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Posicionamento: O grito de guerra da Marca

Posicionamento é uma mensagem ou frase curta, de fácil memorização, usado pelas marcas como uma forma de agregar valor à uma marca, produto ou serviço.

21/08/2014 as 17:16:00

Muitas pessoas tratam o posicionamento como slogan, mas você sabe de onde surgiu o termo slogan? Ele surgiu de uma palavra inglesa: slogorn. Slogorn é a corruptela da expressão: slaugh-ghairn, que é um expressão da língua gaélica escocesa e irlandesa. O slaugh-ghairn era o grito de gerra usado pelos antigos clãs como forma de incentivar seus membros nas batalhas e pela preservação do grupo, mantendo a unidade deles ao colocarem todos sobre o mesmo brado.

Desde que foi empregado pela propaganda, o slogan foi muito usado pelas agências e anunciantes. Tendo como função principal agregar valor para um produto, marca ou serviço. Por décadas foi usado o termo slogan e ele teve essa finalidade. Mas isso está mudando nos tempos modernos e principalmente nos tempos digitais.

Hoje vivemos a era do Branding, onde uma boa marca e um bom posicionamento podem fazer a diferença entre o sucesso e fracasso do empreendimento. Atualmente as empresas usam o posicionamento da marca para mostrarem suas visões e valores para o mercado, e também dar personalidade, identidade e exclusividade à sua marca, serviço ou produto. Uma empresa sem posicionamento no mercado é apenas mais uma empresa no mercado e se a qualidade dos serviços e produtos ofertas por essas empresa são iguais, o que fará o consumidor decidir pela marca X ou Y? O posicionamento da marca junto ao mercado.

Grandes marcas e produtos tem ou tiveram grandes posicionamentos. Um bom posicionamento fará uma ativação na mente das pessoas e poderá transformar algumas delas em possíveis consumidores, Eles precisam ser impactados pelas palavras certas para se sentirem seguros, para que tenham desejo de possuir a marca e principalmente, queiram gastar seu dinheiro com ela.

O posicionamento de uma marca deve ser percebido imediatamente o ser lido, deve ser de fácil entendimento para seu público e futuros clientes, e principalmente deve ser de fácil memorização. Mas não deve entrar em conflito com a filosofia da empresa. É difícil encontrar, mas existem empresas que pregam um posicionamento, mas que a política interna não permita que seja colocado em prática.

Imagine a empresa X que se posiciona no mercado como: A empresa mais rápida do mercado. E se essa mesma empresa X possuir diversos entraves burocráticos como exigência de documentos que não são necessários para a realização do serviço ou compra do produto? Com certeza nosso consumidor terá a percepção que não está trabalhando com A empresa mais rápida do mercado. E terá uma grande decepção.

Mantenha seu posicionamento claro e objetivo, alinhado com a filosofia da empresa e seus colaboradores.

Tags

posicionamento
slogan
definição
branding


Gomes

Gomes [Full-Stack Developer Senior]

gomes@ideatore.com.br

Eleito melhor Twitter de Design em 2011 pelo Shorty Awards em NY e 2º melhor desenvolvedor para Twitter pelo B2B Twiiter Of The Year. Prêmio de Talento Criação e Prata na categoria Website Institucional em 2005; Talento Webdesign e Prata na categoria Website Entretenimento em 2009 pela APP Ribeirão Preto. 3x Ouro em Email Marketing (2003, 2004, 2005) entre outros. Bronze no 14º Prêmio Recall de Criação Publicitária na categoria Website Entretenimento. Acha que é possível programar um mundo melhor.

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