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Instagram: uma poderosa ferramenta para seu marketing

Veja como a rede social com uma das maiores taxas de engajamento pode melhorar o desempenho de marketing do seu negócio.

04/02/2016 as 12:21:42

Não dá pra negar que as mídias sociais são uma ferramenta importante para o marketing digital, e apesar de o Facebook - que adquiriu o Instagram em 2012 por US$ 1 bilhão - continuar sendo o gigante em número de usuários, o Instagram é extremamente relevante, contando hoje com mais de 400 milhões de usuários ativos por mês, sendo que 29 milhões deles são brasileiros.

Essa rede, focada basicamente no compartilhamento de fotos e vídeos curtos, apresenta uma média de 3,5 bilhões de curtidas por dia e uma das maiores taxas de engajamento entre seus usuários. Já deu pra perceber que é uma ótima oportunidade para sua empresa construir um relacionamento mais próximo com seus clientes, não é?

Em 2013 a rede lançou a possibilidade de seus usuários publicarem fotos e vídeos patrocinados - ferramenta que só foi disponibilizada para todos no Brasil em 2015 - uma opção bastante interessante para empresas que já usam ou pretendem utilizar o aplicativo e que permite otimizar as campanhas realizadas nele. Se o seu negócio já faz uso de mídias sociais para marketing, pode até ser mais fácil começar a utilizar o Instagram, já que ele pode ser gerenciado pela plataforma Facebook For Business.

Devo usar o Instagram somente para republicar o conteúdo que eu já publico em outras redes como o Facebook?

Não, essa não é a forma mais eficaz de atingir públicos distintos. É importante entender as características de cada rede social para saber como se comunicar de maneira eficaz. Uma opção interessante é publicar conteúdo que torne essa relação entre empresa e consumidor ainda mais próxima.

Publicar fotos dos seus produtos por exemplo é uma boa forma de fortalecer sua marca, tornando-a presente no dia a dia de seu cliente. Estudos indicam que 65% dos usuários checam o aplicativo ao menos uma vez por dia e outros 35% várias vezes ao dia. A essência do Instagram é a fotografia, por isso é importante se preocupar não só com a qualidade das fotos publicadas, mas também em utilizar imagens que tenham um contexto com o dia a dia dos clientes, garantindo uma melhor percepção da marca.

Outro bom exemplo é publicar fotos do dia a dia da empresa, como uma confraternização de funcionários ou uma etapa do seu processo produtivo. Este tipo de transparência pode ser muito efetiva para o branding do seu negócio, pois o cliente passa a se sentir parte dele, fortalecendo o vínculo entre os dois.

Os vídeos do Instagram também podem e devem ser utilizados. Com duração limitada a 15 segundos e ferramentas próprias para produzir conteúdo diferenciado (como o Boomerang e o Hyperlapse), esses vídeos são uma boa opção para complementar suas campanhas online.

Algumas estratégias interessantes para o Instagram incluem também a criação de concursos e a realização de menções.

Concursos são formas interessantes de interagir com seu público já que você vai oferecer algo que ele deseja ganhar. Um exemplo é a ação realizada pela Levi’s, na qual a empresa pediu que seus seguidores publicassem fotos usando sua roupa favorita da marca e o resultado obtido foi a participação de mais de 3500 imagens participando. É válido ressaltar que, de acordo com a Lei nº. 5.768/71, concursos devem ser autorizados pela CAIXA. Portanto, procure sempre uma consultoria jurídica para não infringir a lei.

Mencionar seus seguidores também pode trazer um resultado bastante positivo. As pessoas gostam de ver seu nome sendo citado nas redes sociais e, quando você faz uma postagem mencionando um seguidor, estimula uma divulgação boca a boca, além de mostrar que ele é importante para sua empresa. Um exemplo é o Instagram da National Geographic, que menciona os autores das fotos publicadas no perfil da empresa.

Outra forma de garantir um relacionamento a longo prazo é criar uma história ou sensação de continuidade ao longo das postagens. A criação de uma hashtag (palavra-chave clicável utilizada para categorizar os conteúdos publicados nas redes sociais) para acompanhar cada post de uma série é uma maneira interessante de se fazer isso, como pode ser visto nesse exemplo da Starbucks Brasil.

Ainda falando de hashtags, elas podem ser bastante proveitosas se bem usadas. Existem hashtags muito populares como #partiu e outras nem tanto, como #lhamaalbina. Usar hashtags em suas postagens pode aumentar seu alcance já que ao clicar em uma hashtag você tem acesso a todas as fotos públicas do seu consumidor ou de pessoas que se interessam pela sua marca. Tome cuidado: use sempre hashtags relacionadas à sua publicação e à sua empresa.

Um exemplo legal, mas bastante extremo, de continuidade é o perfil @micahnotfound, no qual o usuário monta a cada post um painel enorme formado pelo conjunto de todas as imagens. Esse é um exemplo mais artístico mas seu negócio também pode criar algo interessante em outra escala.

Existem várias maneiras de realizar essa comunicação entre sua empresa e seu cliente através do Instagram, e é sempre válido explorar novas abordagens para encontrar aquela que melhor de adapta ao seu público e aos seus objetivos. O mais importante é ter a consciência de que uma presença bem trabalhada nessa e em outras redes sociais é parte fundamental de um bom marketing digital, e o retorno tanto financeiro quanto de imagem que isso pode trazer para seu negócio é indispensável.

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Matheus Torrano

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