Preload

68 dias de Ideatore

Aluna de administração fazendo estágio em uma agência de publicidade? Essa foi uma boa opção para minhas férias.

16/10/2014 as 16:35:58

A maioria dos universitários aguarda ansiosamente pelos seus gloriosos dias de férias, seja para sair do país, ir para a praia com os amigos ou para simplesmente se livrar dos trabalhos de fim de semestre. Porém, de vez em quando, alguns se animam com a ideia de arriscar um estágio de férias. Essa opção não parece tão excitante quanto as outras, mas pode ser muito melhor do que você imagina (caso você seja hoje um estagiário(a) como eu).

Sou aluna do terceiro ano de administração da FEA-RP/USP, e neste exato momento, faltam 2 anos para me formar. Durante uma das minhas aulas de marketing meu professor convidou uma agência de publicidade de Ribeirão Preto para nos contar, com outros olhos, um pouco do mundo publicitário e de tudo aquilo que estávamos estudando no semestre. Adorei a palestra!

Eles mostraram que na tabela de preços do Sinapro (Sindicato das Agências de Propaganda) por exemplo, a aplicação de uma logo em um lápis custa R$ 2.269,51. Um absurdo para o mercado que não dá para seguir. Fiquei chocada. Mas sobre marketing digital, criação de conteúdo e a estrutura de uma agência, realmente foi muito interessante. Além disso, os slides eram muito criativos.

Naquele momento pensei se deveria ter escolhido cursar Publicidade e Propaganda, porque sempre gostei muito, mas acabei decidindo por administração nos 45 minutos do segundo tempo. E então, me pareceu uma boa ideia pedir um estágio de férias para os dois lá do palco. Afinal de contas, eu sabia mexer no programa CorelDraw, e isso poderia me ajudar. Depois de uma risada de um dos palestrantes, o Thales, falando que este programa já era desatualizado para a área, descobri que Corel não serve para muita coisa.

Mas não é que mesmo assim eles me aceitaram?

O plano era passar por todas as áreas da agência, entender o que faziam e como funcionavam. O primeiro lugar que acompanhei foi Mídia e Atendimento, responsável pelo contato direto com os clientes, com fornecedores, planejamento dos cronogramas e planos de marketing. Pude realmente ver como funciona o outro lado do marketing - as propagandas de rádio, divulgação em outdoors, eventos em shoppings - saber como são os cronogramas e precificações de cada uma dessas mídias.

Logo em seguida passei para área de produção de conteúdo. A ideia para aprender com os redatores era apenas observar como tudo funcionava, mas aos poucos consegui ajudar aqui e alí, tanto na redação dos textos para blogs e redes sociais, como na programação do marketing online. Cheguei até a participar do planejamento deste setor, apresentando ideias e mostrando um pouco da minha visão. Uma honra para qualquer estagiária!

Quando percebi, já estava conseguindo trabalhar com eles, escrevendo artigos de fato. Como eles gostam de falar aqui na Ideatore, me apaixonei pelos textos e acabei ficando 2 meses.

Além destas experiências incríveis, tive a oportunidade de participar da organização e realização da Convenção Roge, um grande projeto que estava sendo discutido desde Janeiro com um dos nossos maiores clientes. Foi uma experiência fantástica poder acompanhar todos os processos de perto, desde o planejamento, a criação de peças, orçamentos, aprovações, impressões...ufa!

Tudo aconteceu durante um fim de semana intenso em Barra Bonita, em um evento para mais de 600 pessoas. O sucesso do planejamento de meses estava exposto ali, naquelas horas em que acompanhamos cada participante, em muitas ações. Pude observar e até participar de muitas atividades. Sensacional.

Não consigo imaginar outro jeito melhor de conhecer de perto a vida de um publicitário. Hoje em dia tenho certeza que teria adorado seguir nessa linha, e talvez seja isso mesmo que eu faça mais para frente.

Toda essa experiência foi muito diferente daquilo que sempre ouvi falar sobre estágio na faculdade. Nada de preencher planilhas de Excel infinitas, de fazer relatórios e apresentações chatas. Não sei explicar com precisão, mas o fato de todos da agência trabalharem juntos em um mesmo ambiente, cheio de quadros coloridos, criativos, com miniaturas de todos os estilos me conquistou. Sempre estudamos sobre a importância do famoso “clima organizacional”, e aqui pude ver como isso funciona de verdade.

Passar 68 dias na Ideatore, com certeza, foi um bom plano para as minhas férias.

Tags

estágio
ideatore
contéudo
prodção de conteúdo
marketing
comunicaçao


Ana Laura

Ana Laura [Content Trainee]

analaura.coffani@ideatore.com.br

Estudante de administração na FEA-RP/USP, tem muito interesse na área de marketing. Aproveitou as férias para fazer um estágio e decidiu ficar para aprender mais sobre produção de conteúdo, comunicação para eventos e atendimento ao cliente com os Ideatores.

POSTS RELACIONADOS

Mais posts do nosso blog



VEJA TODOS OS POSTS DO BLOG

CONTATO

Vamos planejar juntos?








+55 16 3877.6480

Rua Marcos Markarian 1025 conjunto 705 - 706
Jardim Nova Aliança 14026-583
Ribeirão Preto São Paulo Brasil

VEJA COMO CHEGAR

Agência de Propaganda, Comunicação, Marketing Digital, Branding e Website em Ribeirão Preto

Rua Marcos Markarian 1025
conjunto 705 - 706

SERVIÇOS

MARKETING DIGITAL

Gere e desenvolva leads. Seja melhor ranqueado pelo Google. Aumente o tráfego no seu site. Atraia clientes através de conteúdo relevante.

INBOUND MKT
CONTEÚDO
BLOG E REDES SOCIAIS
ADWORDS
EMAIL MARKETING

PORTFOLIO

Roge | Catálogo de produtos | Catálogo de produtos impresso com o portfólio de produtos e marcas comercializadas pela distribuidora no ano de 2017.
Roge
[Catálogo de produtos]

Catálogo de produtos impresso com o portfólio de produtos e marcas comercializadas pela distribuidora no ano de 2017.








Agência Certificada CENP HubSpot Platinum Agência Associada Sinapro