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Mobile Friendly como estratégia de SEO

Saiba porque um website responsivo não é suficiente para alcançar o topo das pesquisas no Google

25/03/2015 as 09:02:11

Desenvolver um website responsivo é obrigação de toda e qualquer empresa nos dias de hoje, visto que mais da metade dos acessos são de dispositivos móveis como tablets e smartphones. A técnica da responsividade é fundamental para um projeto de website por permitir ter apenas um código para todas as telas, o que é bem melhor que desenvolver uma versão do seu website para cada dispositivo.

Um website responsivo é obrigação, mas não é suficiente para alcançar o topo da SERP (Search Engine Results Page) do Google. A partir do dia 21 de abril de 2015 uma nova métrica para qualificar websites nos resultados foi inserida pelo Google e, segundo o blog da própria empresa, essa métrica tem uma relevância altíssima, visto que os acessos por dispositivos móveis vêm crescendo de forma exponencial. A nova métrica tem o nome de Mobile Friendly (Amigável no Dispositivo Móvel, em tradução livre).


Mas o meu website é responsivo! Ele não é Mobile Friendly?
Não, definitivamente não. Responsividade tem relação apenas com a adaptação do website em diversas resoluções. Para um website ser amigável no celular ele deve cumprir algumas exigência de design. Confira a seguir uma lista delas:

Tamanho dos pontos de toque
Em dispositivos móveis o usuário não tem o cursor do mouse, usando os dedos para navegar. O cursor tem precisão de 1x1 pixel, enquanto que o toque do dedo cobre uma área de aproximadamente 44x44 pixels. Quando seu website tem links e botões muito pequenos, isso dificulta a navegação em dispositivos móveis.

Pontos de toque muito próximos
Conforme mencionado acima, um toque do dedo do usuário num dispositivo móvel tem 44x44 pixels, e com uma área grande de toque é necessário fazer ajustes nas distâncias entre os pontos de toque para que o usuário não selecione uma opção por engano.

Tamanho das fontes
Esse é outro ponto importante no Mobile Friendly. Por ser um projeto único de código que possui responsividade e se adapta em diversas resoluções, é necessário que para cada resolução de tela seja configurado um tamanho de fonte adequado para leitura. Dispositivos móveis com telas menores necessitam de fontes maiores para que o usuário possa ler com facilidade.

Otimização das imagens
O tamanho das imagens sempre foi um diferencial na SERP do Google e agora com a inclusão do Mobile Friendly isso ficou mais relevante. A maioria das imagens de um website é feita para desktop e carregar essa mesma imagem em um dispositivo móvel vai tornar o carregamento da página lento e consumir banda do usuário.

Conteúdo maior que a tela
Um erro comum de desenvolvimento que faz seu website não ser Mobile Friendly é possuir um conteúdo maior que a tela do dispositivo móvel. Ele fará o website não se encaixar perfeitamente na resolução e causar um transtorno na navegação do usuário. Todo conteúdo do website deve estar visível na largura da tela.

Recursos bloqueados
No desenvolvimento web é comum bloquear alguns recursos, páginas, pastas e arquivos para não serem lidos pelos motores de busca. Quando um website é acessado via desktop não há problema, mas quando acessado por dispositivos móveis é possível que algum recurso não fique disponível para o usuário.

Configuração do visor
O website deve especificar um visor que corresponde ao tamanho do dispositivo móvel. Isso permite que o website seja exibido apropriadamente em todos os dispositivos, sem distorções e com o tamanho correto. Declarar esse ponto de visão permite ter um controle maior sobre o website nos dispositivos móveis.

Compressão do código
O código do website deve ser comprimido. Isso fará com que todos os espaços e quebras de linhas desnecessárias ao projeto sejam eliminadas, economizando espaço em disco e principalmente largura de banda, pois o peso dos arquivos de código será bem menor. Todos os formatos devem passar por essa compressão: arquivos JS, CSS e HTML.

Se o seu website é responsivo, mas não atende os requisitos para ser Mobile Friendly, com certeza ele sofrerá uma queda de acessos por perder posições nos resultados de pesquisa do Google.

Tenha a certeza que seu website está preparado para essa nova fase, onde o Google vai privilegiar websites que sejam amigáveis com celulares e tablets. Aqui na Ideatore já preparamos nosso website e os de nossos clientes para essa nova alteração na SERP do Google, além de otimizá-los fazendo o SEO correto.

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