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Tudo o que você precisa saber sobre Marketing Onlife

Entenda o conceito de onlife e porque ele é o futuro do marketing como um todo.

23/10/2014 as 16:50:00

Recentemente assisti a uma palestra que apresentava um conceito que pelo nome ainda era uma novidade para mim, mas que já fazia parte das minhas ideias há muito tempo: o marketing onlife.

O conceito de marketing onlife é a união entre o marketing online - também conhecido como marketing digital - e o marketing offline, tradicional meio que reinou por boa parte do século XX e criou a forma como as empresas se comunicam com seus consumidores. No entanto, o marketing digital, que basicamente surgiu nas últimas 2 décadas, revolucionou completamente a comunicação das marcas, trazendo a possibilidade do cliente mostrar suas dúvidas de uma maneira mais direta, suas sugestões de melhorias, entre outras coisas.

A ideia principal é que só estar presente não é mais suficiente. As marcas agora precisam se posicionar de uma forma totalmente inovadora e apresentar conteúdos relevantes para o público-alvo da empresa. Ou seja, é preciso fazer parte da vida e do dia a dia dos consumidores, não só por meio das propagandas clássicas do marketing tradicional, mas também por meio da informação útil.

Isso significa que a distinção entre o online e o offline, como costumávamos falar, provavelmente não existirá daqui alguns anos. E a Internet das Coisas - uma das grandes tendências tecnológicas do início do século XXI - tem uma influência gigantesca na união do marketing tradicional com o digital em um único marketing.

E como a IoT influencia o Marketing Onlife?

A partir do momento que as grandes empresas de TI estabeleceram como meta conectar objetos em uma escala global, tornou-se possível pensar na Internet de Todas as Coisas, que é quando a Internet das Coisas se torna IoE (Internet of Everything).

Mas como assim conectar objetos?

Relógios e TVs conectados à Internet já são uma realidade, mas além disso, teremos tênis, geladeiras, chuveiros, estradas, carros e até mesmo árvores conectadas. Ou seja, todas essas coisas transmitirão dados para a Internet. Por isso, a estimativa da Cisco é que até 2016 o tráfego de dados chegue a 1 zettabyte.

Bem, agora que você já entende um pouquinho sobre a Internet de Todas as Coisas (a gente ainda vai falar mais disso aqui no Blog), eu posso explicar como a IoT influencia o Marketing Onlife.

A ideia de conectar objetos à Internet, através de tags de rastreamento e sensores RFID (um tipo de sensor), produz uma quantidade de dados enormes sobre o comportamento humano e informações que podem ser utilizadas por empresas para otimizar propagandas e vendas de produtos e serviços.

Um exemplo interessante disso, é um case da Nivea Kids para o verão 2013/2014. A marca criou uma pulseira rastreadora que os pais podiam colocar nos filhos, registrá-la em um app especialmente criado para a ação e ficarem tranquilos com um alerta sonoro, caso seus filhos fossem para muito longe dos pais. Com uma nova tecnologia de localização e um dispositivo que basicamente todos têm (um smartphone), a Nivea conseguiu atingir o público fornecendo uma solução inteligente, altamente prática e interessante que garantiu mais segurança às crianças nas praias do Brasil.

O Marketing Onlife é isso. É o envolvimento do serviço e do produto com os problemas e dúvidas do dia a dia das pessoas, apresentando soluções inteligentes para facilitar a vida.

Tags

marketing
marketing onlife
internet of things
internet das coisas
marketing digital


Gustavo

Gustavo [Redator]

gustavo@ideatore.com.br

Formado em letras pela UNESP Araraquara, atua como redator, produtor de conteúdo e gerencia as mídias sociais de alguns dos clientes da agência. É fascinado por marketing digital e acredita que o conteúdo é o que transforma e move o mundo.

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