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Como o marketing pode afastar momentos difíceis?

Seus investimentos em marketing não são um desperdício. Inclusive, há diversas formas de utilizá-lo para otimizar seus recursos em tempos instáveis.

25/01/2016 as 21:42:21

Não é novidade para ninguém que a economia brasileira passa por momentos de turbulência. Ouvimos todos os dias novas notícias sobre desvalorização do real, escândalos de corrupção e perdas do grau de investimento nacional, que afetam a credibilidade do país e prejudicam investidores e empresários em todos os setores da economia, desde pequenos a grandes negócios. Sua empresa precisa ter um plano de contenção para minimizar os danos causados por instabilidades da economia e é nesse momento que surgem questões cruciais:

Como saber quais custos manter? Cortar o marketing é uma saída?

Muitos empresários não enxergam os custos de marketing como um investimento e, nesses tempos difíceis, essa parte do orçamento costuma ser a primeira a sofrer cortes. É indiscutível que uma análise do dinheiro investido nessa área seja necessária, mas um corte total desse orçamento é a pior saída, principalmente nos momentos ruins do mercado. Afinal, empresas que não são vistas, não são lembradas.

Quando a concorrência corta investimentos em marketing, ela dá uma ótima oportunidade para seu negócio: mais espaço para aparecer. Nesse momento, onde as empresas param ou reduzem suas ações de comunicação, você pode ganhar maior destaque em suas campanhas e assim ter mais chances de vender.

O perfil do consumidor em tempos de economia fraca é o de reduzir custos desnecessários e otimizar recursos. O que irá acontecer então será uma busca por marcas nas quais ele terá certeza de que seu dinheiro não está sendo desperdiçado. Saber trabalhar o marketing do seu negócio para identificar e atingir esse público é essencial para ser a solução que eles procuram hoje. Dessa forma, sua empresa mantém uma boa estratégia e consegue transmitir que possui o produto ideal para suprir as necessidades básicas do seu público. O consumidor que já é fiel à marca enxergará um porto seguro, e o que está buscando maneiras melhores de gastar seu dinheiro verá sua empresa como uma ótima opção.

Como utilizar melhor meus recursos e otimizar meu orçamento de marketing?

A comunicação do seu negócio pode ser feita tanto online quanto offline, cada qual com seus próprios custos operacionais e retornos de campanha igualmente distintos. Um exemplo de alternativa bastante viável é o marketing digital, uma vertente que traz um bom retorno para um investimento reduzido ao utilizar ferramentas eficazes para atrair o consumidor que está navegando na internet.

Recentemente uma pesquisa mostrou que o marketing digital tem um custo por lead (contato novo que a empresa recebe) menor que o marketing tradicional. Isso evidencia que é possível até em tempos instáveis continuar realizando boas campanhas.

Usando o marketing digital sua empresa pode atingir um público novo que não seria alcançado por outros tipos de marketing convencionais, com um real interesse pelo que você está vendendo. Dessa forma, abrir novos mercados e identificar possíveis clientes fica muito mais fácil e rápido. Outra característica interessante é que ele permite um cálculo mais exato dos resultados obtidos pelas campanhas, utilizando indicadores como o ROI (Retorno do Investimento).

Assim, você pode acompanhar como está sendo o desempenho da sua campanha online e readequá-la caso necessário. Não se esqueça que é sempre importante, especialmente em períodos de recessão, ficar atento ao desempenho do marketing para determinar se o dinheiro investido está realmente sendo bem utilizado.

O marketing digital é apenas uma das possíveis soluções para você continuar trabalhando a identidade e o conceito da marca e mostrando os diferenciais do produto ou serviço. A melhor saída é buscar agências especializadas em comunicação e marketing digital para encontrar a opção que mais vai se adequar às necessidades de seu negócio e ao seu orçamento.

Você também deve saber usar esse período turbulento para aprendizado. A experiência adquirida pode trazer um conhecimento valioso para sua empresa que pode ser utilizado novamente para otimizar suas ações de marketing no futuro.

Tags

marketing na crise
economia fraca
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Matheus Torrano

Matheus Torrano [Atendimento]

matheus.torrano@ideatore.com.br

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