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10 mandamentos de um bom produtor de conteúdo

20% dos internautas brasileiros buscam conteúdos novos e exclusivos para aprender mais online. Veja como satisfazer a sede de conhecimento dos seus leitores.

12/09/2014 as 16:20:00

O redator - ou produtor de conteúdo - tem um papel importante na solidificação da marca, desde o conteúdo que veicula a imagem da empresa e constrói relações com o cliente, até a geração de leads para a empresa. Ele deve trabalhar suas fraquezas textuais, maximizando a coesão e coerência dos textos para desenvolver conteúdos que atinjam os objetivos estabelecidos pelo planejamento de marketing, priorizando sempre a qualidade em blogs, sites e redes sociais. Isso trará maior credibilidade tanto para o profissional, que se atém aos erros antes de cometê-los, como para a empresa, que ganhará pontos com o consumidor pelo seu empenho em trazer algo de alto nível. E para você que é criativo, comprometido com seu trabalho e cheio de vontade, confira aqui os 10 mandamentos para você ser um ótimo redator e chamar mais atenção na internet:

1- Identificarás o público alvo
Antes de começar escrever qualquer coisa, é indispensável identificar o público-alvo e suas particularidades. Assim você será capaz de achar assuntos úteis para ele, escolhendo a linguagem adequada. Este é apenas o primeiro passo, mas um dos mais importantes ao promover seus textos da melhor forma nas diferentes plataformas.

2- Estudarás o assunto com afinco
Não basta ler um conteúdo já publicado em outros sites. Para dominar um assunto é necessário buscar o “algo a mais”, lendo livros, revistas, ou tudo o que você puder achar para enriquecer seus conhecimentos. Caso fale outras línguas, não hesite em acessar fontes estrangeiras para diversificar as informações. Use sua expertise para ser o diferencial que o cliente busca. Não se esqueça da parte da inovação ao fazer a curadoria do conteúdo! Reorganize as informações e escreva um conteúdo exclusivo. Jamais corra o risco de copiar o conteúdo de alguém. Um deslize como esse é o suficiente para sua reputação estar integralmente comprometida.

3- Pensarás no título várias vezes
O titulo é o que chama atenção do seu leitor, então não subestime a sua importância! Trabalhe bem esta chamada, que deverá ser curta, objetiva e atraente. Para isso, é fundamental não expor nem muito do texto nem pouco demais, despertando a curiosidade do internauta. Todo o conteúdo de uma maneira geral, mas principalmente o título - que é justamente o que fará o leitor clicar no seu link - deverá mostrar a relevância do conteúdo, seduzindo o leitor.

4- Contarás uma história ao seu leitor
Produzir um conteúdo de qualidade vai muito além da simples transcrição das informações. Seja um mágico transformando fatos em histórias cativantes e relevantes, atraindo e envolvendo o leitor em jogo de emoções, trazendo um texto concreto e eficaz. Busque o máximo de estatísticas, dados e enriqueça seus textos de forma a contar uma história completa. Ter um começo, um meio e um fim, é mais que uma obrigação. É a sua arte. Apaixone-se por cada um de seus contos.

5- Não esquecerás a sua alma artística
Produzir conteúdo não é apenas uma produção textual/tipográfica. Agregue valor usando imagens, vídeos, infográficos que transmitam a mensagem de uma forma direta e minimalista. Uma imagem vale mais do que mil palavras! Ache um tempo para buscar ilustrações legais, relaxando a sua mente e liberando a sua criatividade ao mesmo tempo. Neste momento, vale usar um brainstorm pessoal para trazer à tona o que representará melhor a sua mensagem.

6- Dominarás as singularidades de cada rede social
Antes de postar qualquer conteúdo nas redes sociais, é primordial entender as diferenças entre elas. De fato, cada rede se comunica com um tipo de público. E como dito anteriormente: saiba onde ele está, para depois definir como conversar com ele. Adaptar a linguagem para cada rede social é uma etapa chave para atingir o target, estabelecer relações de proximidade e lealdade. Afinal, o que você busca sempre será cliques e resultados. Cative-o da maneira correta para que ele retorne sempre.

7- Ficarás mais atento aos acontecimentos
O mundo está em mudança constante, e você tem acesso às informações e acontecimentos dentro do seu setor, seja pelo smartphone, tablet ou computador, a qualquer minuto do dia ou da noite. Fique atento e seja interessado pelo que acontece ao seu redor, dentro e fora do seu ambiente. Pesquise a concorrência e veja como ela se comporta e faça uma análise para ver quais seus pontos positivos e negativos em relação à ela. Assim ficará mais fácil de apresentar uma imagem positiva da sua empresa. O que você quer passar para os internautas?

8- Respeitarás o calendário e terás boa periodicidade
Ser um bom produtor de conteúdo requer organização e habilidades pessoais, mas também reflexão e a criação de um time engajado. Estabelecer um plano com a periodicidade correta, atribuindo pessoas certas para tarefas específicas é um ponto indispensável para garantir a regularidade, a diversidade e a qualidade das postagens.

Seu calendário não pode atrasar, em hipótese alguma! Então lembre-se de planejar muito antes de começar as postagens.

9- Controlarás o seu palhaço interior
Produzir conteúdo é um exercício criativo que convida em alguns casos o humor. No entanto, saiba usá-lo na hora certa!

Ao atender um cliente, mantenha sua postura textual igualmente séria. Para ser levado à sério, é preciso respeitar os prazos, cumprir com o planejamento estratégico e saber se impor quando seu texto estiver correto, igualmente quando admite suas falhas.

10- Aprenderás com teus erros
Ser um bom redator não necessariamente significa atingir um sucesso imensurável a cada postagem. Mesmo com um talento incrível e um domínio perfeito das ferramentas, errar é possível, além de ser humano. Saber corrigir o erro com velocidade e tentar não cometê-lo outras vezes é uma ótima qualidade. Aprenda a corrigir e a ter humildade, que você aprenderá ainda mais a cada dia!

Agora, é hora de escrever. Boa sorte!

Tags

produção de conteúdo
internet


Camille Guelfucci

Camille Guelfucci [Content Trainee]

Estudante francesa, está realizando estágio em produção de conteúdo na Ideatore depois de um semestre estudando na FEA/USP. Cheia de vontade para aprender mais sobre marketing digital e planejamento de mídias sociais.

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