Preload

6 materiais vitais para sua força de vendas (Parte II)

Confira as outras peças fundamentais para o momento da venda e relacionamento com seus clientes.

17/06/2015 as 15:30:45

Como vimos na Parte I desse conteúdo, alguns materiais podem parecer simples, mas realmente fazem a diferença no momento da negociação. Quem vive esse dia a dia com os clientes percebe como uma boa impressão e disponibilidade de informações podem ser decisivas nesses momentos.

Então vamos continuar agora com as demais ferramentas:

4. Portfólio

Função: Apresentar todo o know-how da marca por meio das experiências passados, através da exposição produtos entregues ou serviços realizados.

Situação de uso: Utilizado em um momento mais avançado das negociações que exigem uma maior disponibilidade de informações e argumentos. Por exemplo: uma consultoria pode apresentar a lista de projetos que já ofereceu, com descrições dos resultados de cada cliente.

Formato e informações: É importante pensar em modelos que não tornem o material cansativo, uma sugestão seria o storytelling, unindo a trajetória da marca com as soluções oferecidas ao passar do tempo, organizando as informações em uma única linha de raciocínio.

Como influencia: O material é uma maneira de fornecer referências e garantias para os clientes baseado em tudo que sua empresa já entregou. Uma argumentação mais palpável importante para a construção da confiança entre sua empresa e o cliente.

5. Lâmina dos produtos

Função: Apresentar e descrever individualmente os produtos que estão sendo negociados de forma detalhada.

Situação de uso: Material adequado para um estágio mais avançado da negociação em que o cliente já conhece bem sua empresa e já conseguiu ter uma ideia mais clara do que está procurando e do que precisa.

Formato e informações: Essa é a hora de focar nos atributos de cada opção apresentada, todas as suas especificidades e diferenciais. O importante é fornecer insumos suficientes para que o cliente possa tomar uma decisão segura, se sentindo mais confiante, seja em relação ao produto ou a empresa.

Como influencia: Uma outra forma de satisfazer a busca/necessidade dos clientes por informações. Segundo estudos, a maioria dos consumidores se declara insatisfeito em relação à quantidade de informações disponíveis na hora da compra, então aproveite essa oportunidade de satisfazê-lo ainda mais.

6. E-mail marketing

Função: Elaborado para o fortalecimento do relacionamento com os consumidores.

Situação de uso: E-mail é uma comunicação relativamente barata com seu cliente em comparação às outras ferramentas. No entanto, é preciso ser bem feito para não se tornar algo indesejável. Utilizado principalmente para envio de promoções e lançamentos, newsletters e acompanhamento da satisfação com o produto/serviço.

Formato e informações: Além do layout adequado, o e-mail precisa funcionar bem em qualquer dispositivo. Para isso, a mensagem precisa ser programada de forma responsiva e ser também Mobile Friendly. A frequência é um ponto crítico para não seja cansativo nem muito raro, por isso a necessidade de estudos com o público-alvo relacionado com o tipo de informação enviada.

Como influencia: Bons materiais geram uma maior interação entre o consumidor e o conteúdo, ideal para que o contato seja mantido e fortalecido ao longo do tempo. Nesse caso é possível disponibilizar uma grande quantidade de conteúdos que irão despertar o interesse do público, ou pelo menos atalhos que levem para eles. Por exemplo botões em newsletters que direcionam o destinatário para outras páginas, sites, conteúdos especiais ou promoções.

Pequenos detalhes

Assim como o investimento nos materiais citados, a atenção aos pequenos detalhes é de igual importância. Cartão de visita, papel timbrado, envelopes e pastas muitas vezes são as primeiras formas de contato com a marca e não podem ficar de fora do plano de comunicação.

Como já foi dito no início da Parte I, o visual realmente pode fazer a diferença na impressão que sua marca transmite. Portanto, prezar por uma identidade profissional dessa comunicação é uma boa opção para facilitar a atuação da sua equipe de vendas.

Tags

Como melhorar vendas
táticas para força de vendas
marketing para vendas
materiais para venda
como vender melhor


Ana Laura

Ana Laura [Content Trainee]

analaura.coffani@ideatore.com.br

Estudante de administração na FEA-RP/USP, tem muito interesse na área de marketing. Aproveitou as férias para fazer um estágio e decidiu ficar para aprender mais sobre produção de conteúdo, comunicação para eventos e atendimento ao cliente com os Ideatores.

POSTS RELACIONADOS

Mais posts do nosso blog



VEJA TODOS OS POSTS DO BLOG

CONTATO

Vamos planejar juntos?








+55 16 3877.6480

Rua Marcos Markarian 1025 conjunto 705 - 706
Jardim Nova Aliança 14026-583
Ribeirão Preto São Paulo Brasil

VEJA COMO CHEGAR

Agência de Propaganda, Comunicação, Marketing Digital, Branding e Website em Ribeirão Preto

Rua Marcos Markarian 1025
conjunto 705 - 706

SERVIÇOS

COMUNICAÇÃO

Somando conhecimentos, podemos juntos estabelecer o diálogo ideal com cada um dos seus públicos e mostrar o real o valor da sua empresa.

PUBLICIDADE
CORPORATIVA
ENDOMARKETING
FORÇA DE VENDAS
EVENTOS

PORTFOLIO

Markestrat  | Folder institucional  | Folder institucional desenvolvido para a Markestrat, ressaltando seus principais diferenciais e posicionando a marca no seu mercado.
Markestrat
[Folder institucional ]

Folder institucional desenvolvido para a Markestrat, ressaltando seus principais diferenciais e posicionando a marca no seu mercado.








Agência Certificada CENP HubSpot Platinum Agência Associada Sinapro