
Foi-se a época em que ações publicitárias na Internet eram vistas como inovação. Na verdade, a existência de uma empresa já é contestada, caso não haja referência de sua marca online. Não está na rede? Não existe.
O Marketing Onlife veio para ficar. O conceito, que integra tanto o marketing offline quanto o online, potencializa o resultado final. É o que há de mais promissor na área e que alinha todas as ações da marca, independente da mídia ou público.
Não é a maioria das agências que oferece esse pacote completo. Isso acontece por dificuldades visíveis, desde a linguagem e qualificações dos funcionários até as dinâmicas dos projetos, que são surpreendentemente diferentes. Essa discrepância faz com que a maioria das agências seja especializada em apenas uma das frentes e, normalmente, dão preferência para terceirização das soluções web.
Por isso, listamos abaixo 5 motivos pelos quais vale a pena investir em uma estratégia completa de Marketing Onlife:
Toda marca precisa de uma identidade bem definida e, para isso, qualquer forma de comunicação deve conversar entre si - ilustrações, padrão de cores, linguagem, abordagem e mensagem - seja ela em um endomarketing ou uma campanha nacional. Portanto, as aparições online também devem seguir o mesmo conceito. A marca precisa ser vista como uma organização coesa e confiável - independente do público - e poder ser identificada mesmo sem que o seu nome seja apresentado explicitamente.
A possibilidade de utilizar diversas plataformas em uma mesma campanha, na qual uma leva ao acesso da outra, convida o público a se envolver com a história que a marca está contando. A recente campanha da cerveja Skol com a atriz Deborah Secco é um bom exemplo disso. O comercial de TV continua em um vídeo no YouTube, convidando o telespectador para conferir o fim do episódio na Internet. A ideia é aumentar a quantidade de portas de entrada que levam para uma ação final, viabilizando uma abordagem abrangente e atrativa, capaz de conquistar a atenção do público-alvo e aumentar consideravelmente a interação e o buzz gerado pela campanha.
Em uma boa construção publicitária, é importante que o profissional pense na marca a longo prazo, idealizando campanhas que sigam uma mesma linha de raciocínio. Mas para que essas ações ganhem força, é essencial que estejam na cabeça do consumidor. E só existem dois jeitos disso acontecer: repetição ou disponibilidade.
Um ótimo exemplo de interatividade entre as campanhas é a Brastemp, que conquistou um forte posicionamento com o passar do tempo. Independente da campanha, a mensagem era sempre a mesma, com um link entre as ações que fortaleceram essa ideia repetidamente junto ao consumidor. O reconhecimento é por terem conseguido esse resultado em uma época em que só era possível explorar o marketing offline, com mídias efêmeras (jornais, revistas e comerciais de TV).
No entanto, o Marketing Onlife veio para facilitar esse processo através da acessibilidade das mídias online, permitindo que o público encontre sempre as ações da campanha e tenha contato por tempo ilimitado. Isso facilita a conexão de uma campanha com a outra e favorece a criação de um posicionamento de longo prazo, permitindo que o publicitário trabalhe a continuidade das campanhas de forma integrada e mais efetiva.
Planejar ações de Marketing Onlife proporcionam outra importante vantagem: permite que os publicitários abusem da criatividade. A grande sacada é fazer uma ação que chame a atenção, como por exemplo, um marketing de guerrilha ou um grande evento organizado pela marca. No entanto, de nada vale o esforço se esse material não for bem trabalhado nas plataformas online. O objetivo é conseguir mostrar a ação para um público maior, gerando comentários e ampliando o alcance da ação. Como exemplo, podemos lembrar da série Game of Thrones, que espalhou “Food Trucks” em NY e LA com comidas tradicionais dos livros que inspiraram a série. A ideia era anunciar a estreia na TV, e acabou gerando uma avalanche de comentários na Internet.
Outra justificativa de peso para o Marketing Onlife é a visibilidade conquistada pela marca. Quando um bom trabalho é feito em diversas plataformas, se torna uma referência para empresas do mesmo setor e a classifica como um lançadora de tendências quando o assunto é marketing para aquele segmento. Atualmente, todos os destaques do mundo publicitário não se restringem à ações isoladas, mas sim a uma estratégia completa de comunicação, resultados do relacionamento com cliente e posicionamento.
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