Preload

Website social, conversando com as redes sociais

Websites podem e devem se comunicar com as rede sociais de forma diferente da comunicação com buscadores.

05/06/2014 as 09:00:00

Desde o surgimento do Orkut na década passada (nossa, faz muito tempo) e depois das atuais redes sociais como Facebook, Twitter, Pinterest, entre outras, que as redes sociais viraram um realidade. Cada vez mais, pessoas conectam nas principais e até mesmo alternativas redes sociais pelo mundo. Que as redes sociais são uma realidade no presente isso ninguém pode negar, até quando essa febre vai continuar ninguém sabe. Mas enquanto ela não termina, que tal seu website conversando com as redes sociais?

Existem diversas ferramentas para fazer seu website ser social e se comunicar com as redes sociais corretamente. A maioria das ferramentas ou técnicas utilizadas são disponibilizadas pelos próprios desenvolvedores da rede social ou são usados recursos opensource, de código aberto e farta documentação na internet.

As principais redes sociais como Twitter, Facebook, Pinterest e Google Plus possuem uma área destinada aos desenvolvedores. Nessa área será possível encontrar toda a documentação e ferramentas disponibilizadas para tornar seu website social. Temos opções desde botões para compartilhamento, caixas de postagens na rede, botões para seguir na rede social, até mesmo sistemas de autenticação do usuário são possíveis de serem colocados no seu website, onde o usuário poderá usar sua rede social para entra em alguma área restrita e até mesmo realizar um cadastro no seu website.

Metatags
Mas de todas as ferramentas disponibilizadas pelas redes sociais, a mais importante são as metatags. Assim como os buscadores utilizam as metatags do seu website para exibir corretamente o título e descrição da página nos resultados de uma pesquisa, as redes sociais também fazem uso dessas metatags. A diferença está na forma como elas são usadas, algumas redes sociais utilizam um formato opensource, mas outras possuem metatags próprias.

Agora você deve estar confuso, se seu website já possui as metatags para os buscadores, por qual motivo deveria se preocupar com outras metatags? A resposta é simples: para passar mais dados para as redes sociais exibirem corretamente a publicação do seu link dentro da mesma. No resultado de uma busca no Google ou qualquer outro buscador só é possível visualizar o título e descrição da página. Com as metatags especiais para redes sociais é possível passar muito mais que título e descrição, pode-se enviar uma imagem pequena, média ou grande para ser exibida quando seu link for publicado numa rede social. Algumas permitem que seja exibido um resumo do conteúdo e até mesmo vídeos.

Facebook
O Facebook usa um padrão aberto de metatags chamado Opengraph, é um dos mais utilizados em todas as redes sociais por fazer juz ao seu nome, essa tecnologia é totalmente gratuita e bem completa, com uma boa documentação e aceitação no mercado.

Google Plus
O Google Plus também faz uso do padrão aberto do Opengraph, assim como o Pinterest. Sendo que o Pinterest ainda possui suporte para Microdados, outro padrão aberto onde é possível refinar ainda mais o conteúdo do website nas redes sociais. Com microdados é possível informar que o conteúdo se trata de um local, um evento, uma data, uma oferta, uma receita, etc.

Twitter
O Twitter trabalha de uma forma diferente das demais redes sociais, ele também utiliza o Opengraph, mas apenas quando não encontra suas próprias metatags. O Twitter possui um conjunto especial de metatags, pois permite uma gama maior de informações e dados que são exibidos na timeline quando um link é publicado.

Conclusão
Conhecer e explorar as metatags sociais corretamente é fundamental para o sucesso do seu website ou projeto nas redes sociais, aumentando o tráfego de usuários vindos das redes sociais, com uma estratégia digital de comunicação com os usuários das redes sociais.

Tags

internet
metatags
redes sociais
opengraph
facebook
twitter
google plus
pinterest
website social


Gomes

Gomes [Full-Stack Developer Senior]

gomes@ideatore.com.br

Eleito melhor Twitter de Design em 2011 pelo Shorty Awards em NY e 2º melhor desenvolvedor para Twitter pelo B2B Twiiter Of The Year. Prêmio de Talento Criação e Prata na categoria Website Institucional em 2005; Talento Webdesign e Prata na categoria Website Entretenimento em 2009 pela APP Ribeirão Preto. 3x Ouro em Email Marketing (2003, 2004, 2005) entre outros. Bronze no 14º Prêmio Recall de Criação Publicitária na categoria Website Entretenimento. Acha que é possível programar um mundo melhor.

POSTS RELACIONADOS

Mais posts do nosso blog



VEJA TODOS OS POSTS DO BLOG

CONTATO

Vamos planejar juntos?








+55 16 3877.6480

Rua Marcos Markarian 1025 conjunto 705 - 706
Jardim Nova Aliança 14026-583
Ribeirão Preto São Paulo Brasil

VEJA COMO CHEGAR

Agência de Propaganda, Comunicação, Marketing Digital, Branding e Website em Ribeirão Preto

Rua Marcos Markarian 1025
conjunto 705 - 706

SERVIÇOS

COMUNICAÇÃO

Somando conhecimentos, podemos juntos estabelecer o diálogo ideal com cada um dos seus públicos e mostrar o real o valor da sua empresa.

PUBLICIDADE
CORPORATIVA
ENDOMARKETING
FORÇA DE VENDAS
EVENTOS

PORTFOLIO

Comstor Brasil | Blog | Blog criado dentro da plataforma Hubspot. Todo o mapeamento de temas, gerenciamento e desenvolvimento de conteúdo é feito pela Ideatore, com postagens diárias. http://blogbrasil.comstor.com/
Comstor Brasil
[Blog]

Blog criado dentro da plataforma Hubspot. Todo o mapeamento de temas, gerenciamento e desenvolvimento de conteúdo é feito pela Ideatore, com postagens diárias. http://blogbrasil.comstor.com/








Agência Certificada CENP HubSpot Platinum Agência Associada Sinapro