
Com a evolução das mídias, surgiu esse fenômeno para conciliar o conceito tradicional (mídias convencionais como TV, Jornal, Revista) e digital (mídias on-lines como portais de notícia, mídias sociais, mobile).
Hoje somos capazes de assistir televisão, com o celular na mão, uma revista aberta na mesa. Esse é o cenário das combinações tradigitais. Por isso não podemos esquecer de pensar “fora da caixinha” e criar condições de ligar o que é palpável com o mundo virtual.
O QRCode, aquele código de barras bidimensional impresso, é um exemplo bem simples para podermos entender a ligação. Ele está sempre impresso em alguma mídia tradicional palpável, mas leva o público a acessar uma informação online.
Outra modalidade importante em destacar que nos ilustra bem o “combo” tradigital é a procura pelo comercial exibido na TV através do youtube. Inclusive, eles são os dois meios mais utilizados em simultaneidade entre os brasileiros, observe:
TV e internet ------------------ 30%
TV e jornal --------------------- 22%
Rádio e internet -------------- 18%
TV e Revista ------------------- 17%
Fonte (tabela): Target Group Index Brasil
Publicitária formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda. Vivência de 14 anos nos departamentos de criação, mídia, diagramação, produção gráfica e finalização. Premiada no 9º festival de jingles do Fest’up (FAAP) em SP. Apaixonada pelas artes gráficas, criatividade e tecnologia.
Com tantos memes e erros ortográficos virando milhares de curtidas, as marcas aproveitam a onda de ser “engraçadinho”. Resta saber se este é mesmo o caminho certo.
Seja construindo um desenho ou sendo criativo na forma, os displays de produtos em supermercados estão a cada dia mais criativos.
Materializar pensamentos ou sentimentos através de símbolos e fazer os receptores entenderem ao pé da letra o que você quer dizer é uma tarefa cada vez mais difícil.
Rua Marcos Markarian 1025 • conjunto 705 - 706
Jardim Nova Aliança • 14026-583
Ribeirão Preto • São Paulo • Brasil