Preload

Seu website é responsivo?

Seu website precisa ser acessado de qualquer dispositivo, seja desktop ou mobile.

13/11/2014 as 15:35:00

Há 7 anos, a Apple começou uma revolução digital que mudaria a forma como as pessoas usam o computador e a Internet. Em 29 de junho de 2007 era lançado o iPhone, primeiro smartphone da gigante de Cupertino. Mas que revolução digital foi essa causada pelo simples lançamento de um telefone inteligente? Essa é fácil de responder. A partir daquele momento era possível navegar na Internet e ter processamento computacional na palma da sua mão. Todos poderiam ter e carregar um mini-computador com potência para processamento até mesmo de gráficos 3D. Até aquela data, o mais próximo que chegávamos de um computador de mão eram os Palmtops.

Mas o que tudo isso tem a ver com responsividade?
Naquele instante, era lançado juntamente com o iPhone um grande desafio para empresas, agências e desenvolvedores de websites. O desafio de fazer um website projetado para uma resolução de ecrã de aproximadamente 1280 pixels de largura por 800 pixels de altura (resolução de um MacBook na época). O próprio smartphone se encarregava de fazer o website se ajustar à resolução de tela do iPhone. Mas isso fazia com que o website aparecesse minúsculo, impossível de ler qualquer conteúdo textual.

Qual a solução para esse problema?
Desenvolver além do website, uma versão miniaturizada do mesmo, projetada para dispositivos com resoluções de tela menores. Mas isso gerava um custo adicional que as empresas e agências não estavam dispostos a arcar ou repassar para o cliente. Ficava inviável a produção de 2 projetos distintos, com a mesma finalidade, apenas para serem exibidos em resoluções diferentes.

@media-queries, a salvação
Para solucionar esse problema, a W3C (órgão que regulamenta o desenvolvimento na internet) lançou uma pacote de novidades para CSS que passaram a possibilitar que o desenvolvedor exibisse o website de diferentes formas, de acordo com a resolução de tela do dispositivo, seja ele um computador, notebook, tablet ou smartphone. Até mesmo para as modernas Smart TVs é possível configurar o CSS para que seja exibido de forma diferente, proporcionando uma melhor experiência do usuário.

Hoje em dia, website responsivo é mais que uma realidade, é uma necessidade. O Facebook possui mais da metade do seu tráfego vindo de celulares. Alguns websites que administro também mostram números aproximados dessa estatística, onde metade ou até mais da metade dos acessos são de dispositivos móveis. O usuário moderno não está mais sentado numa cadeira em frente ao computador, ele está na rua, em movimento, pode estar do seu lado no ônibus, metrô ou até mesmo no avião. Esse novo usuário é mais exigente em termos de design. E quando falamos aqui em design, não falamos apenas em estética, cores e formas. Falamos da experiência do usuário, o design de interação. Hoje o design deve ser centrado no usuário. Isso já é uma história para outro post.

Tags

website responsivo
website mobile
website celular
mediaqueries
design responsivo
ux


Gomes

Gomes [Full-Stack Developer Senior]

gomes@ideatore.com.br

Eleito melhor Twitter de Design em 2011 pelo Shorty Awards em NY e 2º melhor desenvolvedor para Twitter pelo B2B Twiiter Of The Year. Prêmio de Talento Criação e Prata na categoria Website Institucional em 2005; Talento Webdesign e Prata na categoria Website Entretenimento em 2009 pela APP Ribeirão Preto. 3x Ouro em Email Marketing (2003, 2004, 2005) entre outros. Bronze no 14º Prêmio Recall de Criação Publicitária na categoria Website Entretenimento. Acha que é possível programar um mundo melhor.

POSTS RELACIONADOS

Mais posts do nosso blog



VEJA TODOS OS POSTS DO BLOG

CONTATO

Vamos planejar juntos?








+55 16 3877.6480

Rua Marcos Markarian 1025 conjunto 705 - 706
Jardim Nova Aliança 14026-583
Ribeirão Preto São Paulo Brasil

VEJA COMO CHEGAR

Agência de Propaganda, Comunicação, Marketing Digital, Branding e Website em Ribeirão Preto

Rua Marcos Markarian 1025
conjunto 705 - 706

SERVIÇOS

MARKETING DIGITAL

Gere e desenvolva leads. Seja melhor ranqueado pelo Google. Aumente o tráfego no seu site. Atraia clientes através de conteúdo relevante.

INBOUND MKT
CONTEÚDO
BLOG E REDES SOCIAIS
ADWORDS
EMAIL MARKETING

PORTFOLIO

Construtora Urben | Anúncio de revista | Anúncio da campanha UP 200 Sumarezinho, um empreendimento da construtora Urben.
Construtora Urben
[Anúncio de revista]

Anúncio da campanha UP 200 Sumarezinho, um empreendimento da construtora Urben.








Agência Certificada CENP HubSpot Platinum Agência Associada Sinapro