Preload

O que é e onde usar um Teste AB

Entenda a simplicidade e importância dessa poderosa ferramenta do marketing digital.

07/08/2014 as 11:29:00

Tanto para iniciantes como para usuários avançados em marketing digital, o teste AB é uma ótima forma para categorizar leads para um mailing. Ou fazer com que os leads do seu mailing abram o e-marketing e cliquem no link que você disparou. Como assim?

Ok, vou explicar com calma para ficar mais fácil de entender.

O que é um Teste AB?

O Teste AB é uma variação de um mesmo conteúdo, podendo ser utilizado por diversas ferramentas. Se você possui um site por exemplo, pode criar duas páginas iguais com sutis diferenças (como a cor de um botão ou ausência de um campo de formulário, por exemplo) para testar qual tem efeito melhor.

E o que é ter um efeito melhor?

É fazer a pessoa clicar no seu link, ora bolas. O objetivo final de uma ferramenta de marketing digital sempre vai ser esse. Fazer o público interagir por algum motivo, clicar para baixar, comentar, replicar, compartilhar ou te fornecer informações de contato.

Em outro caso - o de um e-mail marketing, por exemplo - um título distinto de outro é o suficiente muitas vezes para saber qual será ou não aberto pelo target.

Onde posso utilizar?

• Landing Pages

Em uma landing page, diversos testes AB podem ser implementados e serem decisivos para quem está baixando seu conteúdo. O exemplo abaixo é apenas uma pequena parcela de muitos fatores que você pode analisar e estruturar.

Imagine que na página A você coloca em um formulário de preenchimento o endereço residencial do interessado, e na página B você não coloque. As duas devem estar online ao mesmo tempo, e serem visualizadas por pessoas diferentes. Para isso, a ferramenta que você irá utilizar na criação do teste designará metade do seu público para A, e a outra metade para B, automaticamente. É claro que você precisa ter um mailing de pessoas relativamente bom para ter uma margem melhor do efeito.

O resultado é simples: Uma das páginas (A ou B) terá mais cadastros efetivos (leads) do que a outra, apontando que a diferença - no caso a permanência ou ausência do campo no formulário - é mais efetiva. A ferramenta que você utilizar para proporcionar essa solução informará a porcentagem e quantidade de leads que ambas geraram. A página vencedora será a que você deverá manter no ar e divulgar para o restante do público.

• E-mail Marketing

Já no e-mail marketing, o principal fator que pode fazer a diferença para seu cliente abrir o e-mail ou não é a forma que você o escreveu, ou um layout mais ou menos profissional. Um título chamativo, como “Ei, já comprou o presente da sua namorada?” é muito mais eficiente do que “Veja nossas ofertas”, por exemplo. As pessoas estão acostumadas com o trivial. Fuja disso.

No layout, botões com cores diferentes para a oferta (teste de verde e vermelho, por exemplo) ou ainda usar um produto maior do que os demais em um e-mail e no outro não, podem gerar indicadores claros de preferência do consumidor. O resultado é o mesmo que a landing page: onde houver mais cliques, seja por texto ou por destaque de layout, será o e-mail que deverá ser disparado.

#finaltip

Existem diversas plataformas para implementar um Teste AB, pagas ou gratuitas. Aqui na Ideatore utilizamos o Hubspot (www.hubspot.com), uma ótima ferramenta que nos oferece todas as informações e resultados que precisamos. Você também pode aprender com o Google, usando o sistema Analytics (http://www.google.com/intl/pt-BR_ALL/analytics) ou procurar vídeos pelo Youtube, igual ao que disponibilizamos abaixo.

Vídeo

Como criar um Teste AB no Google Analytics

Tags

teste ab
e-mail marketing
landing page
teste a/b


Rodrigo Benetti

Rodrigo Benetti [Redator]

rodrigo@ideatore.com.br

Jornalista desvirtuado para o mundo publicitário, possui experiência no ramo gráfico e agências de comunicação. Focado em texto e planejamento, atua na Ideatore com o gerenciamento da produção de conteúdo, estratégias e equipe. Acredita que a versatilidade é característica fundamental para um profissional de sucesso.

POSTS RELACIONADOS

Mais posts do nosso blog



VEJA TODOS OS POSTS DO BLOG

CONTATO

Vamos planejar juntos?








+55 16 3877.6480

Rua Marcos Markarian 1025 conjunto 705 - 706
Jardim Nova Aliança 14026-583
Ribeirão Preto São Paulo Brasil

VEJA COMO CHEGAR

Agência de Propaganda, Comunicação, Marketing Digital, Branding e Website em Ribeirão Preto

Rua Marcos Markarian 1025
conjunto 705 - 706

SERVIÇOS

WEBSITES

A Internet mudou a nossa vida. E ela muda a cada dia. Sua empresa está preparada para ter sucesso nessa realidade em constante transformação?

WEBSITE
HOTSITE
WEBGAME
INTRANET
EXTRANET

PORTFOLIO

Serra Bonita | Post Facebook | Imagem para redes sociais do cliente Serra Bonita, utilizando as cores que marcam a identidade do Hotel e sua vista para as montanhas.
Serra Bonita
[Post Facebook]

Imagem para redes sociais do cliente Serra Bonita, utilizando as cores que marcam a identidade do Hotel e sua vista para as montanhas.








Agência Certificada CENP HubSpot Platinum Agência Associada Sinapro