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Como definir meu público-alvo?

Conheça 6 ferramentas importantes para saber quem é o seu cliente e crie um planejamento de marketing infalível.

30/03/2015 as 17:11:28

Definir o público-alvo nada mais é do que vender para a pessoa certa. Quando você abre um negócio, saber quem vai comprar e o quanto o seu produto ou serviço é vendável com certeza é um dos fatores essenciais para o sucesso do mesmo.

De nada adianta ser a padaria mais barata do bairro e não vender a qualidade que os seus consumidores exigem, ou ter um salão de beleza caríssimo em um local onde as pessoas procuram por preços baixos.

Se você ainda vai abrir uma empresa, é preciso descobrir a buyer persona, seu cliente. Caso já tenha um estabelecimento aberto e venda para diversas pessoas, mas não conhece os principais compradores, está na hora de criar uma metodologia para traçar quais os perfis deles. Isso influenciará diretamente nas suas vendas.

Para facilitar, separei neste texto três dicas do antes e depois do processo, ou seja, antes de abrir a empresa e depois de aberta.

Definindo o público-alvo ANTES de abrir meu negócio

1. Faça uma pesquisa de mercado

Em qual local será a sua loja? Bairro ou shopping? É um produto ou serviço? Estas questões refletem um pouco da essência do que você quer vender. Pesquise - com base no que será o seu produto ou serviço - qual o tipo de pessoa costuma comprar isso. E o melhor termômetro com certeza será a concorrência.

Exemplo: Se você deseja abrir uma temakeria, visite algumas em dias e horários de movimento. Se o público predominante é de jovens solteiros e estudantes, muito provavelmente aquele é o seu público-alvo. Portanto, escolher um local onde eles frequentam (perto de faculdades, bairros universitários ou bares) é o melhor nesse caso.

2. Defina quais informações precisa e organize a oferta

O que você precisa saber do seu cliente? Conhecer alguns hábitos como onde ele costuma ir, qual tipo de produto é mais o seu estilo e como ele se comporta, como se veste, ou qual o tipo de música ele prefere é essencial para organizar bem a sua oferta.

Exemplo: Se você tem uma loja de artigos esportivos e sabe que têm dois condomínios residenciais ao lado com muitos casais recém-casados, eles são um ótimo público para você. Neste caso, vender roupas ou acessórios para esportes radicais talvez possa ser um nicho e ao mesmo tempo um diferencial do seu negócio.

3. Consulte centros de negócios (SEBRAE, ENDEAVOR, etc)

Os centros de negócios são excelentes locais para entender mais do mercado e definir qual o nicho a ser trabalhado. O SEBRAE tem diversos cursos gratuitos em cidades por todo o país, além do ensino a distância que auxilia o empreendedor a fazer a estratégia correta sem sair de casa. A Endeavor também é outro excelente canal com conteúdos gratuitos e completos para download, que podem elucidar muito bem sobre como vender e para quem vender.

Definindo o público-alvo DEPOIS de abrir meu negócio

1. Colete informações no tête-à-tête

O seu cliente está na sua frente, finalizando uma compra, ou aguardando para ser atendido. Quer momento melhor que esse para bater um papo com ele? Pergunte o que achou do serviço, se sentiu falta de algo, se está satisfeito.

Aproveite o momento de tête-à-tête (cara a cara) para passar o contato de sua fanpage caso ele não conheça, ou ainda peça para ele responder duas ou três perguntas (de múltipla escolha, coisa simples) enquanto a máquina está passando o cartão. Reúna posteriormente estes dados e vá montando um banco de informações. Fazer uma propaganda no futuro para ele será muito mais direcionada e assertiva.

2. Envie um e-mail

Se você conversou com o cliente pessoalmente ou ele entrou em contato pela Internet, você não pode deixar passar a oportunidade de ter o e-mail dele. Uma ótima ideia é enviar uma mensagem simples, com poucas perguntas sobre o seu produto. As perguntas podem ser no próprio corpo do texto, ou ainda pelo Google Forms, gratuito e simples de configurar.

Exemplo: Imagine uma loja que vende cestas de vinhos. Ao enviar um e-mail questionando quais marcas e estilos o cliente mais gosta, você saberá o que deve colocar no próximo produto, ou seja, agradar seu cliente e vender mais.

3. Pergunte nas redes sociais o que o seu público deseja

Temos milhares de pessoas nas redes sociais. E elas estão vendo a sua marca o tempo todo, basta interagir. Para saber o que você deve vender, nada melhor do que perguntar para os interessados (quem curtiu ou segue a sua página) o que eles precisam.

Exemplo: Crie um questionário na fanpage ou no seu site pedindo a opinião do cliente. Devemos abrir aos finais de semana? Qual o nosso produto que você mais gosta? O que devemos vender, X ou Y?

Seus consumidores irão interagir, acredite. Muitas pessoas estão dispostas a opinar ou responder a uma simples questão. Seja observador e criativo!

Conclusão

Estas ferramentas são apenas alguns exemplos de um mix gigantesco de opções. Além delas, você pode discutir diretamente com empresas ou centros especializados no assunto, ou ainda criar uma abordagem personalizada para o seu público, através de uma agência de comunicação.

Elaborar uma estratégia perfeita faz parte de um conjunto de fatores, passando pelo público mas também pelo seu produto ou serviço, da identidade visual até o produto final. Mas o “para quem devo vender?” será sempre a primeira questão a considerar.

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marketing direcionado


Rodrigo Benetti

Rodrigo Benetti [Redator]

rodrigo@ideatore.com.br

Jornalista desvirtuado para o mundo publicitário, possui experiência no ramo gráfico e agências de comunicação. Focado em texto e planejamento, atua na Ideatore com o gerenciamento da produção de conteúdo, estratégias e equipe. Acredita que a versatilidade é característica fundamental para um profissional de sucesso.

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