Preload

Usabilidade e Arquitetura da Informação

Assim como um navio no oceano, o seu cliente navega no website. A diferença é que a bússola é você quem fornece.

22/04/2015 as 17:55:56

Visual bonito, programação bem feita e atualizada, servidor de qualidade, tudo isso compõe um website bem sucedido. Porém, não garante o seu sucesso. Além de aparecer nas buscas e agradar visualmente, o usuário deve ter uma experiência bem sucedida em sua navegação.

Mas afinal, o que seria uma navegação bem sucedida?

Teoricamente, todo usuário que acessa um website está procurando algo. Sendo assim, pode-se dizer que uma navegação perfeita é quando ele encontra o que estava procurando. Para alcançar esse objetivo, o mapa do site precisa ser muito bem planejado, valorizando as principais informações sobre seu produto ou serviço a todo momento, para que o usuário tenha fácil acesso.

Ao planejar a estrutura, é fundamental pensar do ponto de vista do usuário, tentando entender o que exatamente ele procura ao acessar o seu website. Feito isso, a exibição do conteúdo deve ser arquitetada para fazer com que ele chegue às informações que procura de forma eficiente, com o menor número de cliques possível. Fazer o wireframe das páginas ajuda bastante nesse momento. Funciona como uma espécie de esqueleto do website, sem layout, apenas com o posicionamento do conteúdo.

Tão importante quanto dar ao visitante do seu website as informações que ele busca, é oferecer também as informações que você gostaria que ele visse. Durante o planejamento da navegação, é necessário definir uma espécie de roteiro a ser seguido, ou seja, as ações que gostaríamos que acontecessem.

Um exemplo bem básico: quando o cliente está na página institucional, nesta mesma tela pode ser oferecido algo mais, seria como se disséssemos: “Agora que você conheceu nossa empresa, que tal experimentar isso?”

Paralelo à arquitetura da informação está a usabilidade, que é a facilidade com que o usuário tem acesso às informações. A navegação por parte do usuário tem que ser a mais intuitiva possível, evitando que ele tenha que pensar muito para “se achar” no website.

Existe uma regra básica de usabilidade que consiste em 3 perguntas:

Aonde estou? Para onde vou? De onde vim? A qualquer momento durante a navegação, o usuário deve conseguir “responder” a estas questões e o site, por sua vez, oferecer recursos para isso. O objetivo é que ele nunca se sinta perdido, sem saber aonde está, como voltar para onde estava ou encontrar dificuldade em achar o caminho para onde quer ir.

Essa é apenas uma pequena abordagem sobre esse assunto. Arquitetura da informação e usabilidade são temas que um bom desenvolvedor de websites precisa dominar. Portanto, vale a pena um estudo mais aprofundado para que esses conceitos possam ser aplicados corretamente.

Mesmo após todo o processo de desenvolvimento do site ser concluído, é importante que sejam feitos testes de navegação com usuários reais, que não participaram da criação, para que sejam identificadas as possíveis dificuldades e que as mesmas sejam corrigidas antes do site ser publicado.

Concluindo, um website bem desenvolvido é aquele que é planejado em todos os aspectos, desde ovisual até estrutural, permitindo ao usuário, assim como um navio em uma viagem, tenha uma navegação tranquila e prazerosa, para que ele volte a querer navegar pelas mesmas águas.

Tags

Usabilidade
arquitetura da informação
website
estrutura site


[]

POSTS RELACIONADOS

Mais posts do nosso blog



VEJA TODOS OS POSTS DO BLOG

CONTATO

Vamos planejar juntos?








+55 16 3877.6480

Rua Marcos Markarian 1025 conjunto 705 - 706
Jardim Nova Aliança 14026-583
Ribeirão Preto São Paulo Brasil

VEJA COMO CHEGAR

Agência de Propaganda, Comunicação, Marketing Digital, Branding e Website em Ribeirão Preto

Rua Marcos Markarian 1025
conjunto 705 - 706

SERVIÇOS

WEBSITES

A Internet mudou a nossa vida. E ela muda a cada dia. Sua empresa está preparada para ter sucesso nessa realidade em constante transformação?

WEBSITE
HOTSITE
WEBGAME
INTRANET
EXTRANET

PORTFOLIO

Kokei Culinária Japonesa | Logomarca | Logomarca criada para Kokei Culinária Japonesa.
Kokei Culinária Japonesa
[Logomarca]

Logomarca criada para Kokei Culinária Japonesa.








Agência Certificada CENP HubSpot Platinum Agência Associada Sinapro