Preload

Logomarca: em alta, baixa ou vetor?

A agência ligou pedindo sua logo em curvas? Entenda quais são os formatos de imagens usados e para qual situação cada um deles é melhor.

13/05/2015 as 15:58:02

Para quem não está acostumado com o vocabulário publicitário, é complicado entender a língua que as agências falam. Pensando nisso, resolvemos facilitar a vida dos nossos leitores, elaborando um glossário que explica a maioria dos termos usados no dia a dia dos profissionais de marketing. Mas alguns termos ainda geram algumas dúvidas. Um bom exemplo é o “formato de arquivo”.

Durante a criação de um material publicitário, inúmeras versões passam por aprovações e ajustes, transitando entre agência e cliente, até o envio para o fornecedor. E para cada uma delas, é preciso trabalhar a logomarca em um formato diferente.

Entenda como funcionam esses formatos de arquivos:

Logomarca em vetor

Quando ouvir o termo logomarca em vetor ou logomarca em curvas saiba que essas imagens estão salvas em um formato passível de edição. Uma outra forma de se referir a esse formato é como “arquivo aberto”. Nessas condições, as logomarcas podem ser editadas e redimensionadas para qualquer tamanho sem perder a qualidade, através de programas apropriados como Photoshop e Illustrator. Ou seja, elas podem ser ampliadas sem restrições.

Portanto, é importante que a sua logomarca esteja em vetor para a criação das demais peças. Dessa forma é possível garantir a qualidade da imagem na hora da confecção do material, seja ele um pequeno bloco de notas ou um outdoor.

Toda empresa deve ter a sua logomarca original, ou seja, o arquivo aberto e editável. Isso funciona para garantir, além da qualidade de impressão, a fidelidade de cores da marca.

Logomarca em alta

Diferente do formato em vetor, a logomarca em alta é um arquivo fechado, ou seja, não é feito para ser editado. No entanto, a qualidade da imagem e cores continua sendo alta e pode ser redimensionada para diversos tamanhos. Na maioria das vezes, é possível utilizar imagens em alta para produção de peças, desde que as logomarcas não precisem ser editadas. Pense nela como se fosse uma foto muito boa: é possível imprimir em diversos tamanhos sem perder a qualidade.

Outro ponto importante é em relação ao “peso” do aquivo. Imagens em alta qualidade (ou alta resolução, como também são chamadas) são mais pesadas e mais difíceis de serem compartilhadas.

Logomarca em baixa

Assim como a logomarca em alta, as logomarcas em baixa não são feitas para serem editadas. A diferença é que a qualidade dessa imagem é bem menor. Logo, esses arquivos são mais leves e fáceis de serem compartilhados, seja por e-mail, redes sociais ou dispositivos móveis.

O que é preciso saber é que não é possível elaborar um material publicitário com excelência utilizando imagens em baixa qualidade. Ao ser impressa, a logomarca não fica nítida e desvaloriza todo o trabalho feito. Por outro lado, esses arquivos são ideais para a aprovação do material pelo cliente em uma primeira visualização, uma vez que no computador a qualidade não é muito prejudicada.

Mas qual a real diferença entre logos em baixa ou alta?

Tudo é uma questão de DPI (Dots Per Inch). Em tradução livre, a sigla significa “Pontos Por Polegadas”. Isto é, a densidade de pontos que podem ser encontrados no espaço de uma polegada em uma imagem. Esses pontos podem ser pixels (quando a imagem está digitalizada) ou pontos de impressão (quando a imagem é impressa).

Quando gerada, a imagem é formada por uma quantidade predeterminada de pontos. O tamanho desses pontos aumenta ou diminui quando a mesma é redimensionada. Dessa forma, eles podem aumentar até determinado nível em que é possível identificá-los a olho nú. É o que chamamos de imagem pixelizada, ou seja, de baixa qualidade.

Para uma imagem ser considerada de alta resolução ela precisa de 300 DPIs, mas depende muito da dimensão final em que o trabalho será confeccionado. Por isso é fundamental que profissionais especializados sejam os responsáveis pelos processos, evitando qualquer tipo de problema.

Tags

logomarca em alta ou baixa
resolução da marca
qualidade do logotipo
impressão de logo


Ana Laura

Ana Laura [Content Trainee]

analaura.coffani@ideatore.com.br

Estudante de administração na FEA-RP/USP, tem muito interesse na área de marketing. Aproveitou as férias para fazer um estágio e decidiu ficar para aprender mais sobre produção de conteúdo, comunicação para eventos e atendimento ao cliente com os Ideatores.

POSTS RELACIONADOS

Mais posts do nosso blog



VEJA TODOS OS POSTS DO BLOG

CONTATO

Vamos planejar juntos?








+55 16 3877.6480

Rua Marcos Markarian 1025 conjunto 705 - 706
Jardim Nova Aliança 14026-583
Ribeirão Preto São Paulo Brasil

VEJA COMO CHEGAR

Agência de Propaganda, Comunicação, Marketing Digital, Branding e Website em Ribeirão Preto

Rua Marcos Markarian 1025
conjunto 705 - 706

SERVIÇOS

COMUNICAÇÃO

Somando conhecimentos, podemos juntos estabelecer o diálogo ideal com cada um dos seus públicos e mostrar o real o valor da sua empresa.

PUBLICIDADE
CORPORATIVA
ENDOMARKETING
FORÇA DE VENDAS
EVENTOS

PORTFOLIO

Honda Lago-San | Promo-San City ou Fit | Campanha promocional da concessionária autorizada Honda (unidades Ribeirão Preto, Franca e Sertãozinho) com ações online e offline para o mês de janeiro de 2017.
Honda Lago-San
[Promo-San City ou Fit]

Campanha promocional da concessionária autorizada Honda (unidades Ribeirão Preto, Franca e Sertãozinho) com ações online e offline para o mês de janeiro de 2017.








Agência Certificada CENP HubSpot Platinum Agência Associada Sinapro