Preload

Os melhores horários para postar no Facebook

Como interpretar as tendências e saber qual é o melhor horário para postagens nas redes sociais?

30/06/2014 as 16:45:00

Uma dúvida que frequentemente tenho no meu trabalho de mídias sociais, é quanto aos melhores horários para atualizar os perfis de uma marca, seja qual for ela. Buscar o horário em que a interação de curtidas (o tipo de interação mais básica, na minha opinião), compartilhamentos e comentários seja maior e com mais qualidade é sempre um desafio.

Ano passado, estive em um evento de produção de conteúdo para mídias sociais em São Paulo, o Content Summit 2013. Muitos profissionais que se apresentaram por lá discutiram essa questão e também sobre o melhor formato de postagens (quantidade de caracteres, posicionamento da marca, linguagem). Depois desse evento e de algum tempo trabalhando e estudando mídias sociais, minha opinião é:

A regra é clara: não existe regra! Muito menos um melhor horário para postar.

Mas veja bem, a regra não existe no sentido de que nada é obrigatoriamente como os especialistas apontam. Nas mídias digitais como blogs e redes sociais, quem dita as regras são os profissionais responsáveis pela comunicação da empresa nesses canais. Por isso, vemos tantas histórias de inovação na forma como determinada marca se posicionou no Facebook ou no Twitter e como ela conversou com seus consumidores ou com novos fãs.

O que conta mais aqui, além do planejamento necessário para qualquer campanha de comunicação, é o bom senso da equipe ou do profissional responsável pelo conteúdo dessa marca. As imagens utilizadas, as artes criadas, textos compartilhados, links, a brincadeira com algum fato relevante do dia ou da semana, a utilização de memes, postagens especiais em datas comemorativas, enfim, uma série de pontos a serem observados e avaliados na hora da postagem.

Depois de definir isso tudo, decidir os horários das postagens - seja no Facebook ou em outras redes sociais - se torna uma atividade de análise dos dados de como os perfis dos usuários interagem com a marca em cada uma das redes sociais. Basicamente, todas as plataformas de conteúdo fornecem dados específicos sobre horários das interações e acessos dos usuários. Como exemplos, temos o Facebook Insights e o Google Analytics, duas ferramentas poderosas com métricas de acesso. Essas informações são valiosas para criar o conteúdo certo para o horário certo, principalmente no qual seus fãs estarão mais em contato com essas postagens.

Mas como acertar os ponteiros das postagens?

Obviamente, como falei logo acima, não existe regra. Porém, é valioso observar algumas dicas de especialistas e estatísticas que pesquisas de institutos apresentam sobre os melhores horários. Existem uma série de infográficos anuais que mostram os picos de acesso do Facebook e de outras redes sociais, com os melhores dias e horários da semana dependendo do tipo de comunicação (B2C, B2B, entre outras).

Esse é um ótimo ponto de partida para decidir os horários das postagens com base na segmentação e delimitação do público-alvo, caso suas plataformas ainda possuam poucos dados captados a serem analisados, o que é bem comum.

Mesmo assim, o ideal é não se acomodar, afinal o mundo das mídias sociais muda quase que diariamente. O mais indicado é que o profissional desenvolva seus próprios métodos de análise dessas redes de publicação de conteúdo. Com base nesses dados captados - mesmo que sejam poucos - ou em pesquisas qualitativas e quantitativas, é possível identificar quando seus potenciais consumidores estão presentes na internet e preparar uma programação que chame a atenção do usuário para a sua marca.

Tags

Horários Redes Sociais
Horários de Postagens em Redes Sociais
Melhor horário para postar no Facebook
Horários de Postagens no Facebook


Gustavo

Gustavo [Redator]

gustavo@ideatore.com.br

Formado em letras pela UNESP Araraquara, atua como redator, produtor de conteúdo e gerencia as mídias sociais de alguns dos clientes da agência. É fascinado por marketing digital e acredita que o conteúdo é o que transforma e move o mundo.

POSTS RELACIONADOS

Mais posts do nosso blog



VEJA TODOS OS POSTS DO BLOG

CONTATO

Vamos planejar juntos?








+55 16 3877.6480

Rua Marcos Markarian 1025 conjunto 705 - 706
Jardim Nova Aliança 14026-583
Ribeirão Preto São Paulo Brasil

VEJA COMO CHEGAR

Agência de Propaganda, Comunicação, Marketing Digital, Branding e Website em Ribeirão Preto

Rua Marcos Markarian 1025
conjunto 705 - 706

SERVIÇOS

MARKETING DIGITAL

Gere e desenvolva leads. Seja melhor ranqueado pelo Google. Aumente o tráfego no seu site. Atraia clientes através de conteúdo relevante.

INBOUND MKT
CONTEÚDO
BLOG E REDES SOCIAIS
ADWORDS
EMAIL MARKETING

PORTFOLIO

Honda Lago-San | Black Weekend | Campanha promocional da concessionária autorizada Honda (unidades Ribeirão Preto, Franca e Sertãozinho) para divulgação de black friday com ações online e offline.
Honda Lago-San
[Black Weekend]

Campanha promocional da concessionária autorizada Honda (unidades Ribeirão Preto, Franca e Sertãozinho) para divulgação de black friday com ações online e offline.








Agência Certificada CENP HubSpot Platinum Agência Associada Sinapro