
Estamos na era da informação e do conhecimento, a era em que marcas apresentam conteúdo para vender seus produtos e serviços.
Com o advento da Internet e a popularização dos computadores pessoais, e mais recentemente com os smartphones e tablets, entramos de vez na era da informação. Essa mudança trouxe consigo um novo modelo de negócios onde as empresas disputam a atenção do cliente através da criação e publicação de conteúdo relevante e de qualidade em diversas plataformas, especialmente as digitais.
As marcas começaram a se utilizar da Internet como um novo meio de alcançar seus potenciais consumidores. O primeiro passo foi a criação de um site em que empresa pudesse mostrar tudo que tivesse relação com sua marca. Logo em seguida, o desenvolvimento de plataformas de blogs iniciou um novo mundo de conteúdo, que também era postado por pessoas comuns que não trabalhavam para a marca. Com isso, o cliente passou a ter um poder nas mãos: o da avaliação.
A avaliação de produtos e serviços das companhias, feita por pessoas comuns, começaram a tomar proporções enormes, pois esse conteúdo estava aberto a qualquer um que tivesse uma conexão de Internet. Além disso, blogs oficiais das marcas passaram a ser criados para postar conteúdo relativo à marca com credibilidade e isenção de opinião. Era o início de um formato que existe até hoje e profissionalizou o processo de produção de conteúdo.
No meio dos anos 2000, as redes sociais começaram a ser criadas. Em 2005, o Facebook e o Youtube foram lançados, iniciando uma mudança que hoje percebemos bem, mas que na época ainda era pouco perceptível: estamos conectados e gerando conteúdo o tempo todo. Reclamações, vídeos de avaliação, resenhas, tudo isso e muito mais conteúdo passou a fazer parte da rotina das marcas. Em 2007, com a chegada do iPhone, a indústria das redes sociais se consolidou, oferecendo um serviço que se tornou uma das necessidades da sociedade da era do conhecimento.
Hoje, percebemos que essas plataformas de geração e compartilhamento de conteúdo estão bastante presentes em nossas vidas e evoluem em uma velocidade constante, o que fez com que as marcas precisassem postar constantemente conteúdo.
Como você já deve ter escutado antes, uma empresa que não está na Internet está fadada a desaparecer. Mas de que adianta a marca estar na Internet e não fornecer nenhum tipo de conteúdo relevante ou que apresente a marca de uma forma diferente aos consumidores?
A produção de conteúdo tem como ideia principal a de criar e fornecer um conteúdo relevante ao público-alvo da marca que responda dúvidas, mostre tendências, apresente soluções e serviços que a empresa pode oferecer a quem estiver interessado. Essa estratégia já é bastante utilizada nos Estados Unidos, e busca informar o cliente sem forçar uma propaganda da empresa a ele. Com isso, a marca passa a ser valorizada por meio do que ela cria e não apenas dos produtos e serviços que oferece.
A primeira coisa que deve ficar clara é que para criar conteúdo para sua empresa, é necessária a criação de uma equipe de produtores e gerentes de conteúdo. Um redator, um designer, um social media (profissional dedicado exclusivamente a postar e gerenciar o conteúdo dentro das redes sociais) e um analista de métricas para saber se os resultados estão atingindo os objetivos.
Com essa primeira etapa definida, é necessário fazer o planejamento do conteúdo e definir tanto a estratégia quanto o público-alvo da marca. Definir o público-alvo ajuda a escolher a linguagem apropriada para conversar com seus potenciais clientes, o tipo de conteúdo que eles mais querem acessar (vídeos, textos, pdf’s, imagens, slides), as redes sociais em que a marca deve estar presente e até mesmo a intensidade de como esse público pode interagir com a marca.
Esse processo é contínuo e interminável, pois novas dúvidas, necessidades e ideias vão surgindo e com isso novos conteúdos podem aparecer para suprir e informar o cliente de que a sua marca oferece os serviços e produtos que ele busca.
Formado em letras pela UNESP Araraquara, atua como redator, produtor de conteúdo e gerencia as mídias sociais de alguns dos clientes da agência. É fascinado por marketing digital e acredita que o conteúdo é o que transforma e move o mundo.
Blog post criado pela Ideatore para Comstor aparece como Featured Snippet no Google, posição de máximo destaque nos resultados orgânicos.
Um dos principais processos dentro da produção de conteúdo, a curadoria deve ser feita com muita cautela.
Aluna de administração fazendo estágio em uma agência de publicidade? Essa foi uma boa opção para minhas férias.
Veja os benefícios, estatísticas e os pontos mais importantes sobre o trabalho criativo com blogs.
20% dos internautas brasileiros buscam conteúdos novos e exclusivos para aprender mais online. Veja como satisfazer a sede de conhecimento dos seus leitores.
Rua Marcos Markarian 1025 • conjunto 705 - 706
Jardim Nova Aliança • 14026-583
Ribeirão Preto • São Paulo • Brasil