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Curadoria: a alma do conteúdo

Um dos principais processos dentro da produção de conteúdo, a curadoria deve ser feita com muita cautela.

06/11/2014 as 16:10:00

Há algumas décadas, encontrar todo o tipo de informações não era tão simples como hoje. Com uma simples busca no Google, você consegue encontrar artigos, conteúdos avançados, imagens, infográficos e uma série de outros materiais sobre o tema que você procura. Com isso, surgiu uma nova dificuldade: selecionar - no meio de um oceano de dados disponíveis - informações relevantes que realmente estejam conectadas com o que você pretende falar.

A curadoria faz justamente esse trabalho: separar “o joio do trigo”. E essa seleção tem se mostrado necessária principalmente pelo fato da explosão de blogs, sites de notícias e uma série de outros domínios que divulgam conteúdo regularmente. Muitos desses publicam conteúdos mal escritos, desorganizados e que não agregam valor ao leitor. A intenção da curadoria é buscar o conteúdo mais qualificado e confiável e divulgá-lo de duas formas:

1- Republicando o conteúdo em uma plataforma de publicação ou rede social (linkando para o local onde o conteúdo original foi publicado, é claro) 2- Utilizando diversos materiais organizados pela curadoria para escrever um novo conteúdo, que seja relevante de fato para o leitor.

Manter uma regularidade nas postagens não é uma tarefa fácil. Criar conteúdo próprio de qualidade com frequência exige um profissional dedicado e que conheça bem o trabalho de produção de conteúdo e gerenciamento de blogs e redes sociais. Por isso, indicar o conteúdo de outras pessoas e blogs é uma das possíveis maneiras de manter um bom número de interações. Mesmo assim, criar seu próprio conteúdo mostra o quanto sua empresa conhece do assunto e tem credibilidade para ser uma referência de mercado.

Selecionar vários conteúdos de diversas fontes para produzir o seu próprio conteúdo é a opção de curadoria mais indicada para transformar o blog da sua empresa em um formador de opinião. Através da apresentação de materiais como artigos, conteúdos avançados e infográficos - com uma certa rotina - e que discutam temas relacionados ao mercado em que sua empresa trabalha, ele passa a adquirir maior credibilidade e faz com que os leitores provavelmente voltem a acessar os conteúdos da empresa, gerando a lealdade.

Naturalmente isso demanda bastante tempo e trabalho. No entanto, com um bom planejamento de conteúdo, é possível estabelecer uma frequência de postagens no blog e nas redes sociais com conteúdo original e totalmente relevante para os seus leitores.

Mas como fazer a curadoria de forma correta?

A primeira observação aqui é a do cuidado necessário no processo para não tornar a curadoria em uma simples cópia de material de outras fontes. Isso porque copiar conteúdos de outros blogs ou sites é visto como um comportamento inadequado, tanto para o Google quanto para um caso judicial.

Indicações e citações no meio do texto já são uma das formas de fazer a curadoria de um conteúdo. Por exemplo: “o Blog A escreveu um artigo interessante sobre o tema X. O que mais nos chamou atenção foi uma informação que explicava…” . Com essa releitura, o texto passa a ser um novo texto que - organizado pelo curador - apresenta a opinião e a visão da empresa com relação ao assunto, mas considerando também outras opiniões.

Outra forma é a de citar as fontes que utilizou como base para criar o seu texto. Quando um curador vai escrever um novo texto para um blog corporativo, naturalmente outras fontes são pesquisadas para a confirmação de dados apresentados, entre outros detalhes. Por isso, é importante apresentar os links (não necessariamente hyperlinkados) na hora de publicar um texto.

Tags

conteúdo
produção de conteúdo
marketing digital
curadoria
google


Gustavo

Gustavo [Redator]

gustavo@ideatore.com.br

Formado em letras pela UNESP Araraquara, atua como redator, produtor de conteúdo e gerencia as mídias sociais de alguns dos clientes da agência. É fascinado por marketing digital e acredita que o conteúdo é o que transforma e move o mundo.

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