Preload

6 dicas para planejar seu layout

Conheça alguns procedimentos básicos para a concepção de um bom layout.

27/05/2015 as 17:55:20

Sabemos que a inspiração é fundamental para o trabalho de direção de arte. Porém, existem algumas regras básicas que, seguidas corretamente, garantem o mínimo de coerência em um layout, independentemente do seu nível de inspiração.

Veja a seguir algumas dicas de criatividade que eu priorizo ao criar um layout para qualquer tipo de peça publicitária:

Dica 1: Estrutura
Antes de qualquer coisa é importante planejar a estrutura do layout de acordo com a mídia na qual ele será veiculado. Organize as informações dando a cada uma sua devida importância, ou seja, de acordo com a mensagem. A ordem de exibição destas informações também precisa ser estruturada para que elas sejam lidas corretamente. Faça um rough se julgar necessário.

Dica 2: Cores
Ao usar as cores, é preciso buscar o equilíbrio para que elas não fujam do conceito da campanha. Respeitar a paleta de cores que compõe a identidade visual da marca é crucial para que a mesma não seja distorcida.

Dica 3: Imagens
Se você não tem uma foto feita exclusivamente para o seu layout, a regra é ser rigoroso ao procurar nos bancos de imagens. A foto deve ser profissional, bem tratada e, se houver pessoas, elas devem estar igualmente apresentáveis. Enfim, utilizar o banco de imagens é importante para encontrar uma imagem que atenda exatamente à necessidade. Se isso não for possível, considere fazer uma montagem.

Dica 4: Texto
O texto faz parte do layout. Por isso é necessário tomar cuidado ao criar apenas caixas de textos e jogá-los dentro. Textos em uma peça publicitária são muito mais do que títulos e subtítulos, eles devem ser diagramados assim como todo o resto, sendo integrados ao layout. Fontes bonitas, fáceis de serem lidas e que transmitam o conceito da campanha são imprescindíveis.

Dica 5: Respiro
O seu layout precisa respirar. É isso mesmo: layouts “apertados” transmitem uma sensação de sufoco. Elementos muito próximos uns dos outros, textos apertados e sem margens ou com informação visual excessiva são responsáveis pelo fracasso de um design.

Dica 6: Avaliação crítica
Depois de terminar o seu layout, olhe para ele com um olhar crítico. Faça uma avaliação rigorosa sobre todos os aspectos, imagens, cores, textos, conceito, etc. Verifique se não houve exageros e tenha sempre em mente que menos é mais.

Essas são apenas algumas dicas básicas para evitar erros primários na construção de um layout, mas a principal dica de todas é - e acredito que sempre será - o estudo. Profissionais de design devem sempre se manter atualizados, tanto para trazer novidades de layout para a agência, como para ver resultados a cada dia mais satisfatórios.

Tags

como planejar layout
estrutura de layout
dicas para criação
como fazer um bom layout


Almeida

Almeida [Diretor de Arte]

almeida@ideatore.com.br

Desde criança fazendo quadrinhos, animações em bloquinhos, tomando bronca de professor por ficar desenhando na escola, não poderia fazer outra coisa na vida que não fosse trabalhar com criação.

POSTS RELACIONADOS

Mais posts do nosso blog



VEJA TODOS OS POSTS DO BLOG

CONTATO

Vamos planejar juntos?








+55 16 3877.6480

Rua Marcos Markarian 1025 conjunto 705 - 706
Jardim Nova Aliança 14026-583
Ribeirão Preto São Paulo Brasil

VEJA COMO CHEGAR

Agência de Propaganda, Comunicação, Marketing Digital, Branding e Website em Ribeirão Preto

Rua Marcos Markarian 1025
conjunto 705 - 706

SERVIÇOS

DESIGN

Na criação de naming, desenvolvimento da marca e em qualquer situação em que o design seja pré-requisito, você pode contar com a Ideatore.

BRANDING
NAMING
EMBALAGENS
RÓTULOS
DISPLAYS

PORTFOLIO

Espaço Fit | Marca e Posicionamento | Além do belo design da marca, este trabalho nos dá muito orgulho pelo posicionamento criado: corpo|completa|mente.
Espaço Fit
[Marca e Posicionamento]

Além do belo design da marca, este trabalho nos dá muito orgulho pelo posicionamento criado: corpo|completa|mente.








Agência Certificada CENP HubSpot Platinum Agência Associada Sinapro