Preload

Machine Learning: prepare-se para vender mais

Entenda como essa nova tecnologia pode ampliar as possibilidades do seu marketing digital.

12/01/2016 as 12:01:16

Já pensou em como seria interessante conseguir identificar as preferências do cliente sem nem mesmo perguntar isso a ele? Bom, graças ao machine learning isso está se tornando cada dia mais fácil.

É incrível como os computadores continuam nos surpreendendo com coisas que parecem mágica. Para nós, é simples olhar uma foto e reconhecer os elementos nela representados: um rosto conhecido, um cachorro correndo, uma flor vermelha ou um casal feliz; mas um computador fazer isso é algo totalmente diferente. É neste processo que o machine learning está adentrando o rumo tecnológico.

Apesar das máquinas não enxergarem fotos e imagens da mesma maneira que os humanos, elas podem aprender a identificar certos padrões de formas e cores que correspondam a imagens específicas. Dois ótimos exemplos disso são o Facebook, que consegue reconhecer os rostos de seus amigos em fotos, e o Google Fotos, que já consegue identificar animais, lugares e até o humor das pessoas nas imagens armazenadas.

O inverso também se tornou realidade: as máquinas nos superam em vários aspectos. Computadores possuem uma capacidade de processamento de dados muito alta e isso permite que eles analisem milhares de informações ao mesmo tempo, identificando padrões que não seriam enxergados por um humano. E é aí que entra o machine learning: uma inteligência artificial que aprende a analisar uma situação e responder a ela da melhor maneira possível.

Ok, mas como isso influenciará meu negócio?

Imagine que seu cliente costuma ir à academia todo dia e postar fotos nas redes sociais durante o treino. O machine learning reconhecerá informações específicas dessas fotos, como as marcas das roupas ou até se ele está correndo, nadando ou fazendo algum outro tipo de exercício e, baseado nelas, exibirá anúncios de produtos e marcas esportivas da sua preferência. Dessa forma, é possível captar o seu cliente direto nas redes, exibindo anúncios apenas para quem se interessa por esportes, se este for o seu ramo de negócio.

Uma outra aplicação do machine learning é a de prever necessidades futuras de seus clientes com base nas fotos que ele publica. Se os computadores conseguem identificar que você postou fotos de alianças, vestidos de noiva ou mesmo de seu casamento, eles podem imaginar que você pretende ter filhos em breve e passar a exibir anúncios de fraldas, enxovais e etc.

O crescimento de sites como o Pinterest revelam que este comportamento - o de analisar fotos previamente para oferecer novos produtos que o consumidor usará amanhã - evidencia o novo hábito de guardar fotos de coisas que ele deseja comprar, e essa também é uma ótima possibilidade para que e-commerces utilizem o machine learning para identificar preferências e fechar a venda com mais assertividade. Em um futuro próximo, agências de propaganda oferecerão pacotes personalizados para essa finalidade, revolucionando a forma de captar novos clientes.

E eu já posso aplicar essa tecnologia na minha empresa?

Pode, mas ainda não é tão fácil. A execução do machine learning envolve a criação de algoritmos e programas que exigem um conhecimento técnico avançado para seu desenvolvimento. Por ser muito recente, a tecnologia ainda está em muitas fases de testes e ainda não se tornou intuitiva o suficiente para ser aplicada por usuários leigos ou ainda comercial o suficiente para ser aplicada em campanhas de marketing.

Por enquanto existem várias outras ferramentas para melhorar a performance do seu marketing digital, como o Google AdWords e o Facebook Ads, por exemplo. Elas podem melhorar significativamente hoje o seu poder em vendas. Boa estratégia! ;)

Tags

machine learning
vendas com machine learning
machine learning marketing
tendência marketing
marketing digital


Matheus Torrano

Matheus Torrano [Atendimento]

matheus.torrano@ideatore.com.br

.

POSTS RELACIONADOS

Mais posts do nosso blog



VEJA TODOS OS POSTS DO BLOG

CONTATO

Vamos planejar juntos?








+55 16 3877.6480

Rua Marcos Markarian 1025 conjunto 705 - 706
Jardim Nova Aliança 14026-583
Ribeirão Preto São Paulo Brasil

VEJA COMO CHEGAR

Agência de Propaganda, Comunicação, Marketing Digital, Branding e Website em Ribeirão Preto

Rua Marcos Markarian 1025
conjunto 705 - 706

SERVIÇOS

DESIGN

Na criação de naming, desenvolvimento da marca e em qualquer situação em que o design seja pré-requisito, você pode contar com a Ideatore.

BRANDING
NAMING
EMBALAGENS
RÓTULOS
DISPLAYS

PORTFOLIO

Comstor | Sistema Online | Sistema integrado com ERP do cliente, para rastrear histórico de pedidos, desde a emissão de faturamento até localização dos produtos.
Comstor
[Sistema Online]

Sistema integrado com ERP do cliente, para rastrear histórico de pedidos, desde a emissão de faturamento até localização dos produtos.








Agência Certificada CENP HubSpot Platinum Agência Associada Sinapro