Preload

Mobile Friendly como estratégia de SEO

Saiba porque um website responsivo não é suficiente para alcançar o topo das pesquisas no Google

25/03/2015 as 09:02:11

Desenvolver um website responsivo é obrigação de toda e qualquer empresa nos dias de hoje, visto que mais da metade dos acessos são de dispositivos móveis como tablets e smartphones. A técnica da responsividade é fundamental para um projeto de website por permitir ter apenas um código para todas as telas, o que é bem melhor que desenvolver uma versão do seu website para cada dispositivo.

Um website responsivo é obrigação, mas não é suficiente para alcançar o topo da SERP (Search Engine Results Page) do Google. A partir do dia 21 de abril de 2015 uma nova métrica para qualificar websites nos resultados foi inserida pelo Google e, segundo o blog da própria empresa, essa métrica tem uma relevância altíssima, visto que os acessos por dispositivos móveis vêm crescendo de forma exponencial. A nova métrica tem o nome de Mobile Friendly (Amigável no Dispositivo Móvel, em tradução livre).


Mas o meu website é responsivo! Ele não é Mobile Friendly?
Não, definitivamente não. Responsividade tem relação apenas com a adaptação do website em diversas resoluções. Para um website ser amigável no celular ele deve cumprir algumas exigência de design. Confira a seguir uma lista delas:

Tamanho dos pontos de toque
Em dispositivos móveis o usuário não tem o cursor do mouse, usando os dedos para navegar. O cursor tem precisão de 1x1 pixel, enquanto que o toque do dedo cobre uma área de aproximadamente 44x44 pixels. Quando seu website tem links e botões muito pequenos, isso dificulta a navegação em dispositivos móveis.

Pontos de toque muito próximos
Conforme mencionado acima, um toque do dedo do usuário num dispositivo móvel tem 44x44 pixels, e com uma área grande de toque é necessário fazer ajustes nas distâncias entre os pontos de toque para que o usuário não selecione uma opção por engano.

Tamanho das fontes
Esse é outro ponto importante no Mobile Friendly. Por ser um projeto único de código que possui responsividade e se adapta em diversas resoluções, é necessário que para cada resolução de tela seja configurado um tamanho de fonte adequado para leitura. Dispositivos móveis com telas menores necessitam de fontes maiores para que o usuário possa ler com facilidade.

Otimização das imagens
O tamanho das imagens sempre foi um diferencial na SERP do Google e agora com a inclusão do Mobile Friendly isso ficou mais relevante. A maioria das imagens de um website é feita para desktop e carregar essa mesma imagem em um dispositivo móvel vai tornar o carregamento da página lento e consumir banda do usuário.

Conteúdo maior que a tela
Um erro comum de desenvolvimento que faz seu website não ser Mobile Friendly é possuir um conteúdo maior que a tela do dispositivo móvel. Ele fará o website não se encaixar perfeitamente na resolução e causar um transtorno na navegação do usuário. Todo conteúdo do website deve estar visível na largura da tela.

Recursos bloqueados
No desenvolvimento web é comum bloquear alguns recursos, páginas, pastas e arquivos para não serem lidos pelos motores de busca. Quando um website é acessado via desktop não há problema, mas quando acessado por dispositivos móveis é possível que algum recurso não fique disponível para o usuário.

Configuração do visor
O website deve especificar um visor que corresponde ao tamanho do dispositivo móvel. Isso permite que o website seja exibido apropriadamente em todos os dispositivos, sem distorções e com o tamanho correto. Declarar esse ponto de visão permite ter um controle maior sobre o website nos dispositivos móveis.

Compressão do código
O código do website deve ser comprimido. Isso fará com que todos os espaços e quebras de linhas desnecessárias ao projeto sejam eliminadas, economizando espaço em disco e principalmente largura de banda, pois o peso dos arquivos de código será bem menor. Todos os formatos devem passar por essa compressão: arquivos JS, CSS e HTML.

Se o seu website é responsivo, mas não atende os requisitos para ser Mobile Friendly, com certeza ele sofrerá uma queda de acessos por perder posições nos resultados de pesquisa do Google.

Tenha a certeza que seu website está preparado para essa nova fase, onde o Google vai privilegiar websites que sejam amigáveis com celulares e tablets. Aqui na Ideatore já preparamos nosso website e os de nossos clientes para essa nova alteração na SERP do Google, além de otimizá-los fazendo o SEO correto.

Gostaria de ter esse suporte no seu website e garantir as primeiras posições no Google? Entre em contato conosco e garanta mais visibilidade, acessos e conversões para a sua empresa.

Tags

seo
google
topo da pesquisa
search engine optimization
celular
tablet
dispositivos móveis
amigável
responsivo
responsividade


Gomes

Gomes [Full-Stack Developer Senior]

gomes@ideatore.com.br

Eleito melhor Twitter de Design em 2011 pelo Shorty Awards em NY e 2º melhor desenvolvedor para Twitter pelo B2B Twiiter Of The Year. Prêmio de Talento Criação e Prata na categoria Website Institucional em 2005; Talento Webdesign e Prata na categoria Website Entretenimento em 2009 pela APP Ribeirão Preto. 3x Ouro em Email Marketing (2003, 2004, 2005) entre outros. Bronze no 14º Prêmio Recall de Criação Publicitária na categoria Website Entretenimento. Acha que é possível programar um mundo melhor.

POSTS RELACIONADOS

Mais posts do nosso blog



VEJA TODOS OS POSTS DO BLOG

CONTATO

Vamos planejar juntos?








+55 16 3877.6480

Rua Marcos Markarian 1025 conjunto 705 - 706
Jardim Nova Aliança 14026-583
Ribeirão Preto São Paulo Brasil

VEJA COMO CHEGAR

Agência de Propaganda, Comunicação, Marketing Digital, Branding e Website em Ribeirão Preto

Rua Marcos Markarian 1025
conjunto 705 - 706

SERVIÇOS

MARKETING DIGITAL

Gere e desenvolva leads. Seja melhor ranqueado pelo Google. Aumente o tráfego no seu site. Atraia clientes através de conteúdo relevante.

INBOUND MKT
CONTEÚDO
BLOG E REDES SOCIAIS
ADWORDS
EMAIL MARKETING

PORTFOLIO

Comstor | Identidade Visual | Criação de identidade visual para evento especial, utilizando elementos relacionados ao conceito de Internet of Everything.
Comstor
[Identidade Visual]

Criação de identidade visual para evento especial, utilizando elementos relacionados ao conceito de Internet of Everything.








Agência Certificada CENP HubSpot Platinum Agência Associada Sinapro