Preload

Brandsense: saiba explorar os 5 sentidos da sua marca

Não ligue apenas para a aparência. Experiência é o que realmente importa.

25/09/2015 as 10:00:00

Sim, isso é sobre sua marca. Como vimos anteriormente no post Blog: Marketing x Branding, o propósito do Branding é definir a essência corporativa, aquilo que fica na cabeça do cliente. Sua intenção é garantir a fidelidade por meio de uma identificação com a imagem da companhia, ou seja, atrair não só um consumidor, mas um propagador da sua empresa.

Você já parou para se perguntar porque as pessoas se identificam tanto com um produto? A resposta é simples: o ser humano tem maior propensão em se aproximar de coisas que lhe proporcionam sentimentos e emoções. Além disso, dependendo do nível de experiência que ele tiver, poderá efetuar uma compra sem ao menos entender conscientemente o porquê e o quanto irá pagar.

Pensando nisso, como fazer um produto ou serviço entregar esses valores? Através dos sentidos.

Tudo o que experimentamos e vivenciamos na vida é percebido através dos nossos sentidos: olhos, nariz, boca, ouvido ou tato. E o Brandsense (brand = marca/ sense = sentido) é uma estratégia do Branding que utiliza esses cinco sentidos para fazer sua marca ser reconhecida e lembrada.

Marcas fortes e de sucesso são aquelas que estão devidamente alinhadas com seus consumidores e que, além de entregar produtos e serviços que satisfazem desejos e necessidades, conseguem oferecer bons momentos e lembranças agradáveis.

A maioria das empresas exploram apenas um ou dois sentidos humanos, a visão e a audição. Mas não podemos nos contentar em agregar valores somente pelo olhar e pelo ouvir, pois deixamos de explorar todo o seu potencial. O maior objetivo é construir um relacionamento emocional com o seu consumidor e as chances disso acontecer aumentam ainda mais quando exploramos toda a experiência sensorial. É por isso que o branding sensorial procura envolver a todos.

Veja como o Brandsense utiliza cada sentido:

1. VISÃO - Qual é a aparência da sua marca?

É aqui que o “amor à primeira vista” acontece, ou não. Cores, formatos e outros fatores como a iluminação do ambiente são facilmente percebidos pelos olhos mais atentos ou mesmo inconscientemente. Por isso, é preciso causar uma boa primeira impressão.

O Itaú, por exemplo. Todos reconhecem de longe seu tom laranja. Apesar de ter um logotipo amarelo e azul, a cor alaranjada da comunicação foi incorporada em praticamente todo o visual, colorindo o interior e a fachada das agências. Sua intenção é transmitir energia e estímulo, deixando o padrão acinzentado e mais formal de bancos tradicionais para atrair novos públicos. Por isso, é muito importante escolher cuidadosamente o que será visto pelas pessoas.

2. PALADAR - Que sabor você deixará na boca de seus clientes?

Possuímos um receptor gustativo que detecta até 5 sabores: doce, amargo, azedo, salgado e umami, que os cientistas acreditam estar ligado à sensação de prazer na degustação.

Tomemos a Ideatore como exemplo: logo que alguém entra em nossa sala de reuniões, é recebido com balas e chocolates. A maioria das pessoas relaciona os doces a momentos agradáveis e sensações prazerosas e é essa experiência que queremos oferecer, justamente por se tratar de um ambiente onde a criatividade e o dinamismo predominam. Neste caso, nossa marca não está vinculada a um produto, mas a uma experiência simples que se torna um diferencial bem-vindo.

3. AUDIÇÃO - O que você quer que sua voz fale e como soe?

O primeiro som que ouvimos na vida é a batida do coração de nossa mãe. Os sons têm o poder de reviver memórias e experiências, por isso somos tão sensíveis à eles. Você sabia que existem supermercados que conseguem controlar o fluxo de pessoas utilizando apenas música ambiente?

Em horários de pico, varejistas colocam músicas com ritmos agitados para atuar no subconsciente e fazer com que as pessoas comprem mais rapidamente, liberando passagem para mais compradores. O inverso ocorre em horários de pouco movimento: músicas lentas influenciam o consumidor a vagar mais lentamente pelos corredores, criando um clima agradável para que ele compre mais.

4. OLFATO - Você quer ser associado a qual aroma?

O olfato é o sentido humano que está intimamente ligado ao sistema límbico, que é responsável pelas emoções e memória, além de perceber e associar as coisas. Alguns aromas têm o poder de criar ambientes mais agradáveis e confortáveis às pessoas.

Um ótimo exemplo é a empresa americana Starbucks, que parou de servir ovos no café da manhã, pois o cheiro do mesmo interferia no aroma do seu famoso café fresco moído na hora, causando uma queda nas vendas. Percebe como o olfato pode ser decisivo para a experiência do cliente?

5. TATO - Como criar uma boa sensação?

A pele possui milhares de células receptoras em sua superfície. Por isso, o tato é um sentido muito trabalhado no Design de Produto. Apenas o toque do material da embalagem pode trazer informações sobre o conteúdo do mesmo, até inconscientemente. E quem não gosta de sentir um produto com as mãos?

Conclusão

Estamos sempre em busca de experiências marcantes que nos façam voltar ou disseminar algo para outras pessoas. É justamente o conjunto dos sentidos que nos farão voltar ou optar por um produto ou outro. Comprar deve ser apenas uma consequência diante das experiências que as marcas precisam proporcionar no ponto de vendas.

É preciso ter um público, personalidade e propósito bem definidos para promover experiências sensoriais realmente eficazes.

A Ideatore oferece serviços de Branding e Rebranding, tanto para quem está ingressando no mercado, como para quem já atua, mas deseja redefinir seu posicionamento. Se você deseja explorar todo o potencial da sua marca e ampliar o poder das vendas, fale com a gente! ;)

Tags

Branding
Brandsense
cinco sentidos marca
como usar brandsense
branding e marca


Nágila Veríssimo

Nágila Veríssimo [Content Trainee]

nagila@ideatore.com.br

Estudante de Publicidade e Propaganda, inclinada para o lado Redação Publicitária da força. É sedenta por desafios e apaixonada pelo poder das palavras. Fã da vida, acredita que nenhuma experiência é inútil se for possível aprender algo com ela. Uma verdadeira Aprendetore!

POSTS RELACIONADOS

Mais posts do nosso blog



VEJA TODOS OS POSTS DO BLOG

CONTATO

Vamos planejar juntos?








+55 16 3877.6480

Rua Marcos Markarian 1025 conjunto 705 - 706
Jardim Nova Aliança 14026-583
Ribeirão Preto São Paulo Brasil

VEJA COMO CHEGAR

Agência de Propaganda, Comunicação, Marketing Digital, Branding e Website em Ribeirão Preto

Rua Marcos Markarian 1025
conjunto 705 - 706

SERVIÇOS

DESIGN

Na criação de naming, desenvolvimento da marca e em qualquer situação em que o design seja pré-requisito, você pode contar com a Ideatore.

BRANDING
NAMING
EMBALAGENS
RÓTULOS
DISPLAYS

PORTFOLIO

Spres | Embalagem | Design clean, valorizando o produto.
Spres
[Embalagem]

Design clean, valorizando o produto.








Agência Certificada CENP HubSpot Platinum Agência Associada Sinapro