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A comunicação online deve ser engraçada?

Com tantos memes e erros ortográficos virando milhares de curtidas, as marcas aproveitam a onda de ser “engraçadinho”. Resta saber se este é mesmo o caminho certo.

10/06/2015 as 15:15:00

É preciso ter identidade. Desde a concepção até o desenvolvimento de uma marca, a empresa precisa conhecer seu público-alvo muito bem para saber como se comunicar. Na internet, temos visto atualmente diversos posicionamentos diferentes, sendo alguns deles com pouco engajamento - quando os clientes não interagem com a marca - e outros com altos índices de compartilhamento, os chamados virais.

A maior questão que atinge profissionais, principalmente os que trabalham em mídias sociais, é até onde uma marca pode chegar com a sua identidade. Se a comunicação for conectada com seu público, ou seja, responder aos seus anseios ou acertar o tom que ele esperava, o sucesso é certo. Do contrário, ela colocará tudo a perder.

Quando falamos de identidade, é preciso entender também a comunicação como um todo: a logomarca, o slogan, o meio em que o produto ou serviço está inserido, tudo influencia em como o comportamento do negócio será com seus consumidores. Falando exclusivamente em texto, a idade e o contexto social são ainda mais gritantes. É fundamental conhecer bem o público para que o engajamento seja direto, ou seja, estar antenado com o que ele está falando e onde ele está conectado é extremamente importante.

Envolver o leitor, a grande missão

Um ótimo case para exemplificar a interação descontraída é o “Dinofauro” (isso, com “f” mesmo). A imagem de um dinossauro de brinquedo sem a mandíbula inferior, que troca as consoantes pela língua do “f”, foi disseminada pelo BuzzFeed Brasil no final de maio. Na mesma semana, diversas marcas postaram suas versões para aproveitar o momento:

É impossível negar a quantidade de compartilhamentos e a repercussão que este tipo de brincadeira traz para as empresas, pois a grande sacada é estar presente no maior número possível de feeds, no menor tempo possível. Ver a marca se replicar rapidamente, com um custo bem abaixo do que os comerciais de TV e rádio, pode ser incrível. Mas nem tudo são flores.

Um posicionamento questionável também pode se tornar um viral de exemplo negativo. Como explica ferozmente Eden Wiedemann, algumas empresas “passam do ponto” ao criar imagens que não respeitam o branding e a realidade do produto, sem o objetivo de construir valor para a marca, apenas para aumentar curtidas e compartilhamento:

Tanto a Knorr, que aproveitou a onda dos jovens de tirar selfies sem roupa e enviar em aplicativos como Whatsapp, quanto a Hellmann’s, que utilizou erros ortográficos cometidos nas redes para replicar a imagem, ganharam destaque sem retorno positivo. Será que utilizar todas as “modas” é uma boa ideia? A resposta é: depende.

Seriedade com criatividade não está ligado ao fato de usar a todo instante tudo que está bombando na internet. Por isso, antes de criar uma imagem que tenha a pretensão de se tornar um viral, ganhar curtidas e compartilhamentos com engajamentos orgânicos sem desembolsar muito, é preciso repensar os valores e a identidade que a marca possui. Erros existem, mas utilizar o timing correto requer, além de cuidado, muito bom senso.

Tags

Virais na internet
dinofauro
branding e redes sociais
posicionamento de marca
uso de memes para marcas


Rodrigo Benetti

Rodrigo Benetti [Redator]

rodrigo@ideatore.com.br

Jornalista desvirtuado para o mundo publicitário, possui experiência no ramo gráfico e agências de comunicação. Focado em texto e planejamento, atua na Ideatore com o gerenciamento da produção de conteúdo, estratégias e equipe. Acredita que a versatilidade é característica fundamental para um profissional de sucesso.

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