Preload

Como escolher um nome para meu negócio?

Dentro do processo criativo de um nome para um produto ou serviço existem vários fatores que devem ser levados em consideração.

01/04/2015 as 11:50:05

O nome técnico para o processo de criação de um nome é naming.

Para realização desse processo, devemos primeiramente reunir o maior número de cérebros possíveis. Duas cabeças ou mais sempre pensam melhor que uma, como já dizia a minha avó.

Essa reunião de pessoas criativas, soltando nomes a torto e a direito sem nenhuma censura ou bloqueio, é conhecida como brainstorm (tempestade de ideias, se formos traduzir ao pé da letra). Com isso, os melhores nomes são anotados e analisados minuciosamente, de acordo com alguns pontos que vou explicar agora.

Para sermos mais precisos, devemos levar em consideração algumas questões na escolha: Para QUE serve? Para QUEM serve? ONDE será comercializado? Tudo isso gera a cara do produto ou serviço e auxilia na escolha correta da identidade.

O nome também deve ser, preferencialmente, no mesmo idioma local. Isso facilita o entendimento e a pronúncia. Um exemplo básico a respeito disso é a loja de materiais de construção e decoração Leroy Merlin (que é de origem francesa e pronuncia-se corretamente “Lerroá Merlan”). Na França, a pronúncia é fácil. Já no Brasil, a pronúncia não é tão simples e a marca adotou a forma com a qual os brasileiros falam para facilitar a comunicação, tornando-se “Lerói Merlin”.

Nomes curtos e de fácil dicção estão entre os preferidos, por serem mais fáceis de decorar pelo público-alvo. Uma dica, nesse caso, é ficar repetindo em voz alta e ver se ele vai “grudar que nem chiclete” na cabeça do consumidor.

Outro detalhe a considerar é se o nome tem acentos ou cedilha. Quando ele se transformar em um endereço eletrônico, poderá ser prejudicado ou alterado na leitura.

Existem também alguns casos específicos onde o cliente sente o desejo de honrar a tradição de família. Nesse caso, podem ser utilizadas as iniciais ou o sobrenome da linhagem em questão (se for coerente, claro).

O mais importante de tudo é que esse nome agregue valor, pois o próximo processo é o de construção da marca. É nessa hora que o nome ligado a um elemento gráfico, cores e formas ganha a força para ser lançado no mercado, consolidando a empresa para sempre. Mas isso já é uma outra história...

Tags

naming
criação de nomes
branding
brainstorm nome


Fernanda Paschoalin

Fernanda Paschoalin [Direção de arte]

fernanda.paschoalin@ideatore.com.br

Publicitária formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda. Vivência de 14 anos nos departamentos de criação, mídia, diagramação, produção gráfica e finalização. Premiada no 9º festival de jingles do Fest’up (FAAP) em SP. Apaixonada pelas artes gráficas, criatividade e tecnologia.

POSTS RELACIONADOS

Mais posts do nosso blog



VEJA TODOS OS POSTS DO BLOG

CONTATO

Vamos planejar juntos?








+55 16 3877.6480

Rua Marcos Markarian 1025 conjunto 705 - 706
Jardim Nova Aliança 14026-583
Ribeirão Preto São Paulo Brasil

VEJA COMO CHEGAR

Agência de Propaganda, Comunicação, Marketing Digital, Branding e Website em Ribeirão Preto

Rua Marcos Markarian 1025
conjunto 705 - 706

SERVIÇOS

MARKETING DIGITAL

Gere e desenvolva leads. Seja melhor ranqueado pelo Google. Aumente o tráfego no seu site. Atraia clientes através de conteúdo relevante.

INBOUND MKT
CONTEÚDO
BLOG E REDES SOCIAIS
ADWORDS
EMAIL MARKETING

PORTFOLIO

Markestrat | Apresentação em Power Point | 14 sócios. Mais de 60 colaboradores. Um dos nossos principais trabalhos com a Markestrat foi criar um padrão para apresentações em power point, de forma que todos usassem a mesma linguagem, sem cair na monotonia de um único template.
Markestrat
[Apresentação em Power Point]

14 sócios. Mais de 60 colaboradores. Um dos nossos principais trabalhos com a Markestrat foi criar um padrão para apresentações em power point, de forma que todos usassem a mesma linguagem, sem cair na monotonia de um único template.








Agência Certificada CENP HubSpot Platinum Agência Associada Sinapro