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6 dicas para acertar no lançamento de um produto

Suas ideias nunca agradarão a todos, principalmente em comunicação. Evite crises, invista num bom planejamento.

27/04/2015 as 17:28:45

Um dos últimos cases desastrosos de lançamento de produtos mais citado nas redes sociais aqui no Brasil foi o da nova linha de esmaltes de uma marca famosa, em que a ideia central era dar nome de homens aos seus esmaltes e junto ao nome colocar uma característica dita “positiva” que estes homens teriam para com as mulheres.

A linha intitulada “Homens que Amamos”, não teve uma boa aceitação, muitas pessoas (grande parte mulheres), ficaram inconformadas com a possível ideia de que o ato de um homem mandar flores ou dizer eu te amo, mereceria uma “homenagem” a ponto de uma empresa lançar uma linha de produtos com essas tais características que deveriam ser normais em nosso dia a dia.

Cases como esses nos dão a certeza de que o estudo de mercado é essencial antes de qualquer lançamento de produtos e campanhas publicitárias. O mercado, seja qual for a sua área de atuação está cada vez mais competitivo, com novas ideias, empresas e produtos surgindo diariamente e muitos no calor do momento, esquecem de analisar princípios básicos antes de investir em novas ideias.

Dê uma olhada nas dicas abaixo e veja se você está sendo coerente ou se está iniciando um trabalho de forma aleatória. Aprenda a investir no seu planejamento.

1- Amadureça a sua ideia

Não é porque você acha a sua ideia fantástica que ela deve sair do papel. Na verdade, não estou jogando um balde de água fria na sua empolgação. O que quero dizer é que, mesmo que a ideia seja boa e inovadora ela deve ser amadurecida, e isso só acontece quando você sai da teoria de forma consciente e parte para a prática, baseando-se em informações consistentes que você só terá em mãos se pesquisar e conhecer muito bem o mercado que deseja explorar.

2- Identifique os prós e contras

Procure identificar os prós e os contras desse investimento, pontue seus pontos fortes e seus pontos fracos, questione-se sobre o que você quer oferecer, se é realmente bom, se é diferente dos demais, se você poderá trabalhar de uma forma competitiva, se tem logística para atender seu público, enfim, conheça o que você tem a oferecer. Não deixe de fazer uma análise interna.

3- Analise o mercado

Comece conversando com quem está a sua volta, invista em relacionamento com possíveis clientes e até mesmo funcionários, veja se o seu produto terá espaço no mercado. Verifique se já existem produtos similares aos seus e se essa concorrência é forte ou não. Informe-se sobre os hábitos dos seus possíveis consumidores, e sempre se atualize sobre a situação econômica em que eles se encontram, se eles estão consumindo e quais tendências estão seguindo.

4- Observe as oportunidades

Você deve ficar atento a tudo que acontece a sua volta, quando você está bem informado sobre a situação econômica, política, social, atualidades, entre outros assuntos, fica mais fácil enxergar novas oportunidades ou solucionar dúvidas que estejam atrapalhando o desenvolvimento da sua ideia.

5- Seja objetivo

Você tem que saber quais são os seus objetivos. Se eles não estiverem bem definidos você não conseguirá planejar e estruturar estratégias que te dêem o posicionamento e retorno esperados. “Assoviar e chupar cana ao mesmo tempo” é impossível. Foque num único alvo e trabalhe para que o caminho até ele seja desenvolvido com competência.

6- Invista em comunicação

Essa dica eu deixei por último, mas na verdade se ela for aplicada desde o surgimento da sua ideia você com certeza terá o retorno esperado. Digo isso, porque com a ajuda de profissionais capacitados, que atuam diariamente no desenvolvimento de pesquisas de mercado, que se especializam sobre a melhor forma de utilizar os mais diversos meios de comunicação, que têm uma equipe criativa para dar forma aos seus pensamentos e que principalmente têm a seriedade de te mostrar o que não deve ser feito, você começa de uma maneira bem estruturada garantindo solidez no lançamento do seu produto.

Muitos não dão a devida importância para a contratação de uma agência de publicidade, e acabam falando com o público de maneira aleatória, sem sequer ter a certeza de que estão falando com as pessoas certas. A ideia de “quanto mais melhor”, não se aplica à comunicação, que sim, deve ser trabalhada de forma segmentada.

Invista em comunicação, invista em pesquisas, contrate uma agência de publicidade. É melhor investir num bom planejamento do que gastar dinheiro tentando contornar uma crise.

Tags

lançamento de produtos
análise de mercado
gerenciamento de crises
pontos fortes
pontos fracos
oportunidades
pesquisas de mercado


Ana Gouveia

Ana Gouveia [Mídia]

ana.gouveia@ideatore.com.br

Publicitária, pós-graduada em Comunicação e Linguagens Midiáticas, observadora e sempre atenta às novas tendências de mídia, que possam incrementar e trazer retorno aos clientes. Meu canto preferido dentro da agência? Sem dúvida, é o departamento de Mídia!

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