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Glossário Ideatore

Fique por dentro dos termos mais usados no mundo publicitário.

03/09/2014 as 16:15:00

O mundo publicitário trabalha com um vocabulário à parte. Por isso pode ser difícil para quem está entrando na área agora ou em contato com uma agência se acostumar com essa expressões diferentes.

Para você entender melhor essa linguagem, criamos o Glossário Ideatore: uma lista com termos, siglas e expressões mais utilizadas na área.

Quer conhecer mais sobre algum termo?

Confira abaixo os termos mais utilizados:

Alcance

Quantidade de pessoas atingidas pela programação de mídia, pelo menos uma vez, durante uma uma campanha.

All Type

Anúncio em qualquer formato (jornal, revista, outdoor, entre outros) impresso apenas com frases escritas, sem ilustração.

Arte-Final

Ilustração em formato definitivo, pronta para ser produzida.

Arquivo Aberto

Arte enviada em formato editável em programas específicos, como o Photoshop, Illustrator ou CorelDraw.

Arquivo “em alta”

Arte em alta qualidade para impressão.

Arquivo “em baixa”

Arte em baixa qualidade para impressão ou visualização na tela.

B2B: Business to Business

Negociações e comércio entre empresas. Empresa vendendo para empresa, não para um consumidor final.

B2C: Business to Consumer

Negociações e comércio entre uma empresa e seus consumidores finais. Quando as principais atividades da organização são direcionadas para o público que irá de fato utilizar o produto ou serviço e não comercializá-lo.

Bellow the Line

Em inglês: embaixo da linha, referente a linha dos olhos. Tudo que não está na mídia de massa e tem o objetivo de criar uma maior aceitação do público por não parecer uma propaganda, feita de forma criativa.

BG (Background)

1. Música de fundo de uma locução falada em um comercial de rádio.
2. Locução feita em um comercial em que a pessoa que fala não aparece.
3. Imagem de fundo de uma arte ou vídeo.

BLIMP

Material inflável de grande dimensão usado em ambientes abertos e amplos, com mensagens e imagens, normalmente alimentado por gás hélio. Muito utilizado em shows e feiras de exposição.

Bisemana

Duas semanas seguidas em que o tempo de comercialização de outdoor é nogociado.

Briefing

É a base do processo de planejamento de uma campanha. Um documento que contém todas as informações necessárias para o desenvolvimento da campanha: a situação da marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingí-los.

Brainstorm

Em inglês: tempestade de ideias. Consiste em uma técnica para estimular a criatividade individual ou em grupo, em que uma grande quantidade de ideias são lançadas, sem nenhuma restrição, para não desestimular o processo criativo. Depois é feita uma seleção das melhores ideias para execução.

Break

Intervalo comercial, no rádio e na televisão.

Budget

Orçamento, em inglês. Geralmente utilizado para definir a verba disponível para uma determinada campanha ou período de tempo, incluindo produção e mídia.

Case

Um caso de sucesso para ser divulgado.

Chapado

Trabalho gráfico com fundo uniforme de uma única cor.

Circulação

Exemplares de um jornal ou revista efetivamente distribuídos ou comprados.

Clipping

Agrupamento de todo o material impresso, de rádio ou TV com notícias sobre determinado assunto, empresa, pessoa ou marca.

Cobertura

Área geográfica ou segmento da população atingido por determinado veículo. A cobertura de uma revista pode ser dada pelas cidades que ela é distribuída, ou pela quantidade de leitores.

Clean

Um visual sem muitas informações e cores.

CTA: Call to Action

Do inglês “chamar para ação”. É uma ferramenta de marketing que induz o público-alvo a uma reação imediata. Em marketing on-line é uma área em que o cliente é atraído por outros conteúdos, mas para acessá-los é preciso fornecer informações como e-mail ou outros dados úteis para a empresa.

CPM: Custo por Mil

Valor normalmente negociado em mídias de massa, como jornais e revistas. Referente ao custo para atingir mil consumidores através daquele veículo, espaço ou programação de mídia. Esse custo é calculado pelo custo de inserção do anúncio ou comercial x 1.000/número de leitores, ouvintes ou telespectadores.

Deadline

Prazo limite ou final, em inglês. Utilizado para definir o prazo máximo para a realização de qualquer tarefa publicitária.

Design

Ferramenta de marketing que trabalha com a parte visual do trabalho, formas, traços e cores.

Diagramação

1. Divisão e ordenação do espaço de uma página, cartaz ou outra peça gráfica entre imagens e textos.
2. Ordem da publicação de matérias e anúncios em uma revista ou jornal.

Display

Peça promocional para exibição de um produto no ponto de venda, apresentando uma mensagem publicitária.

E-mail Marketing

Utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto. Muito efetivo para avaliação do retorno gerado através de relatórios e análises gráficas, gerando campanhas cada vez mais otimizadas e dinâmicas.

Espelhado

Em mídia, designa anúncio em uma página anterior ou posterior a outra que também tem uma mensagem publicitária.

Inbound Marketing

Campanha realizada em sua maioria on-line (através de blogs, newsletters, sites, entre outros) para aproximar o cliente da marca. Atraindo a atenção do cliente com conteúdos relevantes, e não apenas propaganda. Também é de fácil mensuração e avaliação de sua efetividade e alcance.

Família

Termo utilizado para definir um grupo de produtos semelhantes, com funções complementares ou parecidas, tamanhos diferentes, e outras peculiaridades entres eles.

Feedback

É uma resposta a uma ação. Em comunicação, todo e qualquer retorno do público-alvo à comunicação feita pela empresa, seja através de pesquisa, de um mecanismo de resposta (cupom, telefone, etc.) ou de forma espontânea.

Fonte

Em artes gráficas, o nome e o formato em que o texto é escrito.

Formato

Dimensões e forma de um anúncio ou peça gráfica, tempo e tipo de um comercial de rádio, TV ou cinema.

Folder

1. Folheto publicitário elaborado em uma única folha, com uma ou mais dobras.
2. Anúncio de revista com uma ou mais dobras.

Folheto

Peça publicitária gráfica com uma ou mais folhas.

Funil de Vendas

Ferramenta de gestão de vendas utilizada para acompanhar os estágios de um processo de vendas. Ótimo para gerenciamento de equipes e previsões de fechamento de novos negócios.

Gôndola

Prateleira de supermercado, na qual estão expostas as mercadorias para o consumidor fazer sua seleção.

GRP / IBOPE

Abreviação de Gross Rating Point.
1. Soma total da audiência obtida por uma campanha ou programação.
2. Unidade de audiência (1 GRP eqüivale a 1% de audiência total do canal).

Heavy User

Usuário pesado, em inglês. Em marketing, termo utilizado para designar os principais consumidores de um produto.

Identidade Visual

Padrão de símbolos e cores que identificam uma empresa ou marca, como visual de embalagem e de propaganda e outras comunicações. Logotipo e logomarca, papelaria, formas, e outros.

Imagem Coporativa

Conjunto das percepções em relação a uma empresa, tanto junto a seus consumidores quanto o mercado como um todo. Uma visão relacionada com a comunicação, objetivos, postura diante do mercado, produtos fabricados ou serviços prestados, qualidade desses produtos/serviços, contemporaneidade, etc.

Inserção

1. Quantidade de vezes que o anúncio ou comercial foram veiculados. Por exemplo: foram feitas 3 inserções na rádio da cidade.
2. Ato de veicular qualquer peça publicitária nos veículos.

Jingle

Mensagem publicitária para rádio na forma de música em que se canta a mensagem desejada.

Mailing / Mailing List

Lista de correio, em inglês. Relação de nomes, endereços, e-mails e dados adicionais de consumidores e prospects, para realizar ações de marketing direto.

Mala Direta

Mensagem publicitária ou de marketing direto enviada pelo correio ou e-mail.

Marketing Direto

Ferramenta de marketing e de comunicação de marketing utilizada para estabelecer o relacionamento direto entre as empresas, seus consumidores e prospects.

Mock-Up

Simulação digital ou 3D de um produto ou embalagem, utilizado para produção fotográfica ou avaliações.

Newsletter

Peça gráfica, na forma de uma carta ou pequeno jornal, com estilo editorial, utilizada como veículo de comunicação publicitária e de relações públicas.

Pantone

Padrão mundial de cores muito utilizado em artes gráficas como referência para impressão.

PB

Abreviação de preto e branco.

PDV

Ponto de Venda. Local e espaço onde o produto é comercializado.

Portfólio

1. Conjunto de marcas, produtos e serviços de uma empresa.
2. Conjunto das contas de uma agência, produtora, fornecedor ou profissional.
3. Conjunto dos títulos de uma editora e de programas de uma emissora de rádio e TV.

Veiculação

Divulgação ou publicação de uma arte ou peça publicitária.

Prospect

Potencial consumidor de determinado produto ou serviço, se devidamente motivado. Também chamado Cliente Potencial.

Prova

1. Em artes gráficas, a impressão manual e limitada do fotolito, para analisar se ele está correto e ter uma visão prévia de como será o resultado final. No caso dos trabalhos em cores, além da prova com todas as cores utilizadas, há uma prova de escala com cada cor utilizada, que serve de guia para a impressão.
2. Esboço de spot ou jingle, para aprovação de uma idéia criativa, letra e música e para servir de guia para a produção.

Sampling

Amostragem, em inglês. Ferramenta de marketing e comunicação de marketing que leva mensagens publicitárias e amostras de produtos e prospects, de forma a motivar sua experimentação.

Share of Marketing

Participação de mercado. Porcentagem do mercado total ou de um segmento que uma empresa ou marca detenha.

Share of Mind

Participação na cabeça do consumidor ou lembrança da marca. Ou seja, percepção do share-of-market de uma empresa ou marca.

Share of Voice

Participação no volume total de propaganda veiculada. Percentagem de toda a comunicação com o mercado ou segmento que uma empresa ou marca detenha.

Slogan

Frase tema de uma campanha ou marca, que procura resumir e definir seu posicionamento.

Spot

Mensagem publicitária de rádio, feita por uma locução simples ou mista (duas ou mais vozes), com ou sem efeitos sonoros e uma música de fundo.

Tabela

Relação de preços dos espaços de um veículo ou de honorários de uma agência, produtora ou fornecedor.

Target

Público-alvo da empresa, ou seja, o foco da campanha publicitária.

Teaser

Fase preliminar ou pré-campanha que possui a finalidade de despertar a curiosidade do público sem revelar do que se trata. Costuma ser aplicada em um curto período de tempo, (entre 7 e 10 dias), e depois é complementada pelo restante da campanha.

Testeira

Estrutura colocada no alto de displays ou gôndolas no ponto de venda que contém algum elemento que identifica o produto ou outra mensagem.

Vazado

Texto branco sobre fundo preto ou cor chapada.

Veículo

1. Denominação de qualquer empresa de comunicação, como editoras, emissoras, exibidoras de outdoor, etc.
2. Empresa individual de cada meio de comunicação, como o canal ou a rede de TV ou rádio, a editora de jornais e revistas, etc.
3. Área da propaganda que agrupa os veículos de comunicação.

Vinco

Conformação feita por pressão sobre o papel ou papelão, para permitir seu dobramento.

Woobler

Também conhecido como "pescador", é um material de pequeno porte que possui uma haste com fita adesiva em sua extremidade. Deve ser colocado na gôndola com a finalidade de chamar a atenção do consumidor para um novo produto, promoção ou preço.

[Atualizado em 12/05/2015]

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