Preload

Publicidade no Whatsapp funciona?

É difícil conseguir imaginar um lugar em que a criatividade do marketing ainda não chegou.

13/04/2015 as 17:32:23

Para as marcas, estar nas mídias sociais não é uma questão de modismo, mas sim uma tendência praticamente obrigatória. É preciso estar em contato com seu público, gerar conteúdo, ter presença e disponibilidade. A palavra chave é interação.

Para conquistar esse espaço, as empresas estão aproveitando todas as plataformas possíveis para aumentar seu alcance. Sendo assim, não podemos deixar o Whatsapp de lado, aplicativo que atingiu 700 milhões de usuários no início de 2015 e tem como meta passar da marca de 1 bilhão em breve.

Esses números me fazem pensar em uma coisa: como vai ficar o marketing nessa história?

Pelo que temos observado nas redes sociais e nos aplicativos, o início da negociação de oportunidades (como venda de anúncios, promoção da página e posts, etc) para empresas é quase um caminho natural, como aconteceu com o Google e Facebook. No entanto, a proposta do Whatsapp é ser um aplicativo que facilite a comunicação - rápida, agradável e informal - por isso, a ideia de anúncios coloridos e inconvenientes faz os usuários torcerem o nariz.

No início de 2014 os desenvolvedores fizeram alguns testes de anúncios pagos, com links patrocinados - quando enviados na mensagem exibiam a marca da empresa. Além disso, chegaram a considerar um serviço de envio de mensagens em massa para grandes corporações, como companhias aéreas. Mas essa segunda opção nem chegou a ser testada.

No entanto, hoje em dia, o Whatsapp defende com firmeza que não irá aderir à venda de publicidade no aplicativo, inclusive a marca declara abertamente esse posicionamento em seu próprio blog. Diversos depoimentos de Mark Zuckerberg - novo dono da companhia - explicitam que o aplicativo ainda está em fase de crescimento e levará algum tempo para entender qual a melhor forma de explorá-lo.

Como a opção de anúncios pagos não existe, hoje em dia podemos encontrar empresas que vendem o serviço de envio de mensagens em massa através do Whatsapp, com direito a relatórios e opções de respostas, envio de fotos, vídeos e áudios, incluindo compra de banco de dados filtrados por perfis demográficos.

Mas cuidado: pode não ser uma boa ideia simplesmente começar a enviar spams com promoções através do aplicativo.

Além disso, é importante perguntar se o cliente quer receber esse tipo de mensagem, e não optar por uma abordagem invasiva e incômoda.

Para fazer um bom marketing no Whatsapp é preciso abusar da criatividade.

Pelo fato da rede social ser um meio de comunicação mais íntimo e descontraído, para que as ações funcionem é preciso despertar o interesse do usuário e conquistar sua interação de forma espontânea. A grande sacada é entender o que o seu público gosta de compartilhar e explorar. Eu apostaria em dois principais temas: humor e oportunidades. Sem dúvida, são os que mais interessam os usuários e consequentemente são os mais compartilhados. Podemos ver esse comportamento se repetindo ação após ação aqui na agência em todas as análises de redes sociais.

A melhor estratégia é descobrir formas de chamar o público para perto da empresa. Por exemplo, ano passado a Hellmann’s lançou uma campanha que enviava receitas e dicas de cozinha para os números cadastrados em sua promoção “WhatsCook”. Outro sucesso foi a ação do Sonho de Valsa no dia dos namorados, que disponibilizou um número de telefone para que seus seguidores pudessem pedir dicas de presentes ou ajuda na elaboração de uma surpresa romântica e criativa através do Whatsapp.

O mais essencial é entender seu público-alvo, saber o que ele busca e pelo o que ele se interessa e, a partir daí, começar a traçar as estratégias. Temos alguns bons exemplos, desde o gerente que manda mensagens para suas melhores clientes avisando quando chegam novas peças, até ações que mobilizam grandes equipes para responder a demanda de clientes do país todo.

Outro ponto fundamental é o planejamento e a projeção da demanda. É preciso garantir que a empresa vá dar conta da logística. Vale a pena lembrar que uma conta específica do aplicativo pode ser acessada apenas através de um único aparelho celular, ou no máximo por um celular e um computador¹ ao mesmo tempo, restringindo a amplitude das campanhas.

Independente da abordagem, a criatividade deve ser focada em ações que aproximem o contato da marca com seus clientes. E decidir qual campanha escolher ou para quem direcioná-la fica a critério dos marketeiros.

Ps. Caso tenha interesse, conheço alguns bons para indicar. ;)

--

¹WhatsApp Web está somente disponível para aparelhos celulares Android, Windows Phone 8.0 e 8.1, Nokia S60, Nokia S40 Single SIM EVO, BlackBerry e BB10.

Tags

publicidade no whatsapp
marketing no whatsapp
marketing nas redes sociais
transmídia


Ana Laura

Ana Laura [Content Trainee]

analaura.coffani@ideatore.com.br

Estudante de administração na FEA-RP/USP, tem muito interesse na área de marketing. Aproveitou as férias para fazer um estágio e decidiu ficar para aprender mais sobre produção de conteúdo, comunicação para eventos e atendimento ao cliente com os Ideatores.

POSTS RELACIONADOS

Mais posts do nosso blog



VEJA TODOS OS POSTS DO BLOG

CONTATO

Vamos planejar juntos?








+55 16 3877.6480

Rua Marcos Markarian 1025 conjunto 705 - 706
Jardim Nova Aliança 14026-583
Ribeirão Preto São Paulo Brasil

VEJA COMO CHEGAR

Agência de Propaganda, Comunicação, Marketing Digital, Branding e Website em Ribeirão Preto

Rua Marcos Markarian 1025
conjunto 705 - 706

SERVIÇOS

COMUNICAÇÃO

Somando conhecimentos, podemos juntos estabelecer o diálogo ideal com cada um dos seus públicos e mostrar o real o valor da sua empresa.

PUBLICIDADE
CORPORATIVA
ENDOMARKETING
FORÇA DE VENDAS
EVENTOS

PORTFOLIO

Stecar América | Website | Desenvolvimento de website para concessionária com CMS personalizado, responsivo e pronto para mobile. http://www.stecaramerica.com.br
Stecar América
[Website]

Desenvolvimento de website para concessionária com CMS personalizado, responsivo e pronto para mobile. http://www.stecaramerica.com.br








Agência Certificada CENP HubSpot Platinum Agência Associada Sinapro