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Por que ter um blog é fundamental para o seu negócio

Veja os benefícios, estatísticas e os pontos mais importantes sobre o trabalho criativo com blogs.

25/09/2014 as 16:15:00

Não é suficiente apenas “ter” um blog. Para ver resultados, é preciso que ele também seja considerado como um foco para a empresa, no mesmo patamar que outras campanhas de peso. É preciso que o trabalho seja realizado por especialistas em Inbound Marketing, normalmente uma equipe, que possa debater e adequar as melhores estratégias para cada tipo de público e perfil institucional. Seguindo à risca seu objetivo final, converter leitores em clientes e trazer uma retorno a médio ou longo prazo para a empresa é fundamental.

Além destes dados, criamos a lista abaixo com mais informações para o sucesso da sua estratégia de marketing inbound. Confira:

1. O conteúdo precisa ser relevante
Um dos maiores erros dos blogs empresariais é falar em tom de propaganda, ou sobre coisas que você acha interessante. Esse não é o foco. É preciso falar sobre o que o cliente quer ouvir. Apresentar novas tendências, responder dúvidas, informar sobre o mercado que a empresa atua, direcionando-o indiretamente para soluções oferecidas, sem tentar persuadí-lo a comprar alguma coisa de forma explícita.

2. É preciso estar nas mídias sociais, mas não apenas nelas
As mídias sociais são uma ótima ponte de contato entre as empresas e seus clientes, com um grande alcance e visibilidade. No entanto, elas não podem ser utilizadas para a publicação de todo o conteúdo. O objetivo é utilizá-las para publicar posts atrativos para que o público-alvo se interesse pelo tema, clique e seja direcionado para o blog.

Isso porque o blog funciona como a base de todo o conteúdo produzido, por facilitar a organização e ser uma plataforma central, permitindo que o cliente explore outros artigos e temas que jugar interessantes. Além do mais, apresenta uma maior quantidade de informações sobre a empresa.

3. É preciso gerar “leads”
Ter um blog de sucesso significa que ele é capaz de trazer bons resultados para a empresa, ou seja, consegue converter leitores em “leads” - pessoas que disponibilizam seus dados para aquisição de um material avançado no assunto - e posteriormente, converter “leads” em novos clientes, conduzindo o público-alvo para níveis mais profundos do Funil de Vendas.

Por isso, os artigos publicados são sempre acompanhados por links “inbound”, que levam a esses leitores possibilidades de se aprofundar no assunto baixando um conteúdo mais completo em troca de informações como e-mail, empresa, ou cargo, por meio de um breve questionário nas famosas “landing pages”. Esses dados são essenciais para a empresa conseguir dar andamento na estratégia e precisam ser muito bem administrados.

4. Atualização e frequência são a alma do negócio…ops! Do blog
Não adianta ter um conteúdo de qualidade se não for publicado com periodicidade. Como pode ser visto no gráfico, publicações constantes realmente são responsáveis por atrair mais clientes. Isso porque elas estimulam o leitor a acessar o blog com regularidade, além de viabilizar a exposição de uma maior quantidade de conteúdos de forma atrativa e mais informações relevantes sobre a empresa.

5. Criar uma rotina é importante para fidelizar leitores
Se o conteúdo realmente for bom, não vão faltar leitores. Mas para garantir usuários assíduos é preciso ter um padrão e regularidade de postagens, incentivando a busca pelo blog com a certeza que um conteúdo novo foi publicado. Por exemplo, deixar claro que todo dia às 10h vai ter um artigo novo. Outra opção seria a de fornecer temas para os dias da semana, como para um blog de tecnologia: segunda-feira é o dia de “Novas Tendências”, terça-feira, o das “Dúvidas Frequentes”, e assim por diante.

6. Utilizar keywords de maneira correta
As keywords são as palavras-chave que direcionam sua publicação para as buscas orgânicas dos sites de pesquisa, por isso, atenção. Para escolhê-las é preciso englobar tudo o que o texto trata, mas mantendo o foco. É tentador colocar uma infinidade de palavras para aumentar o número de visitas, mas não é disso que o blog precisa. A principal prioridade de um blog que deseja ser referência é acertar a audiência, ou seja, usar as keywords mais específicas faz parte desse processo.

Além disso, o uso correto de keywords aumenta o SEO do blog, ou seja, a posição do link nos resultados dos sites de busca. Por isso, se o seu post está marcado com uma grande quantidade de palavas-chave, é bem provável que ele apareça mais vezes em buscas gerais, mas não significa que terá uma boa taxa de conversão. Pelo contrário, se o blog for encontrado em buscas muito abrangentes, a chance de não atender o objetivo do usuário é bem alta, então de nada adianta para a empresa.

7. É importante interagir com os leitores
O blog foi criado justamente para aproximar a empresa de seus clientes. Então, não estamos te contando nenhum segredo, mas é importante lembrar: as empresas precisam responder seus leitores. Seja quando postam dúvidas nos comentários ou mandam mensagens direcionadas. É um sinal de confiança do leitor, então não podemos deixar passar essa oportunidade. Pensando nisso, permita que a resposta possa ser vista por outros leitores, para evidenciar esse relacionamento.

8. O visual também importa
Manter o visual limpo e atrativo faz a diferença. É preciso proporcionar uma leitura agradável, sem muitos botões e insistentes opções de compartilhamento, que desviam a atenção do leitor. Assim como utilizar imagens de alta qualidade e ter um layout moderno também são pontos importantes, pois passam uma ideia de maior profissionalismo e credibilidade.

Um bom exemplo é a tendência de layout minimalista, em alta hoje em dia. Seguindo padrões como o da Apple ou do Google, que de forma simples e sofisticada conseguem entregar tudo o que o usuário busca.

9. Endereço do site
A intenção é que o blog passe a ser acessado diretamente por seus fiéis leitores, então temos que facilitar essa vontade. É preciso ter um endereço de site claro e fácil de ler, para que seja mais lembrado pelos usuários. Não é indicado colocar muitas abreviações ou nomes longos.

Conclusão

O blog não é apenas um canal ou uma tecnologia, é uma estratégia de negócio.

Provavelmente neste momento você já deve estar convencido da importância de ter um blog, como ele pode alavancar os resultados de uma empresa e o que deve ser feito para alcançar o sucesso. A chave do sucesso de um planejamento é conhecer um pouco do seu público, criando o conteúdo de forma clara e objetiva. Talvez seja a hora de chamar uma agência. ;)

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Ana Laura

Ana Laura [Content Trainee]

analaura.coffani@ideatore.com.br

Estudante de administração na FEA-RP/USP, tem muito interesse na área de marketing. Aproveitou as férias para fazer um estágio e decidiu ficar para aprender mais sobre produção de conteúdo, comunicação para eventos e atendimento ao cliente com os Ideatores.

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