
O nome técnico para o processo de criação de um nome é naming.
Para realização desse processo, devemos primeiramente reunir o maior número de cérebros possíveis. Duas cabeças ou mais sempre pensam melhor que uma, como já dizia a minha avó.
Essa reunião de pessoas criativas, soltando nomes a torto e a direito sem nenhuma censura ou bloqueio, é conhecida como brainstorm (tempestade de ideias, se formos traduzir ao pé da letra). Com isso, os melhores nomes são anotados e analisados minuciosamente, de acordo com alguns pontos que vou explicar agora.
Para sermos mais precisos, devemos levar em consideração algumas questões na escolha: Para QUE serve? Para QUEM serve? ONDE será comercializado? Tudo isso gera a cara do produto ou serviço e auxilia na escolha correta da identidade.
O nome também deve ser, preferencialmente, no mesmo idioma local. Isso facilita o entendimento e a pronúncia. Um exemplo básico a respeito disso é a loja de materiais de construção e decoração Leroy Merlin (que é de origem francesa e pronuncia-se corretamente “Lerroá Merlan”). Na França, a pronúncia é fácil. Já no Brasil, a pronúncia não é tão simples e a marca adotou a forma com a qual os brasileiros falam para facilitar a comunicação, tornando-se “Lerói Merlin”.
Nomes curtos e de fácil dicção estão entre os preferidos, por serem mais fáceis de decorar pelo público-alvo. Uma dica, nesse caso, é ficar repetindo em voz alta e ver se ele vai “grudar que nem chiclete” na cabeça do consumidor.
Outro detalhe a considerar é se o nome tem acentos ou cedilha. Quando ele se transformar em um endereço eletrônico, poderá ser prejudicado ou alterado na leitura.
Existem também alguns casos específicos onde o cliente sente o desejo de honrar a tradição de família. Nesse caso, podem ser utilizadas as iniciais ou o sobrenome da linhagem em questão (se for coerente, claro).
O mais importante de tudo é que esse nome agregue valor, pois o próximo processo é o de construção da marca. É nessa hora que o nome ligado a um elemento gráfico, cores e formas ganha a força para ser lançado no mercado, consolidando a empresa para sempre. Mas isso já é uma outra história...
Publicitária formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda. Vivência de 14 anos nos departamentos de criação, mídia, diagramação, produção gráfica e finalização. Premiada no 9º festival de jingles do Fest’up (FAAP) em SP. Apaixonada pelas artes gráficas, criatividade e tecnologia.
Você com certeza conhece alguma marca que se popularizou a ponto de ter seu nome transformado em sinônimo de um produto, certo?
Não ligue apenas para a aparência. Experiência é o que realmente importa.
Descubra porque o layout de embalagens é tão importante na hora da venda.
Posicionamento é uma mensagem ou frase curta, de fácil memorização, usado pelas marcas como uma forma de agregar valor à uma marca, produto ou serviço.
Rua Marcos Markarian 1025 • conjunto 705 - 706
Jardim Nova Aliança • 14026-583
Ribeirão Preto • São Paulo • Brasil
Desenvolvimento de website para concessionária com CMS personalizado, responsivo e pronto para mobile. http://www.stecaramerica.com.br