Preload

Usabilidade e Arquitetura da Informação

Assim como um navio no oceano, o seu cliente navega no website. A diferença é que a bússola é você quem fornece.

22/04/2015 as 17:55:56

Visual bonito, programação bem feita e atualizada, servidor de qualidade, tudo isso compõe um website bem sucedido. Porém, não garante o seu sucesso. Além de aparecer nas buscas e agradar visualmente, o usuário deve ter uma experiência bem sucedida em sua navegação.

Mas afinal, o que seria uma navegação bem sucedida?

Teoricamente, todo usuário que acessa um website está procurando algo. Sendo assim, pode-se dizer que uma navegação perfeita é quando ele encontra o que estava procurando. Para alcançar esse objetivo, o mapa do site precisa ser muito bem planejado, valorizando as principais informações sobre seu produto ou serviço a todo momento, para que o usuário tenha fácil acesso.

Ao planejar a estrutura, é fundamental pensar do ponto de vista do usuário, tentando entender o que exatamente ele procura ao acessar o seu website. Feito isso, a exibição do conteúdo deve ser arquitetada para fazer com que ele chegue às informações que procura de forma eficiente, com o menor número de cliques possível. Fazer o wireframe das páginas ajuda bastante nesse momento. Funciona como uma espécie de esqueleto do website, sem layout, apenas com o posicionamento do conteúdo.

Tão importante quanto dar ao visitante do seu website as informações que ele busca, é oferecer também as informações que você gostaria que ele visse. Durante o planejamento da navegação, é necessário definir uma espécie de roteiro a ser seguido, ou seja, as ações que gostaríamos que acontecessem.

Um exemplo bem básico: quando o cliente está na página institucional, nesta mesma tela pode ser oferecido algo mais, seria como se disséssemos: “Agora que você conheceu nossa empresa, que tal experimentar isso?”

Paralelo à arquitetura da informação está a usabilidade, que é a facilidade com que o usuário tem acesso às informações. A navegação por parte do usuário tem que ser a mais intuitiva possível, evitando que ele tenha que pensar muito para “se achar” no website.

Existe uma regra básica de usabilidade que consiste em 3 perguntas:

Aonde estou? Para onde vou? De onde vim? A qualquer momento durante a navegação, o usuário deve conseguir “responder” a estas questões e o site, por sua vez, oferecer recursos para isso. O objetivo é que ele nunca se sinta perdido, sem saber aonde está, como voltar para onde estava ou encontrar dificuldade em achar o caminho para onde quer ir.

Essa é apenas uma pequena abordagem sobre esse assunto. Arquitetura da informação e usabilidade são temas que um bom desenvolvedor de websites precisa dominar. Portanto, vale a pena um estudo mais aprofundado para que esses conceitos possam ser aplicados corretamente.

Mesmo após todo o processo de desenvolvimento do site ser concluído, é importante que sejam feitos testes de navegação com usuários reais, que não participaram da criação, para que sejam identificadas as possíveis dificuldades e que as mesmas sejam corrigidas antes do site ser publicado.

Concluindo, um website bem desenvolvido é aquele que é planejado em todos os aspectos, desde ovisual até estrutural, permitindo ao usuário, assim como um navio em uma viagem, tenha uma navegação tranquila e prazerosa, para que ele volte a querer navegar pelas mesmas águas.

Tags

Usabilidade
arquitetura da informação
website
estrutura site


Almeida

Almeida [Diretor de Arte]

almeida@ideatore.com.br

Desde criança fazendo quadrinhos, animações em bloquinhos, tomando bronca de professor por ficar desenhando na escola, não poderia fazer outra coisa na vida que não fosse trabalhar com criação.

POSTS RELACIONADOS

Mais posts do nosso blog



VEJA TODOS OS POSTS DO BLOG

CONTATO

Vamos planejar juntos?








+55 16 3877.6480

Rua Marcos Markarian 1025 conjunto 705 - 706
Jardim Nova Aliança 14026-583
Ribeirão Preto São Paulo Brasil

VEJA COMO CHEGAR

Agência de Propaganda, Comunicação, Marketing Digital, Branding e Website em Ribeirão Preto

Rua Marcos Markarian 1025
conjunto 705 - 706

SERVIÇOS

DESIGN

Na criação de naming, desenvolvimento da marca e em qualquer situação em que o design seja pré-requisito, você pode contar com a Ideatore.

BRANDING
NAMING
EMBALAGENS
RÓTULOS
DISPLAYS

PORTFOLIO

Westcon-Comstor Club | Identidade visual | Westcon-Comstor Club | Identidade visual do site e da campanha de divulgação do programa de recompensas Westcon-Comstor Club, da distribuidora de tecnologia Westcon-Comstor, direcionado a revendas parceiras e equipe interna.
Westcon-Comstor Club
[Identidade visual | Westcon-Comstor Club]

Identidade visual do site e da campanha de divulgação do programa de recompensas Westcon-Comstor Club, da distribuidora de tecnologia Westcon-Comstor, direcionado a revendas parceiras e equipe interna.








Agência Certificada CENP HubSpot Platinum Agência Associada Sinapro