
Hotsite que traduzindo significa "site quente", é um website sazonal voltado para destacar uma ação de comunicação, marketing pontual, lançamento de produto ou serviço. A diferença está na estratégia de comunicação utilizada para concebê-lo. Hotsites têm vida útil determinada, não sendo algo que ficam eternamente no ar, isto é, são feitos para serem rápidos e são ligados a uma ação de comunicação ou marketing específica, como lançamento de produtos, eventos, novas edições de produtos ou serviços, ações de CRM (Customer Relationship Management), entre outras.
Geralmente os hotsites possuem um apelo visual maior e são mais focados em um público específico, traduzindo a expectativa deste alvo. Alguns hotsites proporcionam ao usuário interatividade com jogos e serviços, tornando maior a relação entre o website e o usuário. O processo para criação e produção de um hotsite segue exatamente as mesmas diretrizes de um website corporativo, institucional ou portal, considerando sempre um conceito criativo, usabilidade, arquitetura de informação, UX (experiência do usuário), layouts, redação e programação.
Hotsites permitem que a empresa trabalhe de forma mais criativa, divertida e interativa que a comunicação tradicional do website institucional. E sabemos que bons projetos rendem mídia espontânea, tanto da imprensa como do público. Isso faz com que sua marca e mensagem possam chegar para mais pessoas que a comunicação tradicional. Pois tenho certeza que você viu aquele hotsite do lançamento daquela marca esportiva e postou nas redes sociais para seus amigos verem que belo trabalho foi feito. Aquele outro hotsite que conta a história de um clube paulista também, e aquele daquela empresa de comunicação que fazia uma simulação de como o usuário seria daqui há 25 anos. Todos são excelentes projetos e foram muito bem executados, gerando mídia, criando emoções, conectando pessoas e mensagens.
2. Tempo
Por se tratar de um projeto de menor porte que um website institucional e com a função de realizar apenas uma comunicação, dependendo do projeto, o tempo de desenvolvimento será bem reduzido em comparação com o desenvolvimento de um projeto de website.
3. Custo
Outro ponto de destaque quando se desenvolve hotsites como estratégia de marketing é o custo. Esse é o mesmo caso citado do tempo acima. Projeto de porte menor possuirá um tempo menor e consequentemente um custo também menor para o seu desenvolvimento.
2. Preciso de um novo hotsite para cada novo produto ou serviço lançado?
Não. Você não precisa lançar um hotsite para cada novo produto ou serviço lançado. Essa determinação fica a cargo da estratégia de marketing, ela que definirá como funcionará o relacionamento entre a marca, o website e o hotsite.
3. Meu website está no Google, mas se lançar um hotsite, ele estará no Google?
Sim, com o tempo ele também será indexado não só pelo Google, mas por todos os motores de busca da internet. Para um buscador indexar seu conteúdo, basta um link apontando para ele, ou você pode cadastrar o URL diretamente nos buscadores, a maioria conta com esse recurso.
4. Qual o tempo médio de desenvolvimento de um hotsite?
Essa é uma pergunta muito relativa, e que também deve ser respondida pela estratégia de marketing definida para a empresa ou marca. Mesmo que a estratégia determine uma vida útil para o seu hosite, ele pode fazer tanto sucesso que será um tiro no pé retirá-lo do ar. Nesse caso, ele permanece além do que foi planejado.
Ela pode fazer a diferença no sucesso do seu website.
Veja qual opção se adapta melhor à sua necessidade
Aprender a dialogar com o público online é um desafio que as empresas têm que estar preparadas para enfrentar. Para isso, conteúdo e boa mediação são essenciais.
Para ampliar as vendas online é preciso acertar o target correto. Conheça algumas ferramentas para sua empresa explorar ainda mais o marketing digital.
Pescar em aquário é bom porque há muitos peixes, mas é preciso ter a isca correta para fisgar os melhores. Saiba o que você precisa ter para ser o melhor pescador.
Saiba porque um website responsivo não é suficiente para alcançar o topo das pesquisas no Google
Dando significado para o código do seu website.
O que significa o termo? Devo me preocupar? Como proteger meu website? Conheça estas e outras respostas.
Seu website precisa ser acessado de qualquer dispositivo, seja desktop ou mobile.
Veja os erros mais comuns na otimização de um website para buscadores.
Esqueça os acessos no seu website, o importante é converter!
Websites podem e devem se comunicar com as rede sociais de forma diferente da comunicação com buscadores.
Website não é o cartão de visitas da sua empresa na internet, é sua empresa na internet.
Avenida Doutor Celso Charuri, 6391 • Sala 202
Condomínio Bella Città • 14098-510
Ribeirão Preto • São Paulo • Brasil