seja, de acordo com a mensagem. A ordem de exibição destas informações também precisa ser estruturada para que elas sejam lidas corretamente. Faça um rough se julgar necessário.

Dica 2: Cores
Ao usar as cores, é preciso buscar o equilíbrio para que elas não fujam do conceito da campanha. Respeitar a paleta de cores que compõe a identidade visual da marca é crucial para que a mesma não seja distorcida.

Dica 3: Imagens
Se você não tem uma foto feita exclusivamente para o seu layout, a regra é ser rigoroso ao procurar nos bancos de imagens. A foto deve ser profissional, bem tratada e, se houver pessoas, elas devem estar igualmente apresentáveis. Enfim, utilizar o banco de imagens é importante para encontrar uma imagem que atenda exatamente à necessidade. Se isso não for possível, considere fazer uma montagem.

Dica 4: Texto
O texto faz parte do layout. Por isso é necessário tomar cuidado ao criar apenas caixas de textos e jogá-los dentro. Textos em uma peça publicitária são muito mais do que títulos e subtítulos, eles devem ser diagramados assim como todo o resto, sendo integrados ao layout. Fontes bonitas, fáceis de serem lidas e que transmitam o conceito da campanha são imprescindíveis.

Dica 5: Respiro
O seu layout precisa respirar. É isso mesmo: layouts “apertados” transmitem uma sensação de sufoco. Elementos muito próximos uns dos outros, textos apertados e sem margens ou com informação visual excessiva são responsáveis pelo fracasso de um design.

Dica 6: Avaliação crítica
Depois de terminar o seu layout, olhe para ele com um olhar crítico. Faça uma avaliação rigorosa sobre todos os aspectos, imagens, cores, textos, conceito, etc. Verifique se não houve exageros e tenha sempre em mente que menos é mais.

Essas são apenas algumas dicas básicas para evitar erros primários na construção de um layout, mas a principal dica de todas é - e acredito que sempre será - o estudo. Profissionais de design devem sempre se manter atualizados, tanto para trazer novidades de layout para a agência, como para ver resultados a cada dia mais satisfatórios.

Tags

como planejar layout
estrutura de layout
dicas para criação
como fazer um bom layout


[]

POSTS RELACIONADOS

Mais posts do nosso blog



VEJA TODOS OS POSTS DO BLOG

CONTATO

Vamos planejar juntos?








+55 16 3877.6480

Rua Marcos Markarian 1025 conjunto 705 - 706
Jardim Nova Aliança 14026-583
Ribeirão Preto São Paulo Brasil

VEJA COMO CHEGAR

Agência de Propaganda, Comunicação, Marketing Digital, Branding e Website em Ribeirão Preto

Rua Marcos Markarian 1025
conjunto 705 - 706

SERVIÇOS

MARKETING DIGITAL

Gere e desenvolva leads. Seja melhor ranqueado pelo Google. Aumente o tráfego no seu site. Atraia clientes através de conteúdo relevante.

INBOUND MKT
CONTEÚDO
BLOG E REDES SOCIAIS
ADWORDS
EMAIL MARKETING

PORTFOLIO

Comstor | Email marketing | E-mail marketing com divulgação do evento Internet of Everything | Latam Roadshow - Comstor Brasil, incluindo o desenvolvimento de identidade visual completa.
Comstor
[Email marketing]

E-mail marketing com divulgação do evento Internet of Everything | Latam Roadshow - Comstor Brasil, incluindo o desenvolvimento de identidade visual completa.








Agência Certificada CENP HubSpot Platinum Agência Associada Sinapro