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Afinal, o que é Remarketing?

Saiba por que ele é essencial para o seu negócio.

04/01/2016 as 08:17:00

Sabe aquele anúncio que fica te perseguindo na internet depois de você ter entrado em algum site ou visto algum produto? Pois bem, o nome desse processo, programado por agências de comunicação e que não é aleatório como parece, é Remarketing. O recurso, oferecido principalmente por plataformas de anúncios como o Google AdWords e Facebook, permite reconectar um público que já visitou seu site, mas que, por algum motivo saiu sem realizar a conversão esperada, seja pelo preço, falta de tempo ou qualquer outro.

Como assim? Ao visitar um site, cada usuário deixa uma marca única. O site envia um Cookie em formato de texto, como resposta para o seu navegador, contendo as suas preferências. Por isso, através deles podemos identificar usuários e possivelmente preparar páginas da Web personalizadas para eles. Assim, é possível saber quem concluiu uma compra ou apenas passou por lá. É aí que a estratégia criativa deve entrar.

Imagine por exemplo que uma pessoa visitou um site de artigos esportivos, viu um tênis, colocou no carrinho mas não comprou. Com o Remarketing é possível anunciar um cupom de desconto para fazer essa pessoa voltar e efetuar a compra na página.

Os anúncios para remarketing aparecem por todos os cantos: em páginas que você está visitando, na sua linha do tempo no facebook e em todos lugares que o Google tiver a famosa rede display, como já mencionamos aqui.

Confira a seguir 4 dicas e vantagens estratégicas de se utilizar esse recurso:

1- Segmentação x Mensagem

Você falaria pessoalmente com uma pessoa que já conhece, da mesma maneira que falaria com alguém que não conhece? Então isso também não deve ser feito online.

Para se iniciar uma estratégia de Remarketing, o primeiro passo é segmentar as pessoas que visitaram seu site. Dividir sua campanha em públicos diferentes é uma das melhores formas de aumentar o desempenho dela. Anunciar diferentemente para quem visitou o site, visitou um produto, abandonou o carrinho e quem comprou é uma estratégia eficaz.

Se o internauta concluiu uma compra, com o Remarketing é possível sugerir produtos relacionados a ele (se ele comprou calças, sugerir um cinto pode ser uma ótima ideia). Se ele apenas visualizou o produto, é possível relembrá-lo e encontrar uma maneira de incentivar a compra, como por exemplo: oferecer anúncios com frete grátis.

2- Moderação

Algumas pessoas são vencidas pela insistência, outras não. Por isso, limitar a frequência com que seus anúncios aparecem por dia ou semana é muito importante.

Repetir um anúncio 20 vezes por exemplo, pode não ser uma boa estratégia e pode fazer com que ele seja completamente ignorado, ou pior, causar a antipatia e fúria do seu público. Do mesmo modo que não aparecer nunca é ruim. Persista, resista e não desista, mas na frequência certa.

3- Conheça o comportamento do seu público

Analisando os clientes convertidos, ou seja, aqueles que cumpriram com o objetivo do anúncio, conseguimos descobrir em quais dias da semana e horários eles mais compram. Com isso, é possível exibir os anúncios apenas nos momentos em que as pessoas estiverem mais propícias à conversão, não jogando o dinheiro que é investido para este tipo de propaganda fora.

Em meio a um bombardeio de informações, hoje em dia na internet as pessoas só veem aquilo que realmente lhes interessa, e o horário de visualização varia de pessoa para pessoa. Por isso, para ter sucesso é necessário estudar os hábitos do público que se deseja alcançar. Isso pode ser feito pela própria ferramenta, que dispõe de dados como o horário que o internauta costuma ver os produtos e o horário que costuma comprá-los.

4- Maiores chances de conversão

Ao fazer qualquer tipo de marketing na internet, o mínimo que se espera é algum tipo de interação e engajamento com o público. Usuários que já conhecem o seu site, seu produto ou serviço estão mais avançados no ciclo de compra do que os que visitam pela primeira vez. Portanto, estão bem mais propensos a engajarem em sua campanha.

Há inúmeras opções de estratégias para o Remarketing na internet, por isso é necessário dominá-las e estudar separadamente cada negócio, pois as vezes o que dá certo para um, pode não dar tanto resultado para outro.

Se você está cansado de perder clientes todos os dias na internet, deixe sua campanha nas mãos de quem realmente entende e tem experiência em anunciar online.

Quer saber mais sobre como o Remarketing pode ajudar na performance do site da sua empresa? Entre em contato com a gente. :)

Tags

Remarketing
Marketing Digital
Google AdWords
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Agência Google AdWords Ribeirão Preto


Nágila Veríssimo

Nágila Veríssimo [Content Trainee]

nagila@ideatore.com.br

Estudante de Publicidade e Propaganda, inclinada para o lado Redação Publicitária da força. É sedenta por desafios e apaixonada pelo poder das palavras. Fã da vida, acredita que nenhuma experiência é inútil se for possível aprender algo com ela. Uma verdadeira Aprendetore!

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