
As redes sociais possuem diversas ferramentas, mas é preciso saber como explorar cada uma delas. A primeira dica é: estar presente em diversas redes sociais não é apenas ter um perfil em todas, é necessário uma gestão de mídias profissional e ativa, com postagens diferenciadas e adequadas para cada uma delas.
Mas o principal ponto é: a marca não pode sofrer de esquizofrenia on-line, ou seja, assumir diversas personalidades ao mesmo tempo quando fala com seu público. É muito importante que todos os perfis da marca expressem o mesmo posicionamento, estejam alinhados e coerentes em todas as redes.
Linguagem: Por conta do público-alvo, o indicado é que seja uma linguagem mais formal e profissional. No entanto, depende muito do perfil da empresa. Caso o objetivo seja passar uma imagem mais descontraída, não há problema, desde que seja interessante para os usuários.
Melhor Horário: Por conta do seu objetivo, a rede é mais utilizada durante horário comercial, sendo o melhor horário para publicar durante a primeira parte da manhã, logo que os profissionais chegam ao trabalho, entre 7h e 9h, ou ainda, como segunda opção, no final do dia entre 17h e 18h.
Frequência: Em estudo publicado pelo próprio LinkedIn, perfis que fazem postagens 20 vezes por mês, chegam a atingir 60% de todos seus contatos, o que é um bom alcance. Por isso, o mais recomendado é 1 postagem por dia útil.
Linguagem: A linguagem mais apropriada é definitivamente mais flexível e permite que as marcas apostem em ideias mais criativas, com diferentes tipos de ações na plataforma. É ideal também trabalhar com um estilo mais informal, objetivo, que proporcione uma leitura rápida e atrativa ao usuário, caso contrário, será apenas mais uma postagem na timeline dos usuários.
Melhor horário: Para publicar no Facebook é mais recomendado que seja por volta do meio dia, entre 11h e 12h durante o meio da semana (terça, quarta e quinta), a não ser de segunda e sexta-feira, que se recomenda fazer publicações no fim da tarde, em torno das 17h. Nesses períodos o alcance e a quantidade de interações é significantemente maior.
Frequência: O Facebook é uma rede muito ativa e fazer postagens de 5 a 10 vezes por semana é o mais recomendado por estudos da própria plataforma. Com mais do que duas postagens por dia, o número de interações diminui, por ser interpretado pelos algorítimos do Facebook como postagens não atrativas. Isso diminui o alcance das publicações, o que definitivamente não é positivo.
Uma curiosidade sobre as postagens é que a vida de fama de cada post é em média de 90 minutos. Ou seja, o tempo em que a grande maioria das interações acontecem é relativamente curto. Por isso a importância de fazer a postagem certa na hora certa.
Linguagem: A principal dica é construir frases alinhadas com o posicionamento da empresa, explorar os benefícios das #hashtags para construir campanhas e conectar as pessoas à marca.
Melhor horário: Os melhores horários para publicar no Twitter são: à noite, período que há uma maior quantidade de usuários on-line, entre 21h e 23h, a não ser de sexta-feira quando é mais recomendado postar entre às 14h e 15h. No entanto, a frequência é muito maior que nas outras redes, o que permite que outros horários sejam explorados e adequados da melhor forma ao seu público.
Frequência: De acordo com o estudo da Social Bakers, a quantidade ideal de posts por dia depende do seu objetivo. Se o importante é conseguir o maior nível de performance de todos os tweets postados, a quantidade são 3 por dia. Mas se o objetivo é focar no engajamento com todas as postagens, o recomendado são 5 postagens diárias. Ou então, para marcar presença na rede como um todo, podem ser feitas até 30 postagens distribuídas durante as 24 horas. Mas não mais de uma vez por hora nos horários mais movimentados. O mesmo estudo mostra que o engajamento dos seguidores começam a diminuir depois do terceiro tweet por dia.
Vida de fama: O tempo de “meia vida” dos tweets, ou seja, o período em que acontece a metade dos engajamentos e interações totais, são os primeiros 24 minutos após a postagem. Mas em relação à vida útil dos tweets, o estudo da Moz aponta que a média é de apenas 18 minutos. Isso porquê, quando em horários de pico, o usuário verá somente os últimos 50 ou 100 posts, ou seja, apenas 20% do que foi postado.
Melhor horário: Para publicar nessa rede, o melhor horário é na parte da manhã, preferencialmente, entre às 9h e 11h. Segundo estudos, o comportamento da rede é muito parecido com o Facebook, mas é fundamental que novas práticas sejam testadas e adaptadas para cada tipo de público-alvo.
Frequência: A quantidade de postagens indicada é de uma vez por dia útil, tendo em vista que a rede ainda não é congestionada e as publicações possuem uma vida útil mais longa. Nos fins de semana a rede fica significantemente menos movimentada, então, não são necessárias postagens nesses dias.
Outra dica é postar em horários alternativos, enquanto ninguém mais está postando. O conteúdo é muito mais lido quando os posts não estão brigando por atenção. Talvez não seja uma ideia tão ruim fazer posts de madrugada de vez enquando para ver o que acontece.
Estudante de administração na FEA-RP/USP, tem muito interesse na área de marketing. Aproveitou as férias para fazer um estágio e decidiu ficar para aprender mais sobre produção de conteúdo, comunicação para eventos e atendimento ao cliente com os Ideatores.
Veja como a rede social com uma das maiores taxas de engajamento pode melhorar o desempenho de marketing do seu negócio.
Conheça o que é Social Media Optimization e saiba como aplica-lá na sua empresa.
Social, mas nem sempre “sociável”. Veja os principais fatores positivos e negativos em divulgar sua empresa na rede social mais famosa do mundo.
Azul e preto ou branco e dourado? A polêmica do vestido nas redes sociais lembra o motivo pelo qual as cores são cruciais para vender um produto.
Descubra porque mesmo com pontos negativos, o Facebook é atualmente uma plataforma indispensável no mundo do marketing.
Descubra os erros das empresas quanto ao uso das mídias sociais e veja como aproveitar o seu verdadeiro potencial.
Como interpretar as tendências e saber qual é o melhor horário para postagens nas redes sociais?
Rua Marcos Markarian 1025 • conjunto 705 - 706
Jardim Nova Aliança • 14026-583
Ribeirão Preto • São Paulo • Brasil