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Como atingir meu público-alvo na internet?

Para ampliar as vendas online é preciso acertar o target correto. Conheça algumas ferramentas para sua empresa explorar ainda mais o marketing digital.

15/04/2015 as 17:16:17

O mundo físico que estamos acostumados com lojas cheias de cartazes, panfletos, fachadas e ações chamativas para prender a atenção de possíveis compradores é bem distinto do virtual. Apesar de ambos serem reais, ou seja, a cada dia interagirem mais e venderem para um mesmo nicho, há grandes diferenças quando o assunto é propaganda.

Encontrar o público-alvo fora da internet se torna viável por bairros, locais que essas pessoas frequentam ou transitam diariamente, entre outros fatores como pesquisas, boca-a-boca e etc. Pensando nisso, as marcas fazem intervenções em ruas, bares e boates de acordo com o perfil desejado, em busca de atingir o maior número possível de consumidores.

Mas como encontrar pessoas interessadas no meu produto sendo que todas elas são “iguais” atrás de uma tela?

O primeiro passo é saber identificar o personagem que está por trás dela. Este ponto é crucial para fazer sua empresa traçar a estratégia correta de marketing. Para isso, há diversas ferramentas online que podem auxiliar nesta busca pelo público ideal, que chegará às vias de fato para concluir uma compra.

Antes de entrarmos nos exemplos que contemplam esse desafio, é importante lembrar que partimos da ideia que o seu target já está definido. Caso ainda não saiba qual é o perfil do seu cliente, sugiro que leia este outro artigo do blog sobre como definir seu público-alvo.

Dito isto, vamos a uma “realidade” da internet: no mundo de sites e redes sociais não há fachadas, cartazes, panfletos para serem distribuídos e atrair essas pessoas. Será? Não, esse pensamento não é tão verdadeiro assim.

O consumidor está online igual a você. Lendo um e-mail, visitando sites, assistindo vídeos, fazendo pesquisas ou entretido em alguma rede social, blogs, etc. E para fazer uma campanha online de sucesso, é preciso em primeiro lugar que a sua empresa tenha também essa presença virtual. Com ela, é possível ter banners e aparecer constantemente na tela do personagem que você está buscando, ou ser visto com mais facilidade nos principais resultados de busca do Google (estar na primeira página e em primeiro lugar nos resultados é a meta de todo negócio).

Ter um website com um conteúdo bem estruturado, design responsivo, possuindo uma ou mais landing pages e enviando e-mails marketing para uma base formada são passos importantes para começar a ter visibilidade. Além disso, é possível conseguir uma ótima divulgação através de redes sociais e blogs corporativos.

Se você já possui estes canais ou boa parte deles, chegou a hora de organizar a casa para usar as ferramentas que irão transformar seus clientes em lucro.

Google Adwords

O Google Adwords é uma das ferramentas mais importantes para ser encontrado na web. Através dele, é possível inserir sua empresa nos principais resultados de busca, quando o usuário faz uma pesquisa com palavras-chave relacionadas (é a chamada Rede de Pesquisa). Além do investimento neste tipo de campanha, é possível explorar a Rede Display (composta por sites parceiros como UOL, G1, Estadão, Época, Último Segundo e outros), com aqueles banners que já estamos acostumados.

Um exemplo clássico para entender como a ferramenta funciona são as próprias propagandas que visualizamos. Se aparece para você um banner em um site ou blog de viagens falando para você conhecer um hotel fazenda, é muito provável que a sua busca mais recente no Google seja por viagens ou lazer. Já se você visualiza mais um tênis, camisa, vestido, etc, muito provavelmente você procurou por esses itens na internet.

O Google entende sua busca e lhe mostra opções para comprar o que estava procurando. Descobrir as palavras mais buscadas pelos clientes e estar presente tanto na Rede de Pesquisa quanto na Rede Display é uma garantia muito maior de retorno financeiro.

Facebook Ads

Os algoritmos do Facebook possuem os dados mais próximos dos usuários que você precisa alcançar. Quando a pessoa insere suas informações na rede, curte ou compartilha informações, fotos, vídeos e outros, a rede mapeia suas preferências.

A partir do Facebook Ads, é possível segmentar o público por quaisquer preferências, idades, culturas, regiões. Ter um banner bem elaborado e chamativo, com a quantidade de texto correta é fundamental para alavancar suas vendas. Considerando ainda que o Facebook possui atualmente mais de 1,23 bilhão de usuários - sendo que mais de 61 milhões destes são brasileiros - saber anunciar nesta rede chega a ser tão importante como no Google.

Blogs e SEO

Se a sua empresa fez a lição de casa e está explorando todas técnicas do marketing inbound, usando o website como uma porta para captar novos clientes (ou leads, como chamamos), muito provavelmente você já notou a importância de usar o blog corporativo para promover sua marca.

Um meio de fazer com que o seu blog tenha mais visitas pelo público-alvo é otimizar títulos e subtítulos - o famoso SEO (Search Engine Optimization) - fazendo seu conteúdo aparecer com maior facilidade nos resultados do Google. Para isso, é preciso pensar um pouco fora da caixa e ter a visão do empreendimento como cliente, e não proprietário. Como o meu cliente pensaria ao buscar esse tipo de conteúdo? Serei efetivo se falar deste assunto? Como devo abordá-lo?

Ter parcerias com outros blogs corporativos para inserir produtos ou a visão do seu negócio também é um trabalho de branding que pode render ótimos frutos. Mostrar ao cliente que você entende do que está falando e o porquê dele investir o dinheiro no seu produto ou serviço é uma poderosa ferramenta de vendas. Afinal de contas, o consumidor poderá até comprar outra marca, mas quanto mais próximo ele está da sua, menor será a chance de perder a venda.

Tags

Como atingir meu público-alvo
Google Adwords
Facebook Ads
blogs corporativos
target online
marketing inbound
marketing digital


Rodrigo Benetti

Rodrigo Benetti [Redator]

rodrigo@ideatore.com.br

Jornalista desvirtuado para o mundo publicitário, possui experiência no ramo gráfico e agências de comunicação. Focado em texto e planejamento, atua na Ideatore com o gerenciamento da produção de conteúdo, estratégias e equipe. Acredita que a versatilidade é característica fundamental para um profissional de sucesso.

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