Preload

Conversão, a métrica mais importante de todas

Esqueça os acessos no seu website, o importante é converter!

01/07/2014 as 15:46:48

Trabalho com desenvolvimento para internet desde 1996, quando fiz meu primeiro website, para uma central de rádio táxi aqui de Ribeirão Preto. De lá pra cá, muita coisa mudou. A tecnologia evoluiu e a programação seguiu o mesmo caminho. Novas linguagens de programação surgiram para ajudar no desenvolvimento de websites. Elas permitiram uma gama enorme de serviços online, que até então não eram vislumbrados pela maioria das empresas. Um desses serviços online que mais chamou a atenção de todos foi a mensuração. Na internet, diferentemente do mundo real, é possível mensurar cada acesso, clique, tempo de permanência e até mesmo o caminho que o mouse do usuário fez na sua página.

Esses novos serviços de mensuração de dados na internet trouxeram um monte de relatórios, tabelas, gráficos e dados estatísticos para o alcance de todos.

Quando um profissional de marketing poderia imaginar o cenário de lançar sua campanha e acompanhar em tempo real? Hoje isso é possível. Há serviços na internet que permitem o acompanhamento em tempo real dos acessos ao seu website.

De todas as informações que esses serviços disponibilizam para as agências e empresas, a informação que mais chama atenção de todos que tem acesso aos relatório é o Número de Acessos. Esse é considerado por muitos como a informação mais importante fornecida pelos serviços de mensuração, mas essa não é o mais importante delas. Esse número de acessos do website apenas mascara o dado mais importante para a empresa: A Conversão.

Um e-commerce está na internet para vender produtos e não para ser acessado. Partindo desse princípio, a conversão de um e-commerce é a venda online. Se um usuário acessa o website, navega por ele e abandona o mesmo sem comprar nada, esse usuário não converteu. Ou trocando em palavras mais simples: o e-commerce não atingiu o objetivo, que era vender. Agora você deve estar se questionando: o que isso tem a ver com a sua empresa, já que seu site é institucional e não um e-commerce? Mesmo websites institucionais possuem conversão. Pode ser que você não esteja enxergando, mas ela está aí, bem na sua frente: a conversão de um website institucional é o contato.

Se você tem um website publicado na internet, mostrando seus serviços e qualificações, e ninguém faz contato com você pelo formulário dele, é sinal que seu website tem deficiências e não está convertendo. Entre termos 10000 acessos e 10 conversões, é preferível possuírmos 10 acessos para 1 conversão.

Uma taxa de conversão de 10x1 é infinitamente mais significante do que a de 10000x10. Pois na relação 10x1 o seu percentual foi de 10% de conversões sobre o número de visitantes. No segundo caso, na relação de 10000x10 o seu percentual foi de 1% de conversões sobre o número de visitantes. Prefira sempre ter menos visitantes e mais conversões.

Website que não converte precisa ser reformulado, pois algo está errado e não está permitindo que o usuário converta. Pode ser erro de programação, erro de usabilidade, de UX (experiência do usuário), entre tantos outros. Vejo muitas empresas investindo verbas altas em links patrocinados, mas que possuem deficiência na hora da conversão, seja por um formulário ou botão mal posicionados, uma etapa a mais no processo de conversão e até mesmo por falta de usabilidade ou de uma melhor experiência do usuário.

Não adianta investir se não há conversão. Vamos converter?

Tags

métricas
conversão
analytics
e-commerce
usabilidade
ux


Gomes

Gomes [Full-Stack Developer Senior]

gomes@ideatore.com.br

Eleito melhor Twitter de Design em 2011 pelo Shorty Awards em NY e 2º melhor desenvolvedor para Twitter pelo B2B Twiiter Of The Year. Prêmio de Talento Criação e Prata na categoria Website Institucional em 2005; Talento Webdesign e Prata na categoria Website Entretenimento em 2009 pela APP Ribeirão Preto. 3x Ouro em Email Marketing (2003, 2004, 2005) entre outros. Bronze no 14º Prêmio Recall de Criação Publicitária na categoria Website Entretenimento. Acha que é possível programar um mundo melhor.

POSTS RELACIONADOS

Mais posts do nosso blog



VEJA TODOS OS POSTS DO BLOG

CONTATO

Vamos planejar juntos?








+55 16 3877.6480

Rua Marcos Markarian 1025 conjunto 705 - 706
Jardim Nova Aliança 14026-583
Ribeirão Preto São Paulo Brasil

VEJA COMO CHEGAR

Agência de Propaganda, Comunicação, Marketing Digital, Branding e Website em Ribeirão Preto

Rua Marcos Markarian 1025
conjunto 705 - 706

SERVIÇOS

DESIGN

Na criação de naming, desenvolvimento da marca e em qualquer situação em que o design seja pré-requisito, você pode contar com a Ideatore.

BRANDING
NAMING
EMBALAGENS
RÓTULOS
DISPLAYS

PORTFOLIO

Cisco | Hotsite | Hotsite para divulgação de campanha interna de vendas.
Cisco
[Hotsite]

Hotsite para divulgação de campanha interna de vendas.








Agência Certificada CENP HubSpot Platinum Agência Associada Sinapro