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O mundo das hashtags

A escolha do termo correto pode trazer ótimos resultados para a sua campanha.

09/10/2014 as 16:25:00

Por definição, a palavra hashtag foi criada para facilitar a busca de mensagens e encontrar interesses específicos, organizando os assuntos discutidos e citados pela internet. Ela é composta pelas palavras-chave do assunto antecedidas pelo “jogo da velha” - # (ou sustenido, como é o seu nome correto). As hashtags viram links dentro da rede, indicando um direcionamento para os mecanismos de busca, como o Google. Com isso, a pessoa pode clicar nela para obter acesso às informações atribuídas.

Como exemplo, durante a Copa do Mundo no Brasil, as pessoas que estavam no estádio e falavam sobre o evento ou citavam qualquer informação a respeito, incluíam no seu texto a hashtag #worldcup. Clicando nela, o usuário teria acesso a tudo que estava sendo falado na rede social sobre a Copa. Cada um dos times também tinha sua representação, como a Alemanha (#GER) e a Argentina (#ARG). Conhece o Trending Topics do Twitter? Ele nada mais é do que a organização das hashtags de acordo com a quantidade que são publicadas em cada tweet.

Quando uma marca cria ou escolhe uma hashtag, ela tem que levar em consideração como a mesma irá se propagar pelo mundo da internet. Juntar duas ou mais palavras pode complicar a leitura e a identificação do assunto a ser passado. Com um uso quase automático de quem está nas redes sociais, ter a hashtag certa com a palavra certa, pode gerar um aumento considerável de engajamento, como no caso da Copa do Mundo. Sua utilização é uma ótima ferramenta para promover um evento. Criou um curso imperdível de bolos para casamento? Hashtag nele!

O monitoramento fica mais fácil e consequentemente a visualização do seu retorno também. Segundo a Buzzmonitor, numa pesquisa realizada com algumas campanhas publicitárias que utilizaram a hashtag como forma de proliferação, notou-se que a utilização dela se deu mais de acordo com o conceito adaptado às situações cotidianas do que a peça publicitária em si. Novamente, promovendo um possível aumento no engajamento de marca através de um conceito e hashtags bem elaboradas.

As hashtags estão evoluindo. Algumas empresas, como a Amazon americana já as utilizam como forma do cliente escolher o seu produto. No Twitter, ela especifica o produto e o usuário só precisa postar a hashtag dele e aguardar o código de confirmação. A empresa tem um prazo de 15 minutos para postar o código novamente e finalizar o pedido.

Atualmente, tanto no Facebook, Twitter, Instagram e em outras redes sociais, a utilização da hashtag se proliferou. São de todos os tipos e de quantidades infinitas. Para exemplificar, atualmente uma fanpage do Facebook chamada São Paulo City incentivou através de uma postagem a utilização da hashtag #saopaulocity, um projeto denominado FEITO POR TODOS, onde as pessoas que tirarem fotos na cidade de São Paulo deverão utilizar essa hashtag em suas postagens. O resultado são inúmeras fotos de vários lugares da cidade, incluído, é claro, as tão famosas selfies (foto da própria pessoa).

Espero que tenha gostado. #ficaadica

Tags

hashtag
twitter
publicidade
marketing digital
redes sociais
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Luciana Alves de Souza

Luciana Alves de Souza [Projetos Web]

luciana@ideatore.com.br

Publicitária com especialização em Estratégias Digitais, Redes e Mídias Sociais, viciada em internet, hiperativa e ligada no 220v. Ávida por notícias e informações do mundo digital, gosta de frases, sendo uma das preferidas: "Feito é melhor que perfeito", de Sheryl Sandberg.

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