Preload

Os erros da otimização de websites

Veja os erros mais comuns na otimização de um website para buscadores.

30/10/2014 as 16:10:00

Sua empresa pode estar no céu ou no inferno da internet.

Calma, vou explicar isso melhor: O céu é a primeira página dos motores de busca (Google, Bing, Yahoo) e o inferno é da segunda página em diante. Você conhece alguém que já navegou pela segunda e terceira páginas de um buscador? Deve dar para contar nos dedos da mão, pois pessoas assim são raras. Hoje em dia o ser humano está muito imediatista e se ele não encontrar o que procura na primeira página da busca, fará uma nova busca e não navegará pelas páginas seguintes. Isso acontece com mais frequência do que você imagina.

Com o cenário descrito acima, começa a passar um filme de terror na sua cabeça. "Quer dizer que se eu não estiver na primeira página não serei visto na internet?" Sim, mais ou menos isso. Existem pessoas que navegam pelas páginas das buscas para encontrar o que procura, mas a maioria faz como a pessoa descrita acima, simplesmente refaz a pesquisa.

O que fazer para estar na primeira página do Google?

Vou te dar a resposta que todos os profissionais já sabem: você deve fazer conteúdo. Mas entenda por conteúdo, algo com qualidade textual e gráfica. Vejo muitas empresas, principalmente e-commerce, usando o conteúdo de forma errada. O que era para ajudar acaba prejudicando, e muito. Os motores de busca possuem algoritmos avançados e identificam mais problemas hoje com a página do que antigamente.

Erros mais comuns do SEO onsite

Semântica
O HTML5 trouxe como um dos maiores benefícios a semântica do código, pois antes do HTML5 todo o código de uma página era desenvolvido com as tags DIV (divisor), que apenas identificam uma divisão na página. Com o HTML5 vieram novas tags com semântica. Hoje temos: HEADER (cabeçalho), NAV (navegação), FOOTER (rodapé), ARTICLE (artigo), ASIDE (barra lateral), HGROUP (grupo de título/subtítulo), etc.

Ausência de Tags
Os buscadores, mesmo antes do HTML5, identificam as tags no código do seu website e usam as mesmas para identificar qual texto possui mais peso que outro, principalmente os títulos que são colocados entre as tags H1 até H6. Muitos projetos na internet não possuem essas tags de títulos e alguns chegam a ter tags conflitantes. Sendo H1 o mais importante texto de uma página, ela não pode ter outro H1.

Conteúdo Pobre
Outro erro bastante comum num projeto de internet é a ausência de conteúdo ou o conteúdo pobre. Seja textualmente ou graficamente falando. Um usuário não vai comprar seu produto ou contratar seu serviço se você não tem as informações necessárias para isso em seu website.

Conteúdo Duplicado
Esse é o principal erro cometido pelas empresas na internet quando se trata de geração de conteúdo. Muitas empresas cometem o erro de copiar descritivos de produtos e até fotos da concorrência, por pura preguiça ou por uma economia boba. Sim, boba, muito boba. A verba economizada não é nem 10% do que ele deixa de vender pela internet se tivesse um conteúdo exclusivo. Quando um texto é copiado de um website para ser colocado em outro, os motores de busca identificam a cópia e punem o website que está fazendo isso, nesse caso, o seu.

Esses casos descritos acima são os principais erros cometidos num projeto na internet. E estes fazem com que seu projeto não seja bem ranqueado nos motores de busca. Fique atento, pois o erro é penalizado nos motores de busca e seu website pode ir do céu ao inferno. Basta cair para a segunda página dos resultados.

Tags

website
seo
search engine optimization
google
bing
yahoo
otimização de website


Gomes

Gomes [Full-Stack Developer Senior]

gomes@ideatore.com.br

Eleito melhor Twitter de Design em 2011 pelo Shorty Awards em NY e 2º melhor desenvolvedor para Twitter pelo B2B Twiiter Of The Year. Prêmio de Talento Criação e Prata na categoria Website Institucional em 2005; Talento Webdesign e Prata na categoria Website Entretenimento em 2009 pela APP Ribeirão Preto. 3x Ouro em Email Marketing (2003, 2004, 2005) entre outros. Bronze no 14º Prêmio Recall de Criação Publicitária na categoria Website Entretenimento. Acha que é possível programar um mundo melhor.

POSTS RELACIONADOS

Mais posts do nosso blog



VEJA TODOS OS POSTS DO BLOG

CONTATO

Vamos planejar juntos?








+55 16 3877.6480

Rua Marcos Markarian 1025 conjunto 705 - 706
Jardim Nova Aliança 14026-583
Ribeirão Preto São Paulo Brasil

VEJA COMO CHEGAR

Agência de Propaganda, Comunicação, Marketing Digital, Branding e Website em Ribeirão Preto

Rua Marcos Markarian 1025
conjunto 705 - 706

SERVIÇOS

MARKETING DIGITAL

Gere e desenvolva leads. Seja melhor ranqueado pelo Google. Aumente o tráfego no seu site. Atraia clientes através de conteúdo relevante.

INBOUND MKT
CONTEÚDO
BLOG E REDES SOCIAIS
ADWORDS
EMAIL MARKETING

PORTFOLIO

Comstor - Webgame - Quiz | Quiz | Quiz desenvolvido para a Copa Comstor. Tanto a programação quanto o conteúdo de perguntas e respostas foram desenvolvidos pela Ideatore. http://www.copacomstor.com.br
Comstor - Webgame - Quiz
[Quiz]

Quiz desenvolvido para a Copa Comstor. Tanto a programação quanto o conteúdo de perguntas e respostas foram desenvolvidos pela Ideatore. http://www.copacomstor.com.br








Agência Certificada CENP HubSpot Platinum Agência Associada Sinapro