Preload

O conteúdo como estratégia de marketing digital

Entenda por que o conteúdo é tudo, mas nem tudo é conteúdo.

21/06/2014 as 10:14:07

Estamos na era da informação e do conhecimento, a era em que marcas apresentam conteúdo para vender seus produtos e serviços.

Mas o que isso tem a ver com a produção de conteúdo?

Com o advento da Internet e a popularização dos computadores pessoais, e mais recentemente com os smartphones e tablets, entramos de vez na era da informação. Essa mudança trouxe consigo um novo modelo de negócios onde as empresas disputam a atenção do cliente através da criação e publicação de conteúdo relevante e de qualidade em diversas plataformas, especialmente as digitais.

As marcas começaram a se utilizar da Internet como um novo meio de alcançar seus potenciais consumidores. O primeiro passo foi a criação de um site em que empresa pudesse mostrar tudo que tivesse relação com sua marca. Logo em seguida, o desenvolvimento de plataformas de blogs iniciou um novo mundo de conteúdo, que também era postado por pessoas comuns que não trabalhavam para a marca. Com isso, o cliente passou a ter um poder nas mãos: o da avaliação.

A avaliação de produtos e serviços das companhias, feita por pessoas comuns, começaram a tomar proporções enormes, pois esse conteúdo estava aberto a qualquer um que tivesse uma conexão de Internet. Além disso, blogs oficiais das marcas passaram a ser criados para postar conteúdo relativo à marca com credibilidade e isenção de opinião. Era o início de um formato que existe até hoje e profissionalizou o processo de produção de conteúdo.

No meio dos anos 2000, as redes sociais começaram a ser criadas. Em 2005, o Facebook e o Youtube foram lançados, iniciando uma mudança que hoje percebemos bem, mas que na época ainda era pouco perceptível: estamos conectados e gerando conteúdo o tempo todo. Reclamações, vídeos de avaliação, resenhas, tudo isso e muito mais conteúdo passou a fazer parte da rotina das marcas. Em 2007, com a chegada do iPhone, a indústria das redes sociais se consolidou, oferecendo um serviço que se tornou uma das necessidades da sociedade da era do conhecimento.

Hoje, percebemos que essas plataformas de geração e compartilhamento de conteúdo estão bastante presentes em nossas vidas e evoluem em uma velocidade constante, o que fez com que as marcas precisassem postar constantemente conteúdo.

E por que a produção de conteúdo é tão importante para os negócios?

Como você já deve ter escutado antes, uma empresa que não está na Internet está fadada a desaparecer. Mas de que adianta a marca estar na Internet e não fornecer nenhum tipo de conteúdo relevante ou que apresente a marca de uma forma diferente aos consumidores?

A produção de conteúdo tem como ideia principal a de criar e fornecer um conteúdo relevante ao público-alvo da marca que responda dúvidas, mostre tendências, apresente soluções e serviços que a empresa pode oferecer a quem estiver interessado. Essa estratégia já é bastante utilizada nos Estados Unidos, e busca informar o cliente sem forçar uma propaganda da empresa a ele. Com isso, a marca passa a ser valorizada por meio do que ela cria e não apenas dos produtos e serviços que oferece.

Mas como posso fazer isso? A quais profissionais devo recorrer?

A primeira coisa que deve ficar clara é que para criar conteúdo para sua empresa, é necessária a criação de uma equipe de produtores e gerentes de conteúdo. Um redator, um designer, um social media (profissional dedicado exclusivamente a postar e gerenciar o conteúdo dentro das redes sociais) e um analista de métricas para saber se os resultados estão atingindo os objetivos.

Com essa primeira etapa definida, é necessário fazer o planejamento do conteúdo e definir tanto a estratégia quanto o público-alvo da marca. Definir o público-alvo ajuda a escolher a linguagem apropriada para conversar com seus potenciais clientes, o tipo de conteúdo que eles mais querem acessar (vídeos, textos, pdf’s, imagens, slides), as redes sociais em que a marca deve estar presente e até mesmo a intensidade de como esse público pode interagir com a marca.

Esse processo é contínuo e interminável, pois novas dúvidas, necessidades e ideias vão surgindo e com isso novos conteúdos podem aparecer para suprir e informar o cliente de que a sua marca oferece os serviços e produtos que ele busca.

Tags

produção de conteúdo
marketing de conteúdo
inbound marketing
textos para web


Gustavo

Gustavo [Redator]

gustavo@ideatore.com.br

Formado em letras pela UNESP Araraquara, atua como redator, produtor de conteúdo e gerencia as mídias sociais de alguns dos clientes da agência. É fascinado por marketing digital e acredita que o conteúdo é o que transforma e move o mundo.

POSTS RELACIONADOS

Mais posts do nosso blog



VEJA TODOS OS POSTS DO BLOG

CONTATO

Vamos planejar juntos?








+55 16 3877.6480

Rua Marcos Markarian 1025 conjunto 705 - 706
Jardim Nova Aliança 14026-583
Ribeirão Preto São Paulo Brasil

VEJA COMO CHEGAR

Agência de Propaganda, Comunicação, Marketing Digital, Branding e Website em Ribeirão Preto

Rua Marcos Markarian 1025
conjunto 705 - 706

SERVIÇOS

DESIGN

Na criação de naming, desenvolvimento da marca e em qualquer situação em que o design seja pré-requisito, você pode contar com a Ideatore.

BRANDING
NAMING
EMBALAGENS
RÓTULOS
DISPLAYS

PORTFOLIO

Stecar | Landing Page | Landing Page desenvolvida com o intuito de captar novos clientes para a concessionária Stecar.
Stecar
[Landing Page]

Landing Page desenvolvida com o intuito de captar novos clientes para a concessionária Stecar.








Agência Certificada CENP HubSpot Platinum Agência Associada Sinapro