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5 ferramentas para e-commerce que só agências têm

Pescar em aquário é bom porque há muitos peixes, mas é preciso ter a isca correta para fisgar os melhores. Saiba o que você precisa ter para ser o melhor pescador.

08/04/2015 as 10:01:00

A metáfora do subtítulo acima é exata: se a sua empresa deseja vender produtos online, precisa entender o perfil do consumidor. A cada dia a Internet está cheia de usuários comprando online, e saber explorar ao máximo esse mercado com certeza é uma boa ideia.

Para ter um e-commerce perfeito e evitar dores de cabeça com o cliente, é necessário ter uma boa estrutura. E diversos dos itens para profissionalizar este tipo de negócio só uma agência de comunicação pode proporcionar.

Conheça agora as 5 ferramentas indispensáveis para um e-commerce de sucesso:

Planejamento de marketing

A loja online também tem as mesmas necessidades de uma física: definição de público-alvo, com planejamento de campanhas para cada perfil consumidor; saber o que seu cliente gosta e qual o diferencial que a sua empresa possui são fatores determinantes para vender mais.

Neste passo, cabe conversar com os criativos, redatores e designers da agência sobre o espírito que a sua loja possui, transmitindo como a comunicação deve ser direcionada. Caso ainda não tenha uma definição clara de como será, essa conversa também é importante para ouvir opiniões e elaborar um planejamento focado no seu público.

Design personalizado e responsivo

É claro que existem diversos sites que oferecem lojas virtuais prontas, bastando apenas trocar imagens e textos. Mas é apenas isso que você precisa? Ser mais um na multidão?

O diferencial de uma marca está em como ela se posiciona para o seu público-alvo, portanto o design personalizado é fundamental!

Além de passar muito mais confiança e credibilidade, seus diferenciais ficam expostos com mais facilidade - novamente a agência deve estar presente para entender o porquê você é melhor que a concorrência, deixando essa mensagem mais clara - além de demonstrar profissionalismo. Sobre a responsividade, é algo simples de entender: a cada dia mais pessoas usam tablets e smartphones. Não ter um site que seja adaptado à eles significa perder vendas. Só uma agência vai pensar nisso com calma e programar seu site corretamente.

Programação e texto

De nada adianta ter um bom planejamento e um design perfeito se o seu site não for bem programado e muito bem escrito. A segurança de dados dos seus produtos e clientes é crucial e erros no site fazem hackers invadirem o sistema com muito mais facilidade.

Erros ao clicar em links e problemas que podem acontecer no meio do caminho - se não arrumados rapidamente - mostram despreparo e descuido. Isso é algo que você não pode nem pensar em transmitir ao cliente. Um deslize pode ser fatal para a sua marca.

Na parte textual, tanto as ofertas como todo o conteúdo que é produzido não pode conter erro ortográfico. Além de mostrar uma explícita falta de revisão, há o problema de ambiguidades e informações errôneas. Um bom redator consegue resolver esse problema facilmente.

SEO e SMO

O Search Engine Optimization e o Social Media Optimization - SEO e SMO, respectivamente - são poderosas ferramentas para fazer sua loja aparecer mais, tanto no Google como nas redes sociais. Dentro da agência há uma frequente análise de palavras-chave, buscando como ele fará a pesquisa para chegar até você. E isso faz toda a diferença.

Como você irá interagir com ele nas Redes Sociais - Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, etc - também é um fator muito influente. Buscar uma agência que faça esse trabalho influencia em diversos pontos, pois todos os textos, imagens ou vídeos criados para redes devem buscar essa otimização.

Promoções

Com todo esse planejamento e estrutura definidos, chegou o momento de traçar também as promoções da sua loja. Produzir um e-mail com a promoção do mês, ou uma temática diferente requer alguns cuidados.

O tipo de promoção, duração, e-mails auxiliares para informar o cliente - se ele ganhou, quanto ganhou, etc - ou em campanhas mais complexas, onde itens são sorteados ou entregues como bônus de participação, são elementos importantes para o sucesso de vendas.

Com a ideia na mente, o trabalho ao redor para fazer o e-commerce faturar mais só vai depender da mão na massa. Lembre-se: planejamento e profissionalismo andam sempre juntos.

Tags

e-commerce
ferramentas para e-commerce
loja virtual
como vender mais online
e-commerce e agência de propaganda


Rodrigo Benetti

Rodrigo Benetti [Redator]

rodrigo@ideatore.com.br

Jornalista desvirtuado para o mundo publicitário, possui experiência no ramo gráfico e agências de comunicação. Focado em texto e planejamento, atua na Ideatore com o gerenciamento da produção de conteúdo, estratégias e equipe. Acredita que a versatilidade é característica fundamental para um profissional de sucesso.

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