
Já ouviu falar em ”less is more”” (menos é mais), ”less but better” (menos e melhor) ou ainda ”doing more with less” (fazendo mais com menos)?
Essas são expressões que sintetizam a essência do minimalismo, uma tendência que prega a maior simplicidade possível para passar a mensagem. Um conceito por trás do design que direciona todos os detalhes de criação e, atualmente, pode ser percebido em muitas artes. Desde a arquitetura até músicas e logomarcas, seus elementos estão sendo reduzidos a sua forma mais elementar.
O movimento começou timidamente no início no século 19, mas gradualmente foi conquistando espaço até ganhar força nos anos 80 em Londres e Nova York, através da arquitetura. Sua principal influência veio da cultura japonesa, baseada na filosofia Zen, que transmite a ideia de liberdade e essência da vida, revelando a qualidade inerente dos materiais e objetos utilizados. Um dos primeiros artistas de maior referência no estilo é o De Stijl, famoso por seus quadros simplistas. Já na arquitetura, o nome seria Ryoanji e seus jardins minimalistas.
Confira um exemplo na arquitetura:
Hoje em dia, o conceito pode ser percebido como a tendência mais marcante de design ao nosso redor. Sites, prédios, embalagens, smartphones, todos eles minimalistas. Não é a toa que grandes empresas estão aderindo ao movimento, utilizando a simplicidade para maximizar o efeito. Um grande exemplo é o Google, que aplicou em todos seus produtos (Gmail, Drive, Google Agenda e outros) o conceito do “Material Design”, que chamou atenção na última versão do Android L.
Aqui vão alguns exemplos nos produtos:
Para utilizar esse estilo de design, o profissional tende a usar mais espaço em branco, uma tipografia simples e menos rebuscada, grid layout com menos cor. Porém, isso não significa que é preciso tirar tudo e deixar apenas texto preto em um fundo branco. É aí que está a sacada: conseguir que uma criação se diferencie substancialmente da outra passando a mensagem pretendida.
Confira alguns exemplos de logomarcas criadas pela Ideatore, que seguem esse conceito de design minimalista:
Um atualizado way of life que prega por um perfil prático, moderno e descontraído, está ditando o mercado atualmente. Portanto, independente do segmento, é fundamental que o layout seja atualizado para que a marca entregue uma proposta inovadora e acompanhe essa tendência.
Uma dica: na próxima vez que sair na rua, repare ao seu redor e tente identificar esse conceito. Você vai se surpreender com a força desse movimento.
Saiba como a valorização de um layout mais clean pode alavancar seu marketing de forma estratégica.
Saiba como garantir uma comunicação clara, objetiva e atraente nas embalagens com o que há de mais moderno em design.
Rua Marcos Markarian 1025 • conjunto 705 - 706
Jardim Nova Aliança • 14026-583
Ribeirão Preto • São Paulo • Brasil